Persona de Marketing para pequenas empresas

Persona de Marketing para pequenas empresas: um guia básico para ajudar sua empresa a vender mais

Se você é um empreendedor e pesquisa sobre marketing, provavelmente já ouviu falar sobre Persona de Marketing (também conhecida como “Buyer Persona”). Possivelmente, você acha que esse tipo de conceito é para grandes negócios, seu desenvolvimento é trabalhoso demais, e não se aplica a Persona de Marketing para pequenas empresas.

Mas, acredite: Entender o que é e para que serve a Persona de Marketing, pode ajudar sua empresa de qualquer tamanho a vender mais. Definindo de maneira prática: Persona de Marketing é um perfil baseado em pesquisas reais, que representa um cliente-alvo a quem você quer vender seu produto ou serviço.  A Persona de Marketing descreve quem são seus clientes ideais, como são seus dias, os desafios que enfrentam e como tomam decisões.

Persona de Marketing para pequenas empresas é útil?

É fácil entender por que identificar uma Persona de Marketing é importante para grandes empresas. Mas se você tem um pequeno negócio ou é um empreendedor individual, pode achar que seria uma grande perda de tempo preocupar-se com isso —  afinal, você sabe quem são seus clientes. Porém, identificar sua Persona de Marketing para pequenas empresas pode sim ajudar muito.

Imagine que você tem uma loja virtual de roupas femininas e mantém um blog, um perfil no Instagram ou Facebook com dicas de moda. Obviamente, você quer atrair mais clientes interessadas ​​em comprar de você. A Persona de Marketing ajuda você a restringir seu foco, descobrindo formas personalizadas de falar com estas pessoas através dos conteúdos que você cria e escolhendo produtos essas pessoas aceitam bem.

Por exemplo: sabendo que sua Persona de Marketing é uma mulher, na faixa dos 30 anos, que trabalha na área de marketing e quer roupas mais despojadas para uma rotina agitada, sem muita formalidade, podendo usar a mesma roupa no happy-hour após o trabalho, você pode ajustar o conteúdo de seu blog e conteúdo das redes sociais para atrair clientes desse nicho específico.

Como elaborar a Persona de Marketing?

Como já definimos, a Persona de Marketing deve ser um perfil baseado em pesquisas reais. Como fazer isso? Se você tem um pequeno negócio, pode por exemplo, simplesmente conversar com seus clientes. Mas, anote, tudo: pergunte sobre profissão, o que ele gosta de fazer, quais são seus problemas, seus sonhos, por que escolheu comprar de você, etc. 

Se você tem perfis em redes sociais, e captou e-mail ou Whatsapp de clientes, pode realmente montar uma pesquisa e pedir para que essas pessoas respondam um questionário. A pesquisa pode ser feita utilizando os Formulários Google que permitem criar pesquisas de maneira fácil e prática, disponibilizando links para serem compartilhados. Acesse também o Guia básico de Pesquisa para elaboração de Persona de Marketing  e obtenha um roteiro com sugestões de perguntas para você criar sua pesquisa.

Quem é a Persona de Marketing da sua empresa?

Após suas conversas, anotações ou pesquisas mais completas, você deve apurar dos resultados. Baseando-se nas respostas mais frequentes, crie um perfil único. Se você formatou sua pesquisa com questões de múltipla escolha, a plataforma do “Formulários Google” já apura os resultados automaticamente, inclusive com gráficos e porcentagens. Caso faça uma pesquisa com perguntas de resposta livre, também é possível avaliar os dados de forma organizada. A seguir, organize os dados apurados em um mapa assim:

Algumas empresas precisarão criar várias personas para representar diferentes tipos de clientes. Mas você não precisa fazer tudo de uma vez – comece fazendo o simples e deixe suas Personas de Marketing evoluírem com o tempo e conforme a necessidade do seu negócio. Inicie com base no que você já conhece e vá aprimorando com mais pesquisas.

As Personas de Marketing para pequenas empresas não devem ser perfis estáticos, mas também não precisam ser um empreendimento gigantesco. Eles podem evoluir à medida que você aprende mais sobre seus clientes. Portanto, seja paciente com esse processo e integre novos insights ao longo do caminho.

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