Plano de marketing do pequeno empreendedor

Um plano de marketing simples para que você realmente consiga colocá-lo em prática

Se você é um pequeno empreendedor, certamente já se preocupou em criar um plano de marketing para sua empresa. E também tentou desenvolver estratégias de marketing baseadas neste plano, não é mesmo?

Entretanto, muitos empreendedores colocam um plano de marketing no papel quando estão planejando seu novo negócio. Em seguida, tomam algumas iniciativas como fazer perfis em redes sociais, talvez coletar e-mails ou disparar algumas mensagens via WhatsApp. Normalmente, estas ações costumam ser feitas de forma desorganizada e sem etapas definidas.

Então, saiba que um plano de marketing não é algo para ser feito apenas no início do negócio. Você sabia que um bom plano deve ser atualizado pelo menos a cada 12 meses? E, principalmente, ser executado em todas as suas etapas, ou alterado caso necessário. 

Assim como seu plano de negócios, um plano de marketing não é um documento estático. Ele precisa mudar e evoluir à medida em que sua empresa cresce e surjam novas tendências de marketing.

Entretanto, você não precisa perder seu foco ou enlouquecer tentando detalhar seu plano de marketing. Trazemos então, algumas etapas para que você faça seu plano de marketing do pequeno empreendedor. É um plano bem básico e simples. Porém, o mais importante é que você o utilize de fato e mantenha seu compromisso de obter bons resultados através dele. As etapas do plano de marketing do pequeno empreendedor são:

1. Diagnóstico da situação atual da sua empresa: Primeiramente, qual é o seu produto ou serviço? O que está funcionando e quais dificuldades você tem atualmente para conseguir novos clientes? Quais problemas você pode ter no próximo ano, ou novas leis, regras, entraves que podem afetar o seu negócio?

Tenha objetivos simples que sejam fáceis de mensurar

2. Definição do seu mercado: Quem é o comprador mais provável daquilo que você oferece? Para ajudá-lo a definir seu mercado, determine como seu produto ou serviço pode ser útil às pessoas e, em seguida, descubra quem de fato precisa desta solução. Para ajudá-lo a segmentar bem o seu mercado, aprenda mais sobre o que é e como definir a Persona de Marketing para pequenas empresas.

3. Objetivos válidos para o período de tempo do seu plano marketing atual: Seja claro e específico em seus objetivos. Comece com metas simples como, por exemplo: Aumentar o número de e-mails coletados de X para Y no próximo ano. Ou então, conseguir um número X de novos clientes. Estabelecendo objetivos simples e diretos, será mais fácil você medir se suas estratégias estão ou não funcionando.

4. Táticas de marketing escolhidas: Observe como seu mercado se comporta para que você decida quais serão as melhores estratégias para atingi-lo. Por exemplo, se o seu público tem bastante relação com o Instagram você pode ter um perfil bastante ativo nesta plataforma e considerar, inclusive, a publicidade paga no Instagram. E, é claro, você pode considerar diversas táticas diferentes. Porém, cuidado para não se perder em um emaranhado de possibilidades, e depois não conseguir avaliar o que funciona ou não. Experimente poucas estratégias e vá alterando conforme sua necessidade.

O mais importante é conseguir colocar seu plano de marketing em prática

5. Verba de marketing: Não deixe de fazer um orçamento bem organizado para o seu plano de marketing. Existem muitas estratégias de marketing gratuitas, embora exijam tempo, paciência e conhecimento. Caso você opte por alguma estratégia de marketing paga, conheça e avalie bem cada escolha. Experimente apenas aquilo que você achar interessante.

6. Colocando o plano de marketing do pequeno empreendedor em prática: Pronto, você já colocou seu plano no papel.. E agora, como colocá-lo em prática? Como você executará as estratégias definidas no seu dia-a-dia?  Você vai fazer tudo sozinho? Sabemos que a vida do pequeno empreendedor é corrida e cheia de tarefas dos mais diferentes tipos. Então, é importante definir se você vai ou não precisar de ajuda de profissionais de marketing.

Lembre-se que nunca é tarde para alterar ou melhorar seu plano de marketing. Muitos fatores podem afetar suas escolhas e resultados como condições de mercado, demanda por seu produto ou serviço, problemas com preços e novas tendências de marketing. Então, tenha calma e fique atento a tudo que possa influenciar sua estratégia. E, continue acompanhando o blog da Control F5, que traz sempre as mais recentes tendências do marketing digital com foco nos pequenos empreendedores.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastre-se em nossa newsletter

Conheça mais de nossos posts!