O que é KPI? Guia Fácil de Marketing Digital

Um guia fácil que realmente vai ajudar a entender os principais termos do marketing digital

KPI, ROI,  SEO,  Buyer Persona?  Esses termos soam complicados demais? Caso você ainda não entenda quase nada do que se fala em marketing digital, não se culpe. À primeira vista, as definições parecem mesmo complexas. É por isso que nós da Control F5 decidimos criar o Guia fácil do Marketing Digital.

O excesso de termos técnicos, jargões e palavras em Inglês faz com que conceitos, muitas vezes simples, fiquem aparentemente incompreensíveis. E quando você recorre aos dicionários de marketing na web, muitos deles também não são tão didáticos.  Esta é a parte 2 do nosso “Guia fácil do Marketing Digital”  com definições fundamentais para ajudar você a realmente compreender e querer aplicar os novos conceitos na sua empresa.

KPI para os Objetivos de Marketing da Campanha. O que é isso?

1- KPI (Key Performance Indicators): O KPI cuja tradução é “Indicadores Chave de Performance, é um termo utilizado para medir as ações de marketing e monitorar o cumprimento das metas estabelecidas. Normalmente o KPI  é um indicador quantitativo, número que ajuda a medir se a estratégia utilizada está funcionando ou não. Poderíamos dizer também que o termo Key (Chave) refere-se à importância do que vai ser medido. Já a Performance (Desempenho) significa avaliar se a estratégia medida está indo bem ou mal. Já o Indicator (Indicador) remete aos valores ou métricas utilizadas na avaliação.

O KPI deve ser simples, você deve criar métricas claras, fáceis de avaliar. Caso contrário, você ficará perdido em números e será complicado entender se a estratégia funcionou ou não.

O KPI deve ser ligado ao Objetivo de Marketing proposto. Por exemplo:

Se você quer criar uma estratégia para captar e-mails de  leads para vender as Marmitas Fitness que sua empresa produz, um Objetivo de Marketing poderia ser:: “Coletar 100 e-mails de pessoas interessadas em fazer comprar Marmitas Fitness da Empresa X com o orçamento de R$ 75,00 no mês de fevereiro de 2018”.

Já o KPI a ser medido seria: O KPI para o objetivo de marketing das Marmitas Fitness da Empresa X  é a quantidade de e-mails coletados no mês de fevereiro de 2018.

2- ROI (Return on Investment): Traduzido: “Retorno sobre o Investimento”. Este é um conceito bastante simples, porém não tão fácil de ser atingido dentro da estratégia de marketing. É a relação entre o investimento feito na campanha de marketing e o retorno que você obteve com esta campanha. Através da apuração do ROI, você consegue perceber se a estratégia foi bem sucedida ou não. Por exemplo: Se você investiu R$5220,00 em uma campanha e tiver um retorno de R$35.000,00, seu ROI é de aproximadamente 570%, ou seja, os R$5,2 mil investidos representam quase seis vezes mais em receita da estratégia.

Fazer um bom SEO para rankear no Google. Entendeu?

3- SEO (Search Engine Optimization): Traduzido: “Otimização para mecanismos de busca”. O SEO consiste em uma série de técnicas e estratégias para fazer seu site ou blog ser indexado pelo Google (buscador mais relevante da atualidade) ou qualquer outro buscador. Na prática, isto significa que seu site deve ser preparado corretamente, de acordo com os critérios (algoritmos) que o Google valoriza. Isto significa que utilizando da melhor maneira as técnicas do SEO, as pessoas podem encontrar seu site através do Google, descobrindo que você existe.

O SEO serve para que seu site seja encontrado através da chamada busca orgânica do Google. A busca orgânica é gratuita. É diferente dos anúncios ou links pagos que mediante dinheiro investido, fazem o Google colocar você em posição privilegiada do buscador. A meta principal do SEO é que seu site apareça no topo das páginas do Google. O ideal é que você apareça na primeira página dos resultados. Se conseguir então rankear em primeiro lugar na página do Google, é sinal que seu SEO é excelente. O SEO não é um processo estático. Não existem fórmulas mágicas ou garantidas, já que o Google atualiza sempre seus critérios e é extremamente vinculado à experiência de navegação de particular do usuário.

4- Buyer Persona/ Marketing Persona:  Tradução: “Persona Compradora ou Persona de Marketing”. A palavra “persona” vem do inglês, e tem uma interessante tradução. De acordo com o Cambridge Dictionary : é o tipo de personalidade que uma pessoa aparenta ter, e que geralmente é diferente da sua personalidade mais íntima. Interessante, não? Porém, adaptando o conceito ao marketing, a persona é um perfil baseado em pesquisas reais, que representa um cliente-alvo a quem você quer vender seu produto ou serviço.  A Persona de Marketing descreve quem são seus clientes ideais, como são seus dias, os desafios que enfrentam e como tomam decisões. Para saber muito mais sobre a Persona, acesse nosso post “Persona de Marketing para Pequenas Empresas”.

Está ficando cada vez mais fácil? Então siga o blog da Control F5  e acompanhe os demais posts do “Guia fácil do marketing digital”. Se quiser falar sobre outras definições, tiver dúvidas ou ver outros termos do marketing digital explicados aqui, deixe seu comentário. Será um prazer compartilhar mais ideias com você.

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