O que é link building e quais suas vantagens?

link building

Construir autoridade, seja para uma marca ou para um profissional, demanda tempo, boa exposição ao público e grande demonstração de competência. Para os negócios que querem ranquear bem na internet, o conceito de link building tem muito a ver com isso.

Não à toa, essa prática é uma das principais armas das boas estratégias digitais de marketing. Sendo assim, o objetivo é simples de entender, mas desafiador: tornar-se referência nos assuntos que você domina para subir nas posições de buscas na internet.

Ainda não entendeu o conceito? Calma! Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre link building.

O que é link building?

Link building é uma estratégia de Search Engine Optimization (SEO), que significa conseguir diversas menções em hiperlinks de outros sites para o seu próprio.

Lembre-se, o hiperlink é uma forma de associar uma palavra ou uma frase a um outro conteúdo em uma página diferente.

Mas no caso dessa estratégia, o intuito não é apenas ter um link. A ideia é construir links por outros sites, geralmente correlacionados com o seu, bem como com boa autoridade nos assuntos que você aborda, sempre mencionando conteúdos do seu site ou levando à sua marca.

E o que isso significa em termos de SEO? Os mecanismos de pesquisa na internet rastreiam não apenas os conteúdos que o seu site produz, mas também o quão mencionado o seu site é na internet.

Vale observar que importa quantidade, porém, principalmente a qualidade dos sites que mencionam o seus conteúdos.

Ou seja, se você tem um negócio que realiza serviço de abertura de empresa, por exemplo, a sua equipe de marketing pode usar o link building a partir de parcerias com outros sites bem ranqueados.

Dessa forma, o buscador entende que, além dos seus conteúdos estarem em linha com as boas práticas de SEO em seu próprio site, você construiu autoridade ao ser bastante mencionado por sites confiáveis e que dão crédito ao seu negócio.

Portanto, com uma estratégia de link building bem feita, há grandes chances de se elevar no ranking de buscas, visando sempre as primeiras posições, para cada vez mais pessoas conhecerem o seu site, os seus conteúdos e, assim, tornarem-se possíveis clientes.

Para que o conceito fique ainda mais claro, bem como a sua aplicação em diversas empresas, listamos, na continuação do conteúdo, algumas dicas simples e muito eficazes ao serem colocadas em prática.

Dicas para a estratégia de link building

Há alguns pontos que é preciso prestar bastante atenção na hora de traçar uma estratégia de link building, sendo os principais deles os seguintes:

  • Saiba, primeiramente, a autoridade do seu domínio nos buscadores;
  • Procure boas ferramentas para rastrear as menções ao seu site;
  • Compreenda no detalhe as regras de ranqueamento para link building;
  • Foque mais na qualidade dos links do que na quantidade.

Exemplos que mostram a importância do link building

Para ficar ainda mais claro, vamos ver alguns exemplos? Confira abaixo algumas situações hipotéticas de determinados segmentos que podem utilizar o link building para dar cada vez mais relevância aos seus negócios no meio online.

Imagine, por exemplo, um serviço de locação de carretas. Há uma procura enorme por veículos desse tipo, principalmente para empreendedores que trabalham com logística, entregas e transporte de mercadorias.

Ou seja, se há uma boa procura na internet, o site do locador deve estar o melhor posicionado possível nos buscadores online, para mais pessoas notarem e conhecerem a vantagem competitiva do negócio.

Para qualquer empresa que tenha a intenção de construir boa reputação na internet e nos seus buscadores, usar esse mecanismo de SEO é tão importante quanto cuidar da contabilidade fiscal da companhia.

É aí que o link building se faz uma ferramenta altamente valiosa, pois você constrói referencial a partir de sites de notícia relevantes, ou até via sites de parceiros de negócio, que mencionem você como uma autoridade em locação de carretas, por exemplo.

Um exemplo prático para entender o caminho inverso do funcionamento do link building e de sua importância: comprar produtos de limpeza por plataformas online tem se tornado muito comum. Afinal, você conhece alguém que gosta de ir ao supermercado só para isso?

Provavelmente não, porque são itens mais fáceis de se comprar à distância. Por isso, pense que está na hora de fazer a sua lista de produtos de limpeza para a sua casa agora mesmo.

O primeiro passo é ir ao seu buscador preferido e pesquisar os melhores e-commerces para produtos de limpeza, correto? E ao fazer isso você, certamente, está procurando por boas referências. Mais uma vez, o link building se faz presente.

Seja por outros sites, que mencionam o que mais tem a ver com o seu momento de compra, ou pelos sites que estão nas primeiras posições do ranking de buscas, o link building foi um dos grandes responsáveis por essas duas façanhas.

Isto é, essa estratégia tanto ajuda quem divulga o negócio quanto quem procura, por isso ela é tão importante para um bom planejamento de marketing comercial.

Entenda quais as vantagens de usar o link building

Assim como vimos nos últimos parágrafos, os hiperlinks são de grande relevância para os buscadores determinarem o ranqueamento.

Portanto, sabemos que aumentar o número de links de alta qualidade, apontando para o seu site, pode aumentar, de forma significativa, as chances de conseguir uma boa classificação.

Uma empresa de alimentação industrial, por exemplo, pode se valer de sua imensa cadeia de fornecedores para construir uma boa estratégia de link building. As vantagens são evidentes!

Abaixo, veja os principais benefícios de usar o link building nas estratégias digitais para alavancar o seu negócio:

Conseguir bons relacionamentos

Uma boa estratégia de link building envolve a divulgação do seu negócio ou dos seus conteúdos por meio de outros sites e blogs relevantes em seu setor.

Os hyperlinks divulgados estão basicamente relacionados a uma novidade, inovação ou conteúdos do seu negócio. O objetivo principal é obter um link para os buscadores enxergarem relevância em seu site.

Mas há muito mais do que  isso: a divulgação por outros sites referenciados pode ajudar a construir relacionamentos de longo prazo com os principais influenciadores da área na qual a sua empresa atua.

Essa construção de relacionamentos com outros sites é um ganha-ganha inestimável.

Ou seja, isso pode significar que sua empresa se torne altamente confiável aos olhos do público consumidor. Tendo bons resultados de link building, a tendência é que essa divulgação seja cada vez mais frequente.

Ter um tráfego de referência de qualidade

Já falamos do impacto extremamente positivo que os links do seu site em outros produzem nas classificações de conteúdo definidas pelos buscadores. Mas há um benefício que vai além das posições: o tráfego de referência.

Um bom link de um site muito visitado também pode levar a um aumento no tráfego. Se for um site relevante, é provável que o tráfego também seja relevante e possa levar a um aumento nas vendas.

Dessa forma, o valor de um link não recai apenas em uma boa estratégia de SEO, mas sim, sobre adquirir e reter mais clientes, que confiam nesse tráfego de referência que foi construído a partir do link building.

Imagine, por exemplo, um negócio muito específico: contabilidade para igrejas. Se uma empresa que faz esse tipo de serviço tem referências em hiperlinks via sites religiosos de grande tráfego e relevância, a chance de conseguir mais clientes é muito maior.

Construção de marca

Por fim, o link building pode ajudar a construir sua marca e estabelecer seu negócio como uma autoridade em seu nicho.

Há algumas técnicas de link building, como a criação de conteúdo, que mostram às pessoas a experiência de sua empresa, e isso pode ajudar muito na construção de sua marca.

Por exemplo, se uma companhia que realiza curso de capacitação SP pretende ser referência no mercado, é preciso fazer a construção disso através de várias práticas de SEO, mas, entre elas, não pode faltar o link building, essencial para esse objetivo.

Considerações finais

Quando o seu conteúdo, produto ou serviço é bom, apresentável e tem boa escala, considerando os concorrentes de mercado, há uma predisposição de sites especializados em alimentar o público consumidor e referenciar o seu site, seja sua empresa com o serviço especializados em alvará de regularização SP ou qualquer outro nicho.

Assim, constrói-se a sua marca no setor, e os sites que mencionaram o seu negócio também ganham relevância por divulgarem um bom conteúdo, produto ou serviço.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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