O que é referral marketing?

referral marketing

Entenda como funciona o marketing de indicação

Falando de forma clara, desde que “o mundo é mundo” a propaganda boca a boca funciona. O termo referral marketing, tão utilizado atualmente, remete exatamente a isso. Qualquer marca almeja ser indicada pelos seus clientes, para outros consumidores. Não há nada melhor, não é mesmo?

Porém, para que uma marca seja recomendada é indicada pelos consumidores, existem algumas técnicas que podem ajudar. Nesse contexto, entra a atividade denominada referral marketing ou marketing de indicação.

O referral marketing abrange estratégias que incentivam o cliente a falar sobre uma empresa aos seus contatos. Dessa forma, esse consumidor age como uma espécie de advogado da marca, um tipo de canal de vendas.

Neste tipo de estratégia, o papel da agência de marketing é incentivar as recomendações, tornando o boca a boca mais intenso.

Mas, como fazer isso?

Que tipos de estratégias podemos utilizar no marketing de indicação?

É da natureza humana gostar de contar nossas experiências positivas. Partindo desse princípio, o referral marketing pode ser uma estratégia acessível e simples para divulgar seu negócio. Confira algumas maneiras de implementar o marketing de indicação na sua empresa.

Aposte em influenciadores ou clientes como embaixadores da marca

As melhores pessoas para promover uma marca são as que já adoram o que você oferece ao mercado.

Um cliente satisfeito pode tornar-se um micro influenciador. Sua empresa pode dar ainda mais projeção para esse movimento, oferecendo incentivos para que esse cliente apresente sua empresa para muito mais gente.

Entre em contato com essas pessoas e invista nesse tipo de comunicação tão simples, mas de extremo valor, na atualidade.

Premiações baseadas em indicação de amigos

Concursos voltados à indicação de amigos são uma forma prática de aumentar a base de clientes potenciais de uma empresa.

Incentivar a indicação da marca, criando prêmios a seus clientes baseadas em número de indicações é uma das maneiras de fazer o referral marketing.

Crie estratégias que visem a viralização

O marketing viral é uma estratégia intimamente relacionada ao referral marketing. Quando um vídeo de uma marca viraliza, significa que ele é enviado de forma espontânea entre as pessoas.

Muitas vezes, o conteúdo viralizado é também espontâneo, feito por pessoas comuns. É possível produzir conteúdo para se tornar viral? Sim, porém é preciso ser criativo, natural, e, é claro, cair no gosto do público, em um determinado contexto.

Utilize oportunidades como datas especiais

Aproveite eventos ou épocas do ano para obter indicações. Por exemplo, uma final do campeonato brasileiro pode ser um motivo para uma casa de apostas oferecer vantagens para novos clientes indicados. Infinitas oportunidades podem ser encontradas.

Precisa de uma agência de marketing digital que ajuda você a criar estratégias de marketing de indicação? Venha conversar com a Control+F5 Marketing. Certamente, oferecemos alternativas inteligentes e criativas que cabem no bolso de sua empresa.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastre-se em nossa newsletter

Conheça mais de nossos posts!