Vendas no Instagram: Aprenda a não errar.

Os 6 erros que você pode estar cometendo nas vendas no Instagram.

Quando se pensa em vender nas mídias sociais, o Instagram é hoje a ferramenta mais poderosa. Aqui no Brasil, desde março deste ano, é possível ter uma conta chamada “perfil comercial” capaz de realizar vendas no Instagram onde consegue-se, por exemplo, ter catálogos com imagens de produtos e uma espécie de “loja virtual”.

De acordo com a Revista Exame , o Instagram atingiu a marca de 1 bilhão de usuários no mundo. Assim, se você tem uma empresa, realizar suas vendas no Instagram pode ser um excelente negócio. Caso você já esteja no Instagram e ainda não conseguiu resultados, pode ser que esteja cometendo algum erro. Confira abaixo alguns deles, para que você otimize o uso desta excelente plataforma.

1- Seu perfil de vendas no Instagram ainda não está configurado como “perfil comercial”

Esta é uma mudança simples e pode fazer uma enorme diferença. Os perfis comerciais têm acesso a recursos especiais aos quais as páginas pessoais não tem. Um grande benefício é que você passa a ter acesso a insights e análises de suas publicações. Isso permite medir e monitorar o desempenho de cada postagem específica. O perfil comercial do Instagram também permite que o usuário entre em contato diretamente com você através de um botão e permite a criação de anúncios. Então, não deixe de migrar o perfil pessoal do seu negócio para esta nova categoria.

2- Seu conteúdo não está agradando

Antes de servir como plataforma de venda, não esqueça que o Instagram é uma rede social. Redes sociais só funcionam se você falar sobre assuntos que interessam aos seus seguidores. Assim, foque suas publicações em conteúdo interessante, que faça o usuário prestar atenção, querer interagir com o seu perfil. Conteúdos reais, relacionados a estilo de vida, imagens interessantes, mensagens realmente bacanas e diferentes, vão atrair pessoas interessadas em conhecer seu produto de forma natural.

3- Você não está  usando o “Instagram Stories”

O recurso “Instagram Stories” faz tanto sucesso porque traz a possibilidade de contar histórias, mostrar conteúdo em tempo real. Normalmente o engajamento dos seguidores com as “Stories”é bem grande. As postagens em tempo real ajudam as pessoas a tomar ações imediatas. E isso pode significar aumentar as vendas no Instagram de forma rápida. Quando você atinge 10.000 seguidores, ganha o direito de ter um link diretamente para seu site. Mais uma vez, a chave é criar conteúdo interessante que emocione e motive seus seguidores.

4- Você não está aproveitando o Instagram para captar e-mails.

Embora cada vez mais gente esteja comprando diretamente através do Instagram, não podemos esquecer que um coletar mais informações de leads vale ouro. Assim, crie estratégias para captar e-mails. Você pode, por exemplo, utilizar o Stories oferecendo algum conteúdo mais interessante ainda em um link externo, mediante o cadastro do e-mail. As imagens publicadas, podem conter um convite para que o usuário acesse algo que ele goste fora do Instagram.

5-  Você não tem seguidores ativos ou está usando um bot (robô)

Muitas contas usam bots ou softwares para aumentar o número de seguidores. É por esta razão que você vê perfis com mais de 10 mil seguidores onde ninguém interage. Portanto, ter uma audiência real, seguidores que participam, comentam e curtem suas postagens é o que realmente conta no Instagram. Pode ser trabalhoso conseguir uma rede ativa e numerosa de seguidores, mas, acredite: vale a pena.

6- Sua empresa não está dando valor ao poder do “boca-a-boca”

Seus clientes e seguidores têm um poder enorme para impulsionar suas vendas no Instagram. Pessoas confiam em histórias reais de outras. Assim, trabalhe para envolver seus seguidores com a marca. Incentive-os a compartilhar histórias, momentos bons que tiverem usando seu produto, por exemplo. O boca-a-boca, mesmo na versão digital, continua infalível.

Quando se fala em usar as redes sociais para técnicas de marketing é preciso ter bastante cuidado. Se por um lado elas podem ser bastante positivas para sua marca, quando mal utilizadas não geram o retorno esperado ou prejudicam sua imagem. Por isso, aprenda mais sobre o Instagram como ferramenta de marketing para entender ainda mais como utilizar as mídias sociais para alavancar suas vendas.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastre-se em nossa newsletter

Conheça mais de nossos posts!