Saiba como trabalhar com o upsell

upsell

Se você é empresário mas ainda não utiliza o upsell para trazer melhores resultados para o seu negócio, este pode ser o momento ideal para começar.

A técnica de vendas é bastante importante para proporcionar pedidos cada vez mais interessantes, tanto para os clientes quanto para as empresas de diversos segmentos do mercado.

Quando um estabelecimento conquista um novo consumidor, ele deve se preocupar em fidelizar esse comprador. Esse tipo de ação é fundamental para criar um ciclo de vendas importante para o negócio, gerando um bom faturamento.

Mas esses benefícios para o comércio podem ser potencializados com o uso do upsell, que é capaz de trazer pedidos maiores pelas vantagens oferecidas ao cliente.

Uma loja especializada em alimentação natural para cachorro, por exemplo, pode facilmente aplicar o upsell para vender mais e trazer melhores resultados para o seu negócio, de modo simples e eficiente.

Por isso, para que os compradores dos seus produtos ou serviços queiram se fidelizar com a sua marca, a empresa deve estar empenhada em oferecer vantagens para eles, como um meio de conquistar a confiança e aumentar os negócios para o estabelecimento.

O upsell é uma das possibilidades para tornar esse cenário real para a sua empresa. Quer saber como? Então siga na leitura deste artigo para entender mais sobre o assunto e poder utilizar a estratégia para beneficiar as suas vendas.

O que é upsell?

O upsell é uma técnica de vendas que pode ser utilizada por empresas de análise e remediação da contaminação do solo, assim como por um estabelecimento que venda artigos esportivos.

Ela se trata de oferecer ao seu cliente um produto melhor, que tenha um custo maior, mas que proporcione vantagens para o comprador.

Pode ser que o consumidor encontre um determinado item em uma loja e, ao ser apresentado a uma proposta com um valor maior, mas que ofereça benefícios extras, ele decida ficar com a nova opção.

Alguns exemplos práticos disso são:

  • Um pacote com maior quantidade de alimento;
  • Um produto com um tamanho maior;
  • Um kit com mais unidades do mesmo item;
  • Um adicional para complementar o uso de outro artigo;
  • Entre outras opções.

É cada vez mais comum ver esse tipo de técnica de venda ser aplicado em lojas físicas, mas também em virtuais. Por isso, o upsell vem ganhando espaço nos mais diferentes tipos de segmentos.

Se uma empresa de consulta médica domiciliar deseja oferecer vantagens aos seus pacientes, ela pode facilmente oferecer uma consulta com a realização de exames de diagnóstico em um pacote com valor atrativo.

Isso significa que ela vai prestar mais serviços ao cliente, ganhando mais com isso e proporcionando maior comodidade para ele.

Dessa maneira, o upsell se torna uma estratégia importante para que o negócio cresça e seja um elemento fundamental para aumentar o faturamento do estabelecimento.

As funcionalidades e alguns exemplos de upsell

O upsell traz uma série de funcionalidades para os negócios e pode ser utilizado com diferentes estratégias.

Dessa maneira, é possível mostrar ao cliente os motivos pelos quais aquela compra pode ser interessante para ele.

Upsell como forma de apresentar os benefícios

O upsell é uma maneira importante de mostrar os benefícios de uma compra para o consumidor.

Se uma empresa especializada em licença Cetesb utiliza o upsell dentro das suas estratégias de venda para conseguir fechar novos negócios, ela pode apostar nessa prática para mostrar as vantagens aos clientes.

Sendo assim, ao oferecer um pacote completo, ela pode apresentar ao consumidor todo o processo que será aplicado na obtenção da licença, fazendo com que ele entenda a importância e as necessidades de cada etapa do processo.

Desse modo, pode se tornar interessante contratar o serviço de licença prévia Cetesb juntamente com uma assessoria, para entender o que precisa ser feito para concluir o procedimento do modo correto.

Assim, a empresa vende um pacote que traga mais lucros para o seu estabelecimento, ao mesmo tempo em que proporciona mais serviços para o cliente.

Upsell como forma de sugerir opções interessantes

Se um salão de festas oferece um pacote especial para a realização de buffet para bodas, por exemplo, ele pode utilizar o upsell para sugerir opções interessantes para os clientes.

Isso quer dizer que ele pode contratar um pacote completo para 100 convidados com todas as opções oferecidas pelo estabelecimento, mas se ele deseja convidar 150 pessoas para a ocasião, um pacote maior certamente atenderá ao que ele precisa.

Nesse caso, o papel do vendedor é justamente mostrar que opções que não estavam sendo consideradas anteriormente podem ser bastante interessantes para o cliente, graças ao uso das estratégias do upsell.

Upsell como forma de entender a necessidade do cliente

O upsell não é apenas uma técnica voltada para aumento de lucros. Afinal, uma empresa que se preocupa somente em faturar mais e não proporciona ao cliente satisfação com a sua compra, certamente perdeu um consumidor da sua marca.

Nesse sentido, o upsell também é uma maneira importante de entender a necessidade do cliente e oferecer meios para supri-la de modo interessante e vantajoso.

Uma clínica veterinária para cachorro, por exemplo, atende ao público que precisa de consultas de rotina para verificar o estado de saúde do animal. Mas, há uma possibilidade interessante para esse tipo de negócio.

É muito comum ver estabelecimentos que oferecem vários outros produtos e serviços no local, que estimulam o cliente a aumentar o seu pedido.

Ou seja, além de contar com os procedimentos de rotina, ela pode recorrer ao serviço de emergência animal em casos urgentes, assim como levar o cachorro para banho e tosa, comprar alimentos e roupas, além de vários outros acessórios.

Isso porque o dono de um animal vai precisar comprar itens para o cuidado com o seu pet e, se o estabelecimento oferece esses adicionais na sua estrutura, certamente o cliente vai aproveitar a situação para adquirir o que ele precisa.

Sendo assim, é possível dizer que o upsell é uma forma eficiente de entender a necessidade do público de uma empresa, para garantir o aumento das vendas e conquistar a fidelidade do consumidor da sua marca.

Como aperfeiçoar o upsell

O upsell pode ser aplicado de diferentes modos, mas ele também pode ser aperfeiçoado para garantir que os clientes entendem as vantagens de adquirir produtos mais vantajosos com elementos extras.

Você pode utilizar algumas ferramentas para garantir que o público entenda como aquela oferta pode trazer benefícios para ele, garantindo pedidos interessantes para o seu negócio.

Utilize depoimentos de clientes

Ao efetuar diversos tipos de vendas, algumas empresas solicitam aos seus clientes uma breve descrição de como foi a experiência de compra com o estabelecimento.

Muitas vezes, isso pode ser determinante para que um comprador que esteja no seu momento de compra finalize o pedido.

Sendo assim, quando uma empresa aposta na exibição de vários depoimentos de outros clientes, ela consegue melhores resultados.

Atualmente, com o uso das redes sociais, grande parte das pessoas aproveitam esses espaços para falar mais sobre as empresas e produtos adquiridos, servindo como referências para outros usuários que desejam saber mais sobre o estabelecimento.

Por isso, pode ser interessante recorrer a esse tipo de estratégia para aprimorar o seu upsell, dando maior relevância para o tipo de oferta exibida ao cliente.

Envie e-mail marketing

Criar um contato próximo com os seus clientes é fundamental para trazer mais resultados para o upsell.

Se o comprador já fez vários pedidos na sua loja anteriormente, você pode apostar no envio de e-mail marketing para lembrá-lo de refazer a compra e aproveitar a oportunidade para oferecer um pacote extra, com vantagens exclusivas.

Assim, se o cliente já estava se planejando para efetuar uma nova compra, certamente ele vai levar em consideração o conteúdo presente no e-mail e poderá optar pela compra de uma venda mais atrativa, com mais vantagens.

Treine os seus funcionários

Decidir por incluir o upsell nas estratégias da sua empresa pode ser o elemento que faltava no fechamento dos seus pedidos.

Isso quer dizer que certamente você alcançará um faturamento cada vez maior ao apresentar aos seus clientes as vantagens de compras mais atrativas.

Dessa forma, é essencial investir no treinamento dos seus funcionários, que são a linha de frente das vendas do seu estabelecimento.

Os vendedores da sua loja devem estar aptos para apresentarem as diferenças e vantagens que façam o seu cliente perceber que a compra de um produto mais caro, porém de maior qualidade, fará com que ele fique satisfeito com o negócio.

Conclusão

Com esse tipo de prática, é possível transmitir de maneira natural para o comprador o quanto aquela aquisição pode ser a melhor opção para ele.

Desse modo, o upsell pode ser a ferramenta que faltava para o seu negócio crescer e atingir resultados cada vez mais positivos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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