O que os influenciadores digitais podem fazer pelo seu negócio?

influenciadores digitais

Os influenciadores digitais têm sido cada vez mais comuns nos dias de hoje e são diversos os temas que cada um deles pode abordar, fazendo com que tenha se tornado uma espécie de profissão, mesmo que não tenha uma carteira assinada ou algo do gênero.

Pensando nisso, o texto de hoje irá abordar e explorar o que os influenciadores digitais podem fazer pelo seu negócio, mostrando o impacto que podem causar em seu dia a dia e quais critérios a sua empresa deve pensar antes de contratar um.

O mundo digital trouxe diversas peculiaridades e facilidades nos dias atuais. Comprar uma bolsa térmica personalizada tornou- se mais simples, realizar compras de outros países é mais acessível, pagar uma conta pode ser feito em segundos. Tudo é muito rápido e prático.

As pessoas se interessam muito mais pelo meio digital e são diversas as formas de participar dele, seja como um usuário nas redes sociais ou até mesmo aprendendo sobre empreendedorismo e abrindo o seu próprio e-commerce.

Independente da decisão tomada ou como você prefere utilizar a internet, a verdade é que existem pessoas que a utilizam para criar conteúdo em alguma das plataformas existentes nos dias de hoje e acabaram se destacando e sendo reconhecidos na internet.

Eles são conhecidos como influenciadores digitais e, hoje em dia, possuem um papel muito importante na internet, abordando os mais diversos temas, desde vídeos relacionados a viagens até maneiras diferentes de comprar camisas personalizadas em MG.

Muitas pessoas os seguem e acabam sendo influenciados, mesmo que minimamente, a tomar alguma atitude ou refletir sobre determinado tema. Isso pode variar em todos os âmbitos possíveis como empresarial, comercial, entretenimento e até mesmo político.

Sendo assim, existe um estilo de marketing chamado marketing de influência, onde esses tipos de personalidades fazem parte da estratégia de negócio e visam conseguir mais público e interação com a empresa.

Portanto, seja na promoção de papel sublimático fundo azul rolo ou no marketing de novas funcionalidades da empresa, os próximos tópicos abordarão como utilizar essas personalidades para seu negócio e quais os critérios necessários para a seleção.

O conceito de marketing de influência

Antes de mais nada, é importante saber que a forma como a empresa lida com o marketing de influência é essencial para saber como as demais estratégias serão desenvolvidas e qual a participação do influenciador ou influenciadora digital nesse processo.

De forma simples e objetiva, o marketing de influência tem como objetivo utilizar de conteúdos independentes que podem ajudar a impulsionar e alavancar um negócio em alguns aspectos.

Esses conteúdos podem ou não ter relação com o negócio, podendo uma empresa metalúrgica utilizar de um conteúdo relacionado a caixa pallet papelão. Tudo dependerá da forma como for abordado e o sentido que a organização dará a esse tipo de estratégia.

Porém, é bom deixar claro que é muito melhor escolher um influenciador que tenha alguma relação com a sua empresa, produto ou serviço, fazendo com que o marketing tenha um impacto maior nos seus clientes.

Com isso, pode-se dizer que é possível definir os influenciadores em algumas categorias, ficando mais fácil de segmentá-los e escolher o que melhor se relaciona com a sua marca de sacola brinde corporativo, por exemplo.

Os tipos de influenciador são:

  • Celebridades;
  • Autoridades;
  • Ativistas;
  • Marcas pessoais.

Cada um desses influenciadores, embora ainda influenciem pessoas de forma direta ou indireta, fazem isso de maneira diferente e é por isso que sua empresa deve saber diferenciá-los da melhor maneira possível.

As celebridades são as mais comuns e, normalmente, ficaram famosas por causa de trabalhos exercidos em locais de grande atenção midiática, como programas de televisão.

Normalmente, exercem ou exerceram sua influência através de comerciais para o mesmo formato.

Seja na compra de um carregador portatil personalizado preço ou em um chinelo, as pessoas acompanham essas celebridades muito antes das redes sociais e comerciais e propagandas que as utilizam dão muita visibilidade.

As autoridades são aquelas que conquistaram a confiança de seu público através de um conhecimento amplo sobre determinado tema. Além disso, são mais encontrados em redes sociais e no próprio Youtube.

Esse tema pode variar e englobar maquiagem, viagens, ciência, matemática, tecnologia, videogames, cultura nerd e geek, entre diversos outros aspectos.

Os ativistas são influenciadores que diariamente lutam por alguma causa e seus seguidores apoiam tanto a luta quanto os movimentos que o mesmo faz para atingir o objetivo.

Pode ser algo simples como conseguir um lugar público onde fazer locação de impressora São Paulo ou algo mais sério e voltado a política e temas sociais.

Por fim, mas não menos importante, temos o influenciador que é a própria marca pessoal.

Em outras palavras, é alguém que subiu na internet através de sua personalidade e tema abordado e, atualmente, faz conteúdo sobre o tema e estilos de vida, passando informações baseadas em experiência própria.

Independente do que for escolhido por você para a sua empresa, qualquer um desses pode trazer diversos benefícios conforme já mencionado ao longo do texto, bastando apenas estudar a realidade do seu negócio e aplicar da melhor forma possível a utilização do influencer.

Critérios de avaliação

Já sabemos como os influenciadores digitais podem ser importantes no marketing necessário para promoção de etiqueta adesiva couché, mas isso não significa que você deve sair por aí escolhendo qualquer um apenas por ser apresentável.

Existem alguns critérios de avaliação que são essenciais para que sua empresa se beneficie o máximo possível do influenciador escolhido, fazendo com que o mesmo tenha uma boa relação com as campanhas de marketing e sendo efetivo.

Dessa forma, confira alguns critérios necessários na escolha do seu influenciador digital.

01 – Pense no seu público-alvo

Para que as suas campanhas de marketing e todo o trabalho desenvolvido junto ao influenciador sejam o melhor possível, é necessário analisar o público-alvo dele e verificar o quão próximo eles são do seu público, para que assim não haja tanta diferença.

Por exemplo, é um erro chamar um influenciador que trabalha com um público mais idoso falando de xadrez para fazer campanha de marketing sobre mecânica em sua metalúrgica. Não existe relação próxima, sendo mais difícil de que a estratégia surta efeito.

Lembrando que, ao buscar pessoas que tenham relação com o influenciador e com seu produto, é muito mais simples de atraí-los e fazer com que conheçam a sua marca, além de gerar engajamento e aumentar a relevância de sua empresa.

02 – Analise o conteúdo produzido

Também é de extrema importância analisar o conteúdo produzido pelo influenciador e verificar se ele tem de alguma forma alguma relação com o que a sua empresa produz. Não só isso, mas a forma como se comunica e o tipo de linguagem do mesmo também importa.

Estes fatores precisam estar de acordo com a visão de sua empresa, afinal, se o seu influenciador fala com uma linguagem mais jovem e fala sobre games, não faz sentido utilizá-lo em sua empresa metalúrgica, cujo público são as pessoas que possuem carros.

Portanto, é necessário ter um bom conhecimento de quem sua empresa é e como ela trabalha, qual o seu público-alvo e o que eles gostariam de ver. Isso já te ajuda a ser certeiro na escolha do influenciador digital.

03 – Custo e engajamento

Não adianta pagar caríssimo para um influenciador digital se o mesmo não possui um bom engajamento e não consegue atrair as pessoas conforme a sua estratégia previu. Isso pode ser apenas desperdício de recursos e, portanto, é necessário estar atento.

Pensando nisso, saiba juntar o útil ao agradável e busque por influenciadores, de certa forma, menores mas que possuem um bom engajamento com o público. Isso faz com que sejam mais baratos de contratar e tenham um retorno esperado com a sua estratégia.

Além disso, influenciadores mais caros, embora possuam mais visibilidade, podem não ser os ideais para apresentar o seu tipo de produto. Sendo assim, verifique todas essas situações antes de escolher o influenciador ideal para a sua empresa.

Considerações Finais

O texto de hoje abordou o que os influenciadores digitais podem fazer pelo seu negócio e como elas são essenciais para estratégias que envolvem o marketing de influência, mostrando o que é necessário saber ao escolher um e como ele pode impactar a sua empresa.

Utilize as informações disponibilizadas ao longo do texto como orientação para as suas escolhas, usando o ideal e que te ajude a explorar os pontos fortes de seu negócio, melhorando também os que ainda não estão em um nível esperado.

Os influenciadores digitais podem ser um grande diferencial em sua organização, agora, sente-se e análise quais os melhores para o seu negócio nesse momento e aposte suas fichas nessa estratégia que tem dado muito certo ao longo dos anos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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