O Google sabe tudo sobre você?

O Google sabe tudo sobre você?

Aprenda a visualizar, controlar e até apagar o que o Google sabe sobre você

Você acha que o Google sabe tudo sobre você? Isto parece meio assustador, não? E, o que podemos dizer? Nossa resposta é sim. O Google sabe (quase) tudo sobre você. É claro que isso apenas vai ocorrer quando você está usando a plataforma e logado em sua conta Google. E, mesmo que você não tenha percebido, foi você quem autorizou a empresa a coletar suas informações.

Isso é terrível? Depende. Vamos falar sobre o lado bom. Quando você faz uma busca, o Google aprimora os resultados que você vai receber na sua tela. Este recurso pode ser extremamente útil, já que o buscador “conhece” você, e pode entregar uma pesquisa mais relevante ao seu perfil. E, se você tem uma empresa, pense quão maravilhoso é poder alcançar o público exato que mais interessa na hora de veicular seus anúncios.

Um exemplo curioso, que talvez você não tenha reparado. Quando você faz aniversário, o Google homenageia você. Ao acessar a home page do site de busca, você verá um Doodle, um desenho personalizado especialmente para comemorar a data. É, sem dúvidas, uma sacada interessante. Normalmente os Doodles, versões diferentes da marca do Google, aparecem em datas comemorativas, eventos importantes, acontecimentos marcantes com pessoas conhecidas, etc. Então, no seu próximo aniversário preste atenção. O Google também sabe o dia que você nasceu.

O Google sabe tudo sobre você?Acesse os links que o Google disponibiliza para que você controle seus dados

Mas, se você não fica tão animado com o fato que o Google sabe tudo, não se preocupe. Há meios para que você veja e até apague os dados que a plataforma armazenou sobre o seu perfil. Confira alguns recursos que podem ajudar você a controlar sua privacidade:

Google Takeout: Existe um recurso dentro do Takeout que permite que você tenha uma cópia de todos os seu dados armazenados pelo Google. O Takeout é um projeto do Google Data Liberation Front, que garante que os usuários de produtos do Google, como YouTube e Gmail, exportem seus dados em um arquivo disponível para download.

My Activity: Acessando esse link você consegue visualizar, gerenciar e, inclusive, excluir dados de seu histórico de navegação.

Ads Settings: É aqui onde o Google mapeia suas áreas de interesses, compila sites comerciais que você acessou e oferece anúncios publicitários mais personalizados para você. Você também tem a opção de customizar, apagar ou restringir suas preferências na hora de visualizar anúncios.

Maps/ timeline: Aqui estão as informações que o Google armazena sobre seu histórico de localização.  Através de um recurso chamado “linha do tempo”, ele fala onde você esteve, informando o dia e a hora de sua passagem em determinado local. Também é possível impedir esse rastreamento.

Saiba como os dados do Google podem ajudar seu negócio

Dashboard: Aqui você encontra um painel que mostra todos os serviços do Google que você está usando. Também é possível ver e gerenciar todos os dados da sua conta Google.

Youtube Search History: Entrando nessa página você terá acesso a todas as suas buscas feitas no Youtube. Também é uma forma de acesso às configurações da plataforma.

Permissions: Aqui você vai descobrir todos os apps que tem acesso à sua conta Google. Isso inclui não só os aplicativos da própria plataforma, mas também apps de terceiros como WhatApp, entre outros.

Agora você viu que o Google sabe tudo, mas que você tem a possibilidade de controlar e conhecer o que ele armazena. E, se você tem uma empresa, percebeu que anunciar no Google Ads é uma excelente oportunidade para encontrar clientes realmente interessados em seus produtos ou serviços. Então, aproveite da melhor maneira aquilo que o Google pode oferecer para você fechar bons negócios. E, se precisar de ajuda, fale com a Control F5. Temos uma ferramenta que ajuda você anunciar no Google e vender muito mais.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastre-se em nossa newsletter

Conheça mais de nossos posts!