O que é Google Ads ou Google AdWords: definição

Entenda de forma fácil o que é o Google Ads ou Google AdWords

Todo mundo fala a respeito dos anúncios do Google, mas… Você já entendeu realmente o que é o Google Ads ou Google AdWords? Ao pensar em anunciar na Internet, você, empreendedor, pode ter basicamente 2 reações: ficar tentado a experimentar ou assustado em arriscar. Não se preocupe. Estes pensamentos são típicos quando se trata da busca por uma nova forma de anunciar sua empresa. E, em vez de ficar confuso com definições complicadas, plataformas e ferramentas, é fundamental que você compreenda de forma fácil o que é o Google Ads ou Google AdWords.

Primeiramente, entenda o seguinte: Google Ads e Google AdWords são a mesma coisa. O que aconteceu é que recentemente a plataforma trocou de nome. Durante muitos anos, a ferramenta de anúncios do Google chamou-se Google AdWords. Apenas no ano de 2018, a plataforma teve seu nome alterado para Google Ads, incorporando também algumas novas funcionalidades.

E, você já deve ter notado que a maioria dos posts que falam sobre o Google Ads são técnicos demais. Faltam informações simples sobre o que é essa plataforma de marketing e como ela funciona. Aqui, focaremos em explicar o básico.

Como funciona o Google Ads?

Google Ads (antigo Google Adwords)  é uma plataforma de publicidade no modelo pay-per-click (PPC). Pay-per-click, significa que você só vai pagar ao Google quando alguém clicar no seu anúncio. Isto quer dizer que não há um custo fixo ou um investimento mínimo necessário para anunciar no Google Ads. Ao contrário de outras plataformas de PPC, como o Facebook, o Google Ads oferece aos anunciantes duas formas básicas de alcançar pessoas:

  • Através da Rede de Pesquisa do Google (Google Search Network);
  • Ou pela Rede de Display do Google (Google Display Network).

Embora estas duas formas sejam funcionalmente muito diferentes, elas usam um sistema de leilão de PPC, em que os anunciantes fazem lances para que seus anúncios sejam exibidos para públicos relevantes. A Rede de Pesquisa do Google permite exibir seus anúncios para usuários que pesquisam ativamente as palavras-chave que você selecionou. Por exemplo: Se você é dono de um escritório de arquitetura na cidade de São Paulo, pode optar em por ter seu anúncio exibido toda vez que um usuário digita “Arquiteto em São Paulo”.

Veja que os escritórios que Arquitetura que anunciaram no Google aparecem listados nos anúncios. Os anúncios de texto são marcados com uma pequena tag que diz “Anúncio” ao lado esquerdo do endereço (URL) do site. Este tipo de anúncio é uma grande oportunidade para capturar usuários que estão naquele momento realmente interessados em pesquisar e fechar negócio com um escritório de Arquitetura em São Paulo.

Como otimizar ainda mais os anúncios no Google?

 Já a Rede de Display do Google funciona de maneira diferente. Em vez de exibir anúncios para pessoas que estão procurando ativamente por um produto ou serviço online, os “anúncios gráficos” ou “anúncios em banner” são colocados em sites em que você acha que seu cliente-alvo estará.

Como estes usuários não estão pesquisando ativamente o que você tem para vender, de forma geral há uma probabilidade menor de as pessoas clicarem nos anúncios de banner. Por outro lado, pense que há muitas pessoas que não sabem o que querem até que vejam o produto na sua frente. Então, os anúncios de banner providos pela rede de Display do Google, podem sim ajudar você a encontrar clientes potenciais que talvez nunca encontrariam sua empresa por conta própria.

Para melhorar ainda mais os resultados dos anúncios de banner, o Google possui uma ferramenta interessante. É o chamado Remarketing ou Retargeting. O Remarketing do Google é uma ferramenta de reengajamento, o que significa que os anúncios são exibidos para para pessoas que já visitaram seu site. O objetivo é fazer estas pessoas voltem ao seu site e resolvam comprar. Para entender melhor como o Remarketing do Google funciona, leia nosso post que explica melhor esta ferramenta

A seguir, veja um exemplo de como o Remarketing aparece ao usuário. Todos os anúncios que estão na página, são fruto de visitas anteriores do usuário a cada um dos sites destes produtos.

Atualmente, há diversas plataformas de anúncios PPC (pay-per-click) para você escolher. Por exemplo: a plataforma Facebook e Instagram Ads, Twitter Ads, Pinterest Promoted Pins, etc. Na verdade, o Google Ads nem é a única plataforma de anúncios baseada em mecanismo de busca- o Bing Ads e o Yahoo Ads também são opções.

No entanto, apesar de toda a concorrência, o Google Ads é de fato uma das melhores maneiras de atingir seu cliente-alvo. Agora que você já entendeu o que é o Google Ads ou Google AdWords, está na hora de pensar em como esta plataforma pode fazer você vender mais. Pensando na sua empresa, a Control F5 desenvolveu uma ferramenta simples e personalizada para que você crie e gerencie sua campanha no Google Ads. Converse com a gente. A Control F5 tem a solução perfeita para ajudar sua empresa a crescer.

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