Otimização Pós-Clique: Para que serve?

Entenda o que é a Otimização Pós-Clique e porque ela é  fundamental na sua estratégia de marketing digital

Muitas vezes, você imagina que ter sucesso em uma campanha de marketing digital significa conseguir muitos cliques em seus anúncios, postagens e outros. Porém, entenda algo: apenas obter os cliques, não vai tornar sua estratégia bem sucedida. É por isso que a chamada Otimização Pós-Clique (Post Click Optimization) é tão importante.

Para você entender melhor, otimização pós-clique é tudo o que acontece entre o clique em um anúncio e a conversão. Isso significa que, por exemplo, após clicar em um anúncio, o usuário pode encontrar uma landing page e uma página de agradecimento personalizadas. Ou seja, o clique foi apenas o início de uma estratégia pós-clique que, quando bem cuidada, pode gerar bastante retorno à marca. 

O caminho pós-clique deve ser natural e interessante ao leitor

A página de destino (landing page) pós-clique deve ser projetada como uma extensão natural do anúncio clicado. Cada elemento na página deve notificar o usuário de que ele chegou ao lugar certo e que aquilo que ele busca estará logo a seguir. Veja um exemplo de ação pós-clique da empresa Iperceptions, que utiliza muito bem os conceitos da otimização pós clique. Inicialmente, foram divulgados anúncios que promoviam o “Buyers kit” (kit do comprador) da empresa. Ao clicar no anúncio, o usuário seria levado para seguinte landing page:

As cores, títulos e imagens da landing page devem estar em harmonia com o anúncio clicado. Note também que o “Buyers kit” é o foco principal da página. Não há outros links ou informações que possam distrair o leitor. Após o usuário preencher seus dados, ele veria uma página de agradecimento onde é possível fazer o download do “Buyers kit”:

Note que muitas opções de contato são dadas na página de agradecimento, o que proporciona bem mais chances de conversão. Em outras palavras, através desta ação pós-clique, o usuário está bem mais propenso a tornar-se também um cliente da Iperceptions.

Existem 3 pilares que regem a otimização pós-clique

A criação de boas experiências de pós-clique está diretamente vinculada à 3 pilares básicos:

1- Criação escalonável: É a capacidade de criar rapidamente várias experiências pós-clique. Você pode personalizar e otimizar todas as páginas para diferentes segmentos de público ou buyer personasPor exemplo: Imagine que você tem um e-commerce e a Black Friday está chegando. Você quer oferecer 50% de desconto em 60 itens selecionados. Em vez de criar uma landing page poluída com os 60 itens, você pode desenvolver 60 landing pages diferentes. Cada uma seria dedicada a um item, podendo também serem segmentadas a clientes diferentes.

2- Otimização: No marketing pós-clique, otimização refere-se à melhoria dos componentes das experiências pós-clique através de pesquisas e testes. Assim, não deixe nunca de testar as melhores opções de landing pages e outros elementos pós-clique.

3- Personalização: Refere-se ao aumento da relevância do anúncio para um público-alvo específico. A criação das personas de marketing vai ajudar você a criar experiências de pós-clique cada vez mais pessoais.

É claro que anúncios e postagens são também excelentes estratégias para atrair a atenção do usuário e conseguir o tão importante clique. Mas, é a otimização pós-clique que vai garantir o sucesso de suas conversões. Então, comece já a focar mais seus esforços de marketing na otimização pós-clique. Você vai melhorar muito sua taxa de conversões e, consequentemente, aumentar de verdade seu número de clientes. E sua empresa? Já investe em otimização pós-clique? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastre-se em nossa newsletter

Conheça mais de nossos posts!