Tendências tecnológicas para aplicar ao seu marketing em 2022

As tendências tecnológicas são responsáveis muitas vezes por ditar o ritmo do mercado. Com o surgimento de novas estratégias e ferramentas ao processo de administrar um negócio. Fora o comportamento do próprio público em relação a isso.

Até porque a revolução das tecnologias leva também ao desenvolvimento de novos produtos e de novos serviços. Acompanhando as novas necessidades presentes na sociedade, e em outros casos trabalhando para criar um novo tipo de demanda comercial.

Sendo possível citar o papel dos dispositivos móveis. Antes sendo apenas um aparelho de comunicação à distância, enquanto hoje se trata de uma das ferramentas mais importantes para qualquer indivíduo, diante das suas mais diversas aplicações.

Dando aos tais usuários a chance de se comunicar com seus colegas, se divertir com os conteúdos compartilhados nas redes sociais, realizar compras através das lojas virtuais, ou até mesmo dar início ao seu negócio, com o processo de abertura de empresa simples.

Isso por meio de ações legais que podem ser acessadas diretamente através de um aplicativo. O que facilita a vida das pessoas das mais variadas formas possíveis, inclusive no seu ambiente de trabalho. Seja no papel de funcionário ou de empreendedor.

Atividades essas que são possíveis primeiro pelo tipo de aplicação digital apresentado pelo desenvolvimento de novas tecnologias, e segundo pelo barateamento dessas aplicações, chegando então ao alcance dos mais diversos usuários, com diferentes objetivos.

Um processo de facilitação de acesso às ferramentas tecnológicas que permite aos mais diversos tipos de empreendimentos trabalharem com um sistema comercial. Desde um grande conglomerado até um negócio de pequeno porte, com chances de prosperar.

E se essa realidade é possível para ambos os modelos comerciais apresentados, é por causa do desenvolvimento tecnológico que se apresenta à sociedade, com o crescimento cada vez mais dinâmico das empresas que trabalham com esse tipo de produção.

Algo que permite ligar a prosperidade do setor comercial ao crescimento da indústria tecnológica, resulta em diferentes tendências para os mais variados tipos de negócio. Algo que não surge de agora, apesar do maior dinamismo dessa relação nos dias de hoje.

A evolução tecnológica do mercado

Tecnologias sempre caminharam juntos no mercado. Sendo possível datar essa relação desde a própria criação de termo indústria, com a chegada das máquinas ao processo de fabricação em massa dos mais variados produtos, começando pelos automóveis.

E assim como o ritmo de produção foi otimizado pela presença de novas tecnologias, a mesma coisa pode ser dita sobre os mais variados tipos de negócios nos dias de hoje, ao trabalhar com sistemas eletrônicos para ter um melhor controle de suas atividades.

Como um restaurante que passa a trabalhar com um sistema de aplicativo para delivery. Utilizando do formato digital para se aproximar melhor da sua audiência de clientes, permitindo com que esse estabelecimento cresça ao ampliar a sua faixa de consumidores.

É justamente com base nesse tipo de relação que as empresas cada vez mais trabalham com a implantação de ferramentas digitais aos seus negócios, acompanhando o avanço tecnológico não apenas do mercado, mas do próprio público a ele associado.

Pois se uma faixa de clientes se demonstra à vontade com um novo tipo de tecnologia que chega ao mercado, a empresa que mais demorar a implementar essa alternativa ao seu negócio será aquela que mais ficará ultrapassando dentro do cenário competitivo.

Como o processo de ampliação do e-commerce. Um cenário no qual a internet deixa de ser apenas um ambiente de interação entre os usuários e as empresas, mas também de uma negociação direta entre eles, sendo possível adquirir um produto por meio de sites.

Cenário antes visto como revolucionário, mas que hoje se trata de uma atividade comum no mercado. E isso pode ser dito sobre os mais diversos tipos de tecnologias que chegam ao cenário comercial, sendo preciso trabalhar com um sistema constante de renovação.

Indicando aí a importância de trabalhar ao lado de uma empresa de desenvolvimento de software. O principal trabalho é o desenvolvimento de aplicações capazes de otimizar as atividades executadas por um negócio, com o objetivo de ampliar suas ações comerciais.

De forma a acompanhar o processo de criação de novas tecnologias em relação aos produtos e serviços que eram oferecidos, a forma com que essas empresas devem se relacionar com o seu público, ou até mesmo as estratégias de venda a serem adotadas.

Ou seja, praticamente todo tipo de atividade que se mostra necessária para que um negócio consiga se destacar no mercado, utilizando das ferramentas tecnológicas não só como um instrumento de auxílio, mas sim como algo essencial para o seu sucesso.

Uma relação que é exigida para quem se encontra no mercado estar sempre atento às novas tendências que podem surgir nessa área. E muitas delas são em relação ao ano de 2022.

Tendências tecnológicas a serem vistas com atenção

Ter um negócio próprio é sempre um desafio. Sendo preciso acompanhar todo tipo de corrente mercadológica que pode estar ditando o cenário ao qual você se encontra. Tanto em relação ao seu empreendimento quanto às expectativas do seu público.

Principalmente para quem atua diretamente com o setor de tecnologia, como um fornecedor de software, cuja atenção se torna ainda maior tanto pelo mercado como pelo público final. Diante disso é importante citar algumas tendências que estão em destaque.

Mercado híbrido

As experiências digitais são cada vez mais importantes para o mundo empresarial. Contudo, o ambiente físico não deixa de ter sua importância. Com base nisso, existe a necessidade das empresas saberem como lidar com ambos esses cenários.

A integração entre o universo online e offline permite aos usuários terem acesso a um número maior de benefícios enquanto realizam suas compras, como a possibilidade de comprar no site e receber direto nas lojas, além de outras vantagens do mercado híbrido.

Marketing data driven

As estratégias de marketing baseadas em dados são cada vez mais presentes, principalmente no que envolve o processo de criação de conteúdo. Sendo possível analisar a enorme quantidade de dados disponíveis na internet, para chegar às melhores decisões.

Um conceito conhecido como Big Data, referente a esse torrencial número de dias que podem ser coletados através da internet, sendo expostos de forma voluntária pelos usuários.

Ação a aumentar a importância de uma consultoria de TI para pequenas empresas, além de outros serviços voltados à aplicação e manutenção de ferramentas tecnológicas dentro de um negócio, independentemente do seu tamanho ou setor de atuação.

Conteúdos em vídeo

O formato de conteúdo de maior relevância hoje na internet são as produções audiovisuais, sendo assim o modelo de maior presença nas redes sociais, entre outras plataformas digitais, que buscam chamar a atenção dos usuários, sendo esse o objetivo das empresas.

Junto a isso se destacam os conteúdos em streaming, existindo um crescimento desse mercado de distribuição de conteúdo digital. E tamanha a pluralidade de opções nesse sentido, as parcerias comerciais se tornaram uma forma de conquistar tais assinaturas.

Marketing diversificado e inclusivo

Uma tendência forte do marketing atual é a ligação entre as decisões do mercado e como elas se conectam aos valores não só da companhia, como também do público a consumir tais produtos e serviços.

Com uma audiência cada vez mais exigente nesse sentido, cabe ao marketing das empresas ser aplicado levando em conta uma série de fatores em relação ao seu público, tais como:

  • Gênero;
  • Etnia;
  • Classe social;
  • Nacionalidade

Entre outras questões que podem destacar os perfis diferenciados que se encontram na sociedade. A causa social, por exemplo, faz com que seja necessário para a grande maioria das companhias trabalharem juntos de uma empresa de consultoria ambiental.

Crescimento do social commerce

Assim como o mercado digital vem se expandindo, existe também o crescimento de uma área específica dentro dele, que são as compras a serem realizadas através das redes sociais. Importante não só para a divulgação da marca, mas também para suas vendas.

Dentro desse modelo se destaca também o chamado live marketing. Uma ação promocional que trabalha com a realização de lives patrocinadas por meio dos perfis oficiais de uma loja nas redes sociais. Com a presença de artistas a divulgarem descontos e outras ações.

Uma ação que acaba também por aumentar a relevância dos influenciadores digitais. Profissionais cada vez mais importantes para uma empresa que busca se associar melhor ao seu público, utilizando dos influencers como uma ponte nesse sentido.

Expansão do metaverso

O metaverso é outra tecnologia de bastante relevância para o futuro, ao apresentar um cenário digital de interação entre os usuários e as campanhas ali presentes, através de uma plataforma que trabalha com a simulação do mundo real.

E de forma geral, é importante para as companhias estarem atentas a todas as possibilidades tecnológicas e comerciais que estão surgindo, capazes de modificar as ações dos mais diferentes negócios.

De uma consultoria engenharia elétrica até uma loja de roupas. Só é preciso definir como essas tecnologias podem ajudar ao seu empreendimento em específico.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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