O que é machine learning e qual sua relação com Google Ads?

machine learning

Uma das ferramentas digitais mais utilizadas e mais aprimoradas no mundo todo é o chamado machine learning, uma ferramenta de evolução, que permite que diversas ações sejam realizadas, assim como evitadas.

Os desenvolvedores montam redes de dados para criar inúmeras possibilidades para serem resolvidas pelo chamado machine learning, neste momento ele funciona como um sistema único que possui um comportamento autônomo, baseando-se nas próprias experiências.

Diferentemente da inteligência artificial, o machine learning é mais utilizado em sistemas onde usuários fazem pesquisas em uma rede de dados e buscam por algum resultado ou ação. Ou seja, após feito o machine learning, quase não há interferência humana.

Já com a inteligência artificial os desenvolvedores vão criando diversas possibilidades que podem ocorrer quando a máquina for solicitada, fazendo então ela pensar com base no que foi imputado dentro dela.

Em outras palavras, o machine learning ajuda empresas de folha de pagamento, assim como muitas outras, a organizarem sua rede de dados, bem como outras funções, dando espaço para máquinas atuarem.

Fato é que o machine learning vem sendo utilizado por diversas empresas como forma de alavancar as pesquisas no Google Ads nas chamadas “pesquisas inteligentes”. Neste artigo falaremos sobre essa relação entre Machine Learning e Google Ads.

Conheça a ferramenta do Google Ads

O Google Ads é uma ferramenta publicitária que permite que diversos anúncios sejam passados em páginas de web. As empresas pagam para que seus anúncios sejam disparados em diversos sites, estes que ganham uma monetização por clique.

Tornou-se comum que sites de uma empresa de CFTV em São Paulo, ou diversas outras organizações, divulgassem em outras plataformas que não fazem venda, mas precisam conquistar um lucro mensal.

Jornais e portais, por exemplo, estão lotados destes tipos de anúncio. Isso porque as pessoas não costumam pagar para receber notícias, então, para manter o site no ar, é necessário arrumar formas de lucrar com essas páginas

Então, o Google Ads se tornou uma importante ferramenta de divulgação de empresas e formas de um site conseguir ganhar algum dinheiro com o engajamento dos links e anúncios ali colocados.

Acontece que o Google Ads é o sistema de publicidade que mais utiliza o machine learning como forma de tentar conquistar um público de interesse. Tudo isso por meio de pesquisas que fazemos “inocentemente”, seja no celular ou no computador.

A aplicação do machine learning no Google Ads

Vimos que o machine learning é uma vertente da inteligência artificial, mas que procura por meio de uma rede de dados aliadas e algoritmos inteligentes as melhores opções para resolver uma demanda dada pelos desenvolvedores.

No caso do Google Ads, o machine learning pode funcionar em diferentes sistemas para levar o consumidor até a página de captura da empresa, indo muito além da criação de um software para loja. Alguns exemplos são:

  • Localização em tempo real nos celulares;
  • Pesquisa nos mecanismos de busca;
  • Sites que entramos por curiosidade;
  • O fácil entendimento dos smartphones.

Para começar, é importante ter em mente que toda empresa que tenha um plano de marketing digital investe no Google Ads como forma de engajar mais clientes. A maioria dos celulares está atrelada a uma conta do Google.

Por isso, todas as ações realizadas, tanto nos celulares quanto nos computadores, são registradas por meio de um complexo controle de acesso e de rotas utilizadas por você no seu dia a dia. Baseando-se nisso, o machine learning passa a agir.

1 – Localização em tempo real

É comum as pessoas deixarem a localização do celular sempre ativas e, mesmo que não estejam, somente de deixarem a internet ligada enquanto caminham em um shopping darão informações necessárias, ou seja, que o Google Ads e o machine learning precisam.

Suponhamos que os consumidores passem por uma loja de roupas, em seguida por uma loja de animais de pelúcia, tudo isso em um shopping center famoso no centro da cidade. As lojas de franquia dos shoppings estão todas com o endereço registrado no Google.

Já notou que, às vezes, ao sairmos de uma loja que passamos durante algum tempo, o celular pergunta sobre nossa experiência dentro dela? Isso ocorre quando a localização do seu celular bate com a localização da loja.

Então, mais rápido que um programa cupom fiscal eletronico, os sites que você, o consumidor, passar a acessar, começarão a oferecer produtos de acordo com a loja que você esteve. No caso, a loja de roupas ou de animais de pelúcia.

Da mesma forma ocorre quando marcamos as páginas em redes sociais ou fazemos check-in em algum restaurante ou local que tenha investido no Google Ads para divulgação de seus produtos.

2 – Mecanismos de Busca

Aqui o sistema funciona de uma forma mais direta, se estamos procurando por produtos específicos e realizamos essas pesquisas em mecanismos próprios para busca, como o Google, seremos bombardeados de anúncios referentes a nossa pesquisa.

Se o consumidor deseja comprar uma bomba de piscina, por exemplo, ele entrará em diversos sites, em busca de melhores ofertas. Automaticamente, o sistema entende que esse consumidor quer uma bomba de piscina e passará a indicar os parceiros.

3 – Sites que entramos por curiosidade

Esse sistema também funciona para quando o consumidor entra direto em um site de pesquisa, na chamada “busca direta”, ele entra no site, dá uma olhada nos produtos e resolve sair.

A partir daí, os próximos sites que esse consumidor entrar estarão com anúncios do outro site que ele entrou recentemente. O mecanismo entende que aquela página é relevante para o consumidor e por isso passará a indicá-la.

Existe uma espécie de prazo para esses anúncios passarem a ser oferecidos, ou seja, eles não ficarão para sempre. Não se sabe dizer ao certo o tempo, mas tudo dependerá do investimento realizado pelo site no Google Ads e na interação com o consumidor.

Ao acessarmos um site pela primeira vez, os anúncios que estarão ali podem ser também pagos pelas empresas. Então, em um jornal de economia com um grande número de acessos, pode ter anúncios de carros caros, justamente por ser o padrão.

Tudo vai depender do que o machine learning entender como relevante para aquela situação em específico. Por isso, não vemos um programa gestão comercial em um site infantil, mas a oferta de brinquedos e aparatos específicos para crianças.

4 – As paredes têm ouvidos e os celulares também

Outra forma de agir é por meio da nossa voz, já notou que ao falarmos de algum produto ou loja específica perto dos nossos celulares, anúncios passam a ser oferecidos referente ao que foi dito?

Isso ocorre justamente pelo acesso de voz que damos aos celulares e por estarem ligados a internet quase todos os momentos. Neste momento, ao entender que falamos desse produto, o machine learning passa a agir.

Então, ele busca por todas as opções que diversas pessoas na rede de dados do Google fizeram ao falarem ou pesquisarem sobre aquele produto e, imediatamente, o Google Ads recomenda às empresas parceiras.

Esse sistema age como uma empresa de terceirização de TI, mas sem a necessidade das pessoas, pois as máquinas acabam cumprindo toda a demanda existente para colocar os melhores anúncios nas vistas dos consumidores. Sempre de acordo com o gosto pessoal.

Considerações finais

Vimos ao longo do artigo como o machine learning funciona diretamente com o Google Ads, justamente por ele ser uma ferramenta utilizada para fazer esse sistema publicitário digital funcionar.

É importante ter em mente que o Google Ads é só mais uma ferramenta do Google, então, da mesma forma que uma pessoa pode ganhar todo um engajamento de graça se esforçando em estratégias SEO para alavancar o engajamento no meio digital, ela também pode pagar.

O tráfego pago é positivo por esses fins de rápido engajamento, mas o tráfego orgânico possibilita um engajamento eterno, sem um prazo para ser finalizado, cabe à empresa decidir qual a melhor opção para a marca, bem como estudar formas de investir.

Você pode ganhar dinheiro sendo apenas um canal para o Google Ads, caso tenha um site com grande acesso. As plataformas permitem que seja colocado caixas de Google Ads dentro dos textos de blogs e sites, justamente para conseguirem divulgar produtos.

Tudo vai depender do objetivo da marca, mas de fato que o machine learning é a ferramenta mais utilizada pelo Google Ads. Dificilmente as estratégias seriam tão eficazes, de formas variadas, e tão engajadas se não existisse essa relação.

Depois deste artigo, trabalhar com o machine learning e o Google ADS, com certeza, será bem mais simples e rápido.

 Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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