Plano de Marketing Digital – Como Fazer

Investir em marketing digital é seguramente um caminho para o sucesso de seu negócio. Mesmo negócios que atendem regiões geográficas muito específicas podem se beneficiar do marketing digital. Mas para que a campanha seja efetiva, é muito importante a elaboração de um Plano de Marketing Digital. Neste artigo vamos abordar alguns dos pontos mais relevantes na elaboração do seu plano.

Pesquisa

A pesquisa é um dos passos mais importantes em um plano de marketing digital. Esta etapa só pode ser dada como concluída quando todas as perguntas relevantes foram respondidas de maneira satisfatória.

Qual o objetivo da campanha?

Parta do princípio que toda campanha deve possuir objetivos SMART que, traduzindo o acrônimo do inglês, seria:

  • Específicos
  • Mensuráveis
  • Atingíveis
  • Relevantes
  • Com prazo definido

Qual o cenário atual?

Identificar os hábitos de consumo deste segmento e como a concorrência se posiciona em relação a eles. Aproveite para avaliar quais as ações de marketing estão sendo realizadas pelos concorrentes e se conseguir perceber algumas brechas, documente-as.

Quais as personas?

Identificar suas personas permite utilizar a linguagem apropriada para se comunicar com cada uma delas. Isso irá tornar sua campanha mais efetiva.

Elabore os planos de ação

Esta é a hora dos detalhes. No plano de ação se determinam quais elementos serão utilizados para alcançar os objetivos.

Quais os canais?

Cada canal tem sua característica particular e pode estar mais ou menos alinhado com os objetivos da campanha.

Qual o formato?

O canal pode limitar o formato do conteúdo. A chave é criar um conteúdo de qualidade, que seja relevante para o público alvo e em uma linguagem acessível às suas personas.

Como medir a campanha?

Quais serão as métricas e a forma de medição? Esse ponto é crítico e não deve ser negligenciado.

Cronograma

Não se esqueça de ser preciso. Analise o melhor horário de postagem para seu público alvo e especifique no cronograma. Determine também o espaço entre postagens.

Execução do plano de marketing digital

Nesta etapa é hora de gerar o conteúdo para as suas ações em cada uma das redes sociais. A qualidade do material gerado, aliado à criatividade, tem potencial de gerar engajamento e pode se tornar viral. Se aproveitar das diversas linguagens de comunicação é uma boa dica, gerando conteúdo rico em elementos como infográficos, imagens e vídeos.

Análise

É muito importante validar os resultados da campanha para que seja possível visualizar se os objetivos foram atingidos, o que funcionou e o que não funcionou. Para campanhas onde o objetivo é a venda de produtos ou serviços, é importante determinar o ROI (retorno sobre o investimento). Em campanhas onde o objetivo é obter leads, o custo por lead deve ser analisado.

DICA: Você pode realizar testes A/B com um público menor para verificar qual campanha obteve melhores resultados antes de executá-la em grande escala.

Conclusão

Elaborar um bom plano de marketing digital é extremamente necessário para aprender com a experiência e, assim, obter um retorno sobre o investimento (ou custo por lead) cada vez melhores.
Alguma vez já fez um plano de marketing digital? Conte-nos como foi sua experiência.

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