Vídeo na estratégia de marketing: imprescindível

Vídeo na estratégia de marketing: mais relevante e eficaz do que nunca

Não é novidade que utilizar o vídeo como estratégia de marketing é uma boa ideia. Porém, diante de tantas mudanças nas plataformas de marketing digital, redes sociais que entram e saem de moda, chama a atenção o fato de o vídeo permanecer tão relevante e mais eficaz do que nunca. De acordo com a Forbes, depois do Facebook, o Youtube é a segunda plataforma com mais usuários ativos. E, só para você ter entender melhor, seguem mais alguns dados impressionantes sobre o vídeo na estratégia de marketing:

    • 1 minuto de vídeo comunica mais do que 1.8 milhões de palavras (Fonte: Forrester Research)
    • Vídeo é o material mais compartilhado na Internet (fonte: Digiday)
    • Um site que contenha vídeo tem 53 vezes mais chances de aparecer nas primeiras páginas do Google (Fonte: Eyeview)
    • Um visitante ficará 2 minutos a mais em um site que conter vídeo (Fonte: Marketing Profs)
    • O vídeo é 90% do conteúdo mais visto na internet (Fonte: SEOMOZ)
    • 87% dos especialistas em Marketing Digital usam vídeos (Fonte: FORBES)
    • 65% dos visitantes lembrarão da sua marca depois de ver seu vídeo (Fonte: Marketing Week)
    • Depois de ver um vídeo a chance de ele se tornar um cliente aumenta 6x (Fonte: COMSCORE)
    • Conteúdo com vídeo atrai 3 vezes mais visitantes (Fonte: SEOMOZ)

Algumas outras razões fazem como que o vídeo seja um dos grandes acertos dentro do marketing de conteúdo:

Envolvimento do público sem pressão

Grande parte das pessoas não gosta de ler textos longos. Assim o vídeo pode trazer um conteúdo considerável e ainda engajar seu cliente, sem ser chato. Através de um bom conteúdo, você consegue outra função-chave do uso do vídeo em sua estratégia de marketing: o compartilhamento. Se um usuário gosta do seu conteúdo, compartilha com outros, o que traz envolvimento voluntário de cada vez mais gente. Quando alguém assiste ao vídeo compartilhado por um amigo, a chance de que o conteúdo seja também assistido aumenta consideravelmente. Você confia e gosta deste amigo então se ele lhe enviou algo, é digno de ser visto.

O tempo gasto assistindo seu vídeo significa mais tempo gasto em seu site também. Portanto, isto sinaliza para os mecanismos de pesquisa (Google), que seu site está cheio de conteúdo bom. O que pode ser melhor em uma estratégia de marketing do que ser visto por muitas pessoas pelo simples fato de seu conteúdo ser interessante? O vídeo é uma excelente ferramenta para este cenário ideal para a sua marca.

Vídeo na estratégia de marketing cabe em diversos momentos

O vídeo pode ser utilizado de diversas formas em uma estratégia, assumindo as mais diversas funções. Por exemplo: ninguém lê o manual do seu produto? Crie um vídeo com um guia rápido de utilização do produto. Seu produto tem diversos modelos? Faça um vídeo explicando as diferenças entre cada um deles. Você oferece um serviço que depende de sua credibilidade como pessoa? Faça um vídeo apresentando-se, contando sua história, falando sobre suas habilidades e experiência.

Os resultados podem ser medidos com maior precisão

Quando falamos em métricas, o vídeo leva vantagem em relação ao texto. Por exemplo, em um post no Facebook, não há muitas formas de rastrear quantas pessoas de fato o leram. Caso leram, qual parte do texto foi mais interessante? Este texto foi relido? Foi ignorado? Já com a utilização do vídeo, há muitos recursos e ferramentas que permitem acompanhar diversos destes comportamentos.

Softwares de rastreamento de jornada do consumidor, como o Google Analytics, e vários novos aplicativos, como o Smaply ou o Gliffy, permitem acompanhar a eficiência do desempenho dos vídeos. Através deles é possível saber quando o usuário parou de assistir, quantas exibições completas e parciais um vídeo teve e com que frequência este vídeo trouxe uma conversão.

Então, ao considerar as mídias digitais para ajudar sua empresa a crescer e a sua marca a ganhar notoriedade, não esqueça de considerar o vídeo na sua estratégia de marketing. Além do Youtube, outra novidade interessante em plataformas de vídeo é a IGTV, a plataforma que permite vídeos de maior duração no Instagram. E você, já tentou produzir um vídeo sozinho para promover sua marca? Deu certo, ou faltou a mãozinha de um profissional? Conte aqui pra gente!

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastre-se em nossa newsletter

Conheça mais de nossos posts!