Quais são os 4 Ps no marketing digital? 

4 Ps no marketing digital

Pesquisa, planejamento, produção e publicação são os 4 Ps no marketing digital

O tradicional mix de marketing também se aplica quando o assunto é marketing digital. Na verdade, os 4 Ps no marketing digital são a base para qualquer estratégia. Os 4Ps são extremamente relevantes pois são pilares para a atração de novos clientes e geração de leads. 

Então entenda melhor sobre o que significa cada P do marketing digital. É importante saber que o equilíbrio desses elementos é o que possibilita o sucesso de uma marca. 

O que significa cada P em uma estratégia de marketing digital?

Pesquisa

O primeiro P significa pesquisa. A pesquisa é responsável pelo estudo do comportamento dos consumidores, ou seja, consiste na definição de quem é o seu público alvo e como ele se comporta na Internet.

Esse estudo é a parte fundamental do marketing de forma geral, pois se tornaram muito mais frequentes na era digital. Um dos fatores para isso é a facilidade com a qual as pesquisas são feitas atualmente. 

Planejamento

O planejamento do marketing digital é elaborado com base em dados e estatísticas que você já tem acerca do perfil do seu consumidor. Por exemplo, quando identificamos o que os seus consumidores buscam.

Essa é a hora de planejar cada uma das estratégias de marketing digital que serão utilizadas para conquistar estes consumidores (como redes sociais, blog, site, SEO e outros).

Nas pesquisas conseguimos obter muitas das informações utilizadas nesta nova etapa. Agora, é preciso organizá-las para criar algo novo, ou para aprimorar o que já existe.

Planejar é imprescindível: a partir de pesquisas de Persona, você pode montar cronogramas com todos os passos necessários para o sucesso da estratégia.

Todo planejamento precisa ser  feito a partir da definição de metas. Antes de qualquer estratégia ser posta em ação, ela deve ter um objetivo claro. Então, é importante também analisar a situação atual, tanto em relação ao público quanto em relação à empresa em si. Como andam os lucros? O quanto pode ser investido no marketing? Por quanto tempo determinada campanha poderá ser mantida no ar?

Há muitas ferramentas para mensurar os resultados. Na fase de planejamento, pense em como isso será feito. Há muitas ferramentas no mercado com esse propósito; elas podem ser incrivelmente úteis para descobrir o ROI de cada ação.

Produção

O que seria o marketing digital se não um conjunto de estratégias, correto? Por isso, esse passo não pode ser pulado de maneira alguma. É o esqueleto de tudo que será feito.

O P de produção consiste em todos preparativos que você precisará desempenhar, como estruturas, estratégias de comunicação, tecnologia e outros que tornarão o que foi planejado possível. Sendo assim, este P é fundamental para que a estratégia planejada possa sair do papel e ser colocada em prática.

Vale ressaltar as  ferramentas de automação, de SEO, de agendamento, de publicação e mais. Todas elas fazem parte de como a estratégia será produzida.

Alguns dos exemplos mais famosos de ferramentas são a RD Station e Mailchimp (automação), Google Analytics e Facebook Insights (análise e mensuração), Facebook Ads e Google Adwords (anúncios pagos), e SEMrush e Moz Analytics (SEO). Não deixe de pesquisar mais opções, se achar que essas não se adaptam à sua empresa.

Publicação

O 4°P de publicação é voltado para o momento de ativação do seu projeto, ou seja, para a fase em que ele finalmente vai à prática.

Nessa 4a etapa, podemos ver que a publicação, deve ser de conteúdos que interessem à sua persona. Podem ser artigos, vídeos, imagens ou qualquer tipo de conteúdo interessantes para seu público, que realmente vão trazer respostas e acrescentar algo.

Dessa forma, os clientes potenciais se sentirão mais próximos da marca e passarão a enxergar a empresa como uma autoridade no assunto.

As técnicas positivas de SEO, para melhorar o ranqueamento nos buscadores devem ser levadas em conta. Cada publicação, também, deve seguir o conceito do funil de vendas.

Alguns conteúdos existem para atrair o cliente, outros para fazê-lo identificar o problema que ele está enfrentando e ver seu produto como uma solução, e outros para que ele passe a considerar a compra.

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