Curso em formato EAD: por onde começar?

curso em formato EAD

O curso em formato EAD tem apresentado um enorme crescimento no Brasil. Se você já representa uma instituição de ensino ou um curso presencial, certamente já tem experiência no ramo da educação e em como criar um currículo.

No meio digital, é tentador querer criar um curso maior, mais rápido e mais abrangente sobre um assunto escolhido, mas não talvez exatamente isso que a maioria dos alunos deseja.

A maioria dos alunos tem um problema muito específico que deseja resolver e, para descobrir o que é, você pode fazer pesquisas nas redes sociais, participar de grupos e fóruns sobre o assunto.

Veja abaixo como você pode começar a planejar seu curso EAD.

Decida para quem é o seu curso

Depois de ter um tópico definido, é hora de decidir em que nível está o seu público, ou melhor, em que nível precisa estar para fazer o seu curso EAD.

Se eles já sabem o básico da matéria ensinada e você ajudará os alunos a aprimorar suas habilidades ou aplicá-los de uma nova maneira, não será necessário explicar bem os passos iniciais.

Por outro lado, se eles são completamente novos neste assunto, você terá que se colocar de volta no lugar deles e pensar em suas próprias dificuldades quando você estava apenas começando.

Organize o conteúdo

Depois de definir seu público, você está pronto para começar a planejar seu curso EAD. A primeira coisa que você precisa fazer é determinar seu diferencial. O que exatamente o seu curso vai ensinar que o destaca entre outros? Seja específico e crie um nome chamativo.

Por exemplo: “Curso de Marketing Digital” é muito vago. Mas “Curso de Marketing Digital para trabalhar de casa” já é mais específico e atrativo.

Então, crie um esboço dos tópicos nos quais você vai abranger em seu curso EAD. A partir daí, é necessário começar a gravar ou a escrever os conteúdos.

Escolha os tipos de conteúdo

Seu curso EAD pode ser produzido em mais de um formato. As aulas podem ser em vídeo, mas você também pode ter apostilas, documentos, apresentações de slides e assim por diante.

Os vídeos costumam ser o formato preferido, mas leve em consideração que a diversidade de formas de ensino disponíveis torna o curso mais interessante e dinâmico.

Defina uma plataforma

Por fim, depois de ter planejado seu curso e criado todo conteúdo educacional necessário, é importante inseri-lo em uma plataforma EAD confiável. Esta página mostra exatamente o caminho que você pode seguir para ter sucesso em seu curso online. Confira!

Artigos Relacionados

Redes Sociais