O UX designer e a área de marketing digital

UX designer: a profissão que faz você gostar dos produtos

Se você é fã de tecnologia, provavelmente ouve falar bastante em UX Design. Também deve saber que a profissão de UX designer é uma das mais promissoras do momento. Mas, você sabe o que realmente faz um UX Designer? De forma geral, podemos dizer que os UX designers buscam tornar os produtos, serviços e tecnologias do dia-a-dia mais acessíveis e fáceis de usar. Para isso, empregam um método conhecido como Design Thinking, com o objetivo de fazer com que os desejos dos consumidores sejam atendidos, aliados à viabilidade técnica e comercial.

Como funciona o Design Thinking?

O Design Thinking é um método de trabalho que possui diversas etapas, com a finalidade de organizar as atividades do UX designer. Basicamente, o processo de Design Thinking pode ser dividido em quatro fases diferentes:

  • Inspiração: Durante esta fase, o UX designer procura entender e observar o produto, o consumidor e todo o contexto que os envolve. Para isso, conduzem pesquisas e análises de concorrentes, a fim de compreender completamente o problema ou o desafio que devem ser resolvidos. Isto significa, por exemplo, entrevistar aqueles que estão, ou estarão diretamente envolvidos com o produto.
  • Conceitualização:O designer usa o feedback da fase anterior para identificar os objetivos, as emoções, os pontos problemáticos e os comportamentos do usuário. Todas essas informações ajudam a formar Personas dos usuários.
  • Iteração: O próximo passo é considerar o que essas pessoas estão tentando realizar ao usar um determinado produto e a jornada que farão para conseguir utilizá-lo. O UX designer cuida de toda a arquitetura da informação, através de várias técnicas que mapeiam os fluxos de usuários. Depois que estes fluxos forem determinados, o designer saberá quais as etapas que o usuário precisa executar até concluir as tarefas desejadas. Eles visualizam soluções para cada uma destas etapas, criando wireframes e protótipos de como o produto final deve ser.
  • Exposição: Com os protótipos à mão, o UX designer realiza testes de usabilidade para ver como os usuários interagem com o produto. Isso mostra se o usuário pode ou não concluir as tarefas que deseja ou se é necessário fazer alterações.

Esta é apenas uma visão geral ampla do processo de Design Thinking. Na realidade, as tarefas variam dependendo do tamanho e das necessidades específicas de cada empresa. Organizações maiores costumam ter uma equipe de UX designers, cada um focado em um aspecto específico do processo como, por exemplo,  pesquisa ou design visual. Em empresas menores e startups, é comum que o UX designer domine muitos recursos e assuma todo o espectro de tarefas.

Como o UX designer atua no marketing digital?

A experiência das pessoas ao acessar um site, um e-commerce ou um aplicativo pode determinar o sucesso ou não de uma empresa. Estas e muitas outras, são as funções do UX design quando aplicado ao marketing digital. Vamos pensar no processo de criação do site de uma empresa: O ato de acessar e navegar em um site pode ser bom ou ruim. Por exemplo: um e-commerce em que o comprador tem fotos ruins e poucas informações sobre os produtos vendidos, propicia péssimas experiências que desencorajam esta pessoa a comprar algo lá.

Esta é a chamada experiência do usuário (UX), que pode determinar desde um contato com a empresa até a venda de um produto. O UX designer trabalha fazendo com que a empresa não apenas tenha um site, porque todas devem ter. A ideia é tornar a experiência do usuário no site a mais interessante possível. 

Assim, ao pensar na UX deste site, podem ser feitas diversas perguntas: Quem é o usuário? O que ele procura no site? O site é responsivo? É lógico, auto-explicativo e fácil de usar? O site resolve o problema de usuário? É fácil ou difícil achar as informações que o usuário precisa saber? Ele é acessível para diferentes tipos de pessoas? O site é interessante? Ele cria uma experiência positiva que esta pessoa teria prazer em repetir? E, é claro, este site deverá ser testado o tempo todo, para ver quais as melhores estratégias e que mudanças precisam ser feitas.

O UX designer não precisa ter uma formação específica. Os cursos da área são abertos aos mais diversos tipos de profissionais como designers gráficos e industriais, profissionais de marketing, comunicação, psicologia, sociologia, programação, engenharia, etc. E você, já teve uma péssima experiência navegando em um site? Todos nós já tivemos, não? Então deixe seu comentário e conte a sua história pra gente!

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastre-se em nossa newsletter

Conheça mais de nossos posts!