Voice Search: a grande tendência de 2019

Voice search: prepare sua empresa para ser achada por comando de voz

Prepare-se para 2019: a voice search (pesquisa por voz) chegou para ficar. Nos Estados Unidos, a pesquisa na Internet utilizando aplicativos e dispositivos que funcionam por comando de voz já cresce a uma velocidade surpreendente. E esta tendência deve migrar para o Brasil muito em breve. Embora o tradicional método de pesquisa online por texto continue bastante forte, o crescimento do voice search é um alerta às empresas. Se você quer que sua empresa seja achada através mecanismos de busca, prepare-se para as mudanças. Surpreso? Então, veja os números deste estudo publicado recentemente pela revista Forbes, de acordo com pesquisa da Global/WebIndex:

    • 27% da população online global está usando a pesquisa por voz no celular;
    • 34% dos usuários da Internet dizem que estão interessados em comprar um assistente inteligente controlado por voz;
    • 70% dos usuários de tecnologia de voz estão preocupados com o fato de a internet invadir sua privacidade pessoal;
    • A tecnologia de voz pode modificar bastante o setor do comércio.

Atualmente, o tipo de voice search mais popular é o aquele feito pelo celular. Porém nos EUA, os dispositivos chamados de smart speakers, estão se tornando cada vez mais populares. Através dos smart speakers é possível fazer pesquisas online e receber resposta, entre outras funções. Tudo isto sem a necessidade de estar em frente a um computador ou smartphone. São aparelhos bastante compactos que captam a voz do usuário e podem ficar, por exemplo, na sua sala de estar. E você, pode falar com ele deitado no seu sofá. O Amazon Echo e o Google Home são as marcas mais famosas de smart speakers.

Voice Search - Smart SpeakerVoice search e local search. Sua empresa aparecendo para o mercado local

A voice search também é bastante usada quando o usuário precisa pesquisar locais próximos de onde ele está. Este é a o tipo de pesquisa conhecida como local search. Então, se você quer promover sua empresa para seu mercado local, não deixe de buscar a ajuda de profissionais de marketing. Com o advento da voice search, os critérios de SEO serão bastante afetados. Um bom profissional de marketing pode fazer com que seus resultados de pesquisas voice search sejam otimizados. Isto significa que se seus clientes usam a voz para encontrar sua empresa, você terá melhores resultados. Confira alguns dados sobre voice search relacionados a pesquisas locais. O estudo foi feito pela empresa BrightLocal:

    • 58% dos consumidores usaram a pesquisa por voz para encontrar informações sobre empresas locais no último ano;
    • 46% dos usuários de pesquisa por voz procuram diariamente uma empresa local;
    • 27% visitam o site de uma empresa local depois de realizar uma pesquisa por voz;
    • 76% dos usuários de smart speakers domésticos realizam pesquisas locais pelo menos uma vez por semana. Entre estes, 53% realizam pesquisas diárias.

Otimize sua estratégia de SEO para pesquisa de voz

E não é só isso. Estima-se que já no ano de 2020, 30% de todas as pesquisas na Internet serão exclusivamente feitas por voz. Além do famoso “Ok Google”, outros gigantes da tecnologia já investem pesado em voice search. Provavelmente você conhece ou já conversou com a Apple Siri, Microsoft Cortana ou Amazon Alexa. 

É claro que as pesquisas de texto tradicionais vão continuar existindo com força. Porém, fique atento e prepare sua empresa para a tendência do voice search. Pense que seu mercado local vai falar mais e mais com os dispositivos para encontrar você. Invista em boas estratégias de SEO para, em um futuro bem próximo, você não ficar de fora da voice search. Conte pra gente: você já está habituado em pesquisar por comando de voz? 

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