Tendências de Marketing para pequenas empresas em 2019

Confira as tendências que vão orientar o marketing para pequenas e médias empresas em 2019

Se você tem uma pequena ou média empresa, é extremamente importante entender em que direção o cenário do marketing está caminhando. Com orçamento reduzido e tendo menos chances para errar, observar as tendências de marketing para pequenas empresas podem ajudar sua PME a direcionar melhor seus esforços, e obter melhores resultados. Então, preparamos especialmente para você as 5 tendências de marketing para pequenas empresas que devem pautar o mercado em 2019. Confira:

Marketing Orientado por Dados

Analisar dados pode realmente ajudar sua PME. Estão disponíveis no mercado análises de website, métricas de engajamento social, de e-mail e muito mais. Embora as pequenas e médias empresas não tenham tanto acesso a todas as tecnologias mais caras, ainda assim é perfeitamente possível medir como cada canal está afetando suas metas e objetivos de marketing.

Marketing personalizado

A personalização é fundamental. Os consumidores não querem mais mensagens genéricas.  Personalizar suas ações de marketing gera vínculos de fidelidade com o cliente. Você cria relacionamentos quando um consumidor sente como se você estivesse falando diretamente com ele. Você pode usar os dados para identificar que tipos de conteúdo que você precisa para se conectar com seus clientes. Você também pode usar esses dados em seus esforços de e-commerce, recomendando produtos com base no comportamento do consumidor no seu site.

Medição de dados, personalização, vídeo e e-mail marketing são tendências

Video Marketing

O marketing de conteúdo em forma de vídeo continuará a crescer. Outra grande tendência de vídeos é a transmissão ao vivo. O público tem demonstrado preferência por este tipo de transmissão pois ela traz envolvimento, tornando sua marca mais próxima da vida real do seu consumidor. As pequenas empresas geralmente têm sucesso também em vídeos de perguntas e respostas, como tutoriais, depoimentos e demonstrações.

E-mail marketing

Você pensa que o e-mail marketing não mais um canal viável? Você está enganado. Mesmo com a ascensão das mídias sociais e de outros canais, o e-mail marketing permanece importante e mostra-se muito eficaz e simples tanto para prospecção de leads como para relacionamento com clientes.

Influenciadores também podem ajudar as pequenas e médias empresas

Marketing com Influenciadores

O marketing através de influenciadores já é uma das principais tendências de marketing. Sabemos que as empresas maiores conseguem ter grandes estruturas de estratégias de influência. Mas isso não significa que as pequenas e médias empresas devam ficar de fora. As empresas de menor porte têm a vantagem de poder criar uma relação mas íntima com os influenciadores, podendo segmentar seu trabalho com influenciadores confiáveis no seu nicho de mercado. Existem ou não pessoas que tenham autoridade em determinado assunto, nem que sejam apenas dentro do seu bairro? Isso mesmo, estas pessoas podem não aparecer na Globo, mas possuem credibilidade com o mercado que interessa a você. Então, inicie sua  estratégia com um micro-influenciador, e vá ampliando sua rede, conforme seus interesses e resultados.

Na verdade, grande parte das tendências de marketing para pequenas empresas são bastante semelhantes às utilizadas nas grandes corporações. O segredo é adaptar as estratégias e escolher o que faz mais sentido no caso da sua empresa. A ideia é otimizar seus recursos, investir naquilo que seja possível e, fundamentalmente, fazer um bom trabalho. E, lembre-se que é possível contar com a ajuda de uma agência de marketing digital. Hoje, no mercado, existem profissionais especializados no trabalho de marketing customizado para PMEs, o que pode ser bastante interessante no seu caso. No Blog da Control F5 você sempre encontra informações de marketing voltadas à pequena e média empresa, que podem ajudar você a crescer mais.

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