O que é marketing de conteúdo, exemplos e por que utilizar

Opa! Seja muito bem-vindo(a)! Nesta matéria vou compartilhar com você aí, de um modo direto e prático, informações sobre o que é marketing de conteúdo, abordar a importância de usar essa estratégia em prol da conversão que você está visando (gerar leads, por exemplo) em seu site/blog e tirar as principais dúvidas relacionadas ao tema. Desde já, agradeço sua visita e desejo uma boa leitura!

O que é marketing de conteúdo?

De forma direta, a definição de marketing de conteúdo é investir em artigos, livros digitais, palestras, vídeos, seminários e qualquer outro tipo de material de qualidade, que vá de encontro às necessidades e expectativas do seu público alvo.

A grande sacada, assim digamos, em se tratando de o que é marketing de conteúdo é realmente se importar com o público que você deseja alcançar, atrair e gerar engajamento. A partir daí começa uma relação benéfica aos dois lados – empresa e clientes em potencial.

Exemplos de marketing de conteúdo

Dependendo da fonte à qual você recorrer, pode ser que a água seja menos ou mais turva. O que estou querendo dizer é que muita gente gosta de complicar conceitos simples – o que não deixa de ser uma estratégia de marketing, aliás, para prender a atenção do leitor e conseguir mais do seu tempo.

Para desmistificar todo o “bla bla bla” em torno do assunto, vou mostrar um exemplo de marketing de conteúdo:

Esse é um tipo de produção de conteúdo chamada de “infográfico”, ou seja, é a junção do texto verbal (dados informativos coletados) com imagens, fotos, desenhos. No caso acima, fica muito mais fácil ler as informações, compreender, e se conscientizar de maneira rápida, diferente de um artigo extenso, sem imagem e com uma coleta de dados entediante.

Por que investir em marketing de conteúdo

Eu poderia citar diversos benefícios, mas a intenção aqui é esclarecer de um jeito simples e prático essa questão acerca de o que é marketing de conteúdo. Por isso, vou listar alguns motivos primordiais que justificam a importância do investimento em tal área:

    • O custo é menor do que publicidade paga na internet*
    • Os resultados surgem a curto prazo e se mantêm a longo
    • Valorização do seu público alvo
    • Fidelização à sua marca, serviços e/ou produtos
    • Cria-se um vínculo com os visitantes do seu site/blog
    • Visitantes convertidos em leads

* resultados “não orgânicos” exibidos pelos motores de buscas (anúncios pagos que aparecem no topo da primeira página do Google).

Marketing de conteúdo tem tudo a ver com se envolver, de fato, com seu público alvo, saber o que querem, buscam, precisam, quais dias estão mais propensos a serem abordados e diversos outros fatores. Só assim você conseguirá obter uma maior taxa de conversão como, exemplificando, em uma campanha de e-mail marketing com boa porcentagem de abertura dos e-mails e interação dos usuários cadastrados para receber as newsletters.

Em suma, tenha você, primeiramente, o interesse real de criar uma relação sincera e duradoura com os visitantes de seu blog/site e passe a conhecê-los. Só assim você saberá quais são as melhores estratégias de marketing de conteúdo a fim de oferecer a eles exatamente o que estão buscando, de forma que não precisem recorrer aos concorrentes.

Seja fazendo marketing viral nas redes sociais por intermédio de “memes” ou publicações que viralizam, vídeos interativos, infográficos no seu blog, matérias como esta a respeito de o que é marketing de conteúdo ou relacionadas, o importante é o quanto você está disposto(a) a se envolver.

 

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastre-se em nossa newsletter

Conheça mais de nossos posts!