WhatsApp: 10 anos de bate-papo

Whatsapp: 10 anos de bate-papo

Conheça a história e o futuro do aplicativo de mensagens mais popular do Brasil

Você consegue imaginar como conversaria com seus amigos se, por acaso, o WhatsApp acabasse hoje? Em um mundo cada vez mais conectado, o aplicativo virou sinônimo de interação entre pessoas e território aberto para informações e até piadas. Embora tenhamos a sensação que a vida sem WhatsApp nunca existiu,  o aplicativo ainda é uma “criança”. Completou 10 anos no dia 24 de fevereiro.

O app é o mais popular em várias partes do mundo. Porém, o Brasil e a Índia são os líderes do ranking. Em reportagem especial do portal UOL, alguns dados sobre a plataforma de mensagens chamam a atenção: Após transformarem os antigos pacotes de ligações + SMS em pacotes de dados, o lucro das operadoras de telefonia saltou de 23%  em 2012 para 71% em 2018. Estima-se que o Brasil tenha atualmente 229 milhões de celulares. Destes, 120 milhões tem WhatsApp.

Jan Koum e Brian Acton foram os criadores do aplicativo. Koum é russo, mas estudou e viveu nos Estados Unidos e Acton é norte-americano. Trabalharam em empresas como Yahoo, Apple e Adobe. A ideia inicial do WhatsApp era bem simples. O nome é originado da expressão What’s up? que significa algo como “E ai?” ou “O que está acontecendo?”. A função do aplicativo seria apenas compartilhar status simples como “estou dormindo”, “estou trabalhando”, etc, função que ainda está presente no app, porém é pouco notada. Só depois surgiu a ideia da inclusão das trocas de mensagens.

A venda do app ao Facebook abalou seus princípios iniciais

Outro ponto importante é que o objetivo dos fundadores era oferecer uma plataforma totalmente sem anúncios. Prezavam também pela liberdade de comunicação através de mensagens totalmente privadas. No início, a segurança das mensagens não era tão efetiva. Porém, foi no ano de 2012 que as mensagens começaram a ser criptografadas. Para que o WhatsApp permanecesse sem anúncios, era cobrado o valor anual de US$0,99. Em 2011, a plataforma captou US$ 8 milhões do fundo de investimento Sequoia. Até então, os princípios e promessas dos fundadores continuavam inabalados: privacidade nas conversas e nada de anúncios.

Até que, surpreendentemente, no ano de 2014 o WhatsApp rendeu-se ao sistema. Foi vendido para o Facebook. A partir daí, os fundamentos da plataforma não seriam mais os mesmos. A privacidade dos dados foi alterada e o Facebook começou a sugerir amigos, baseado nos contatos pessoais do WhatsApp. Dados coletados no aplicativo também eram fontes para a segmentação de anúncios na rede social de Mark Zuckerberg. Era o fim da era idealista do aplicativo.

Hoje, a plataforma não para de crescer. O WhatsApp é considerado o app de mensagens mais popular em 112 países do mundo.  conta com 1,5 bilhões de usuários em 180 países, que fazem em torno de 2 bilhões de chamadas de vídeo por dia. E você, consegue viver sem o “Zapzap”? Mas, há quem consiga.

O “movimento” dos Sem-WhatsApp

Em uma reportagem do UOL Tecnologia, foram ouvidos alguns brasileiros que não usam a plataforma e se dizem super felizes. É o caso do servidor público Evandro Souza (32) que, além de não gostar do aplicativo, quando anda de moto usa no capacete um adesivo escrito “Eu não uso WhatsApp”. Evandro relata também que existe uma pressão constante das pessoas para que ele renda-se ao uso do app. Ele prefere manter-se firme, sem ter o “Zap” no seu cotidiano.

De forma geral, a turma anti-WhatsApp apresenta diversos motivos para manter-se longe do aplicativo. Alguns alegam falta de tempo para responder à enorme quantidade de mensagens disparada na rede todos os dias. Outros colocaram motivos como insegurança em relação à privacidade e incômodo em relação às inclusões de seus números em grupos, sem sequer terem sido consultados. Em relação à falta de controle do usuário nas inclusões de seu contato em grupos, a solução deve vir em breve. A empresa divulgou que a função de permitir ou não inclusão em grupos está em fase de testes e deve entrar em operação assim que possível.

E, o que virá no futuro? Ainda não se sabe. Vamos então comemorar o aniversário do WhatsApp mandando muitas mensagens e aproveitando o melhor do app que revolucionou o serviço das operadoras de celular. E, se você tem uma empresa e quer conquistar novos clientes, a Control F5 pode transformar o WhatsApp em uma poderosa ferramenta de vendas. Fale com a gente

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastre-se em nossa newsletter

Conheça mais de nossos posts!