Neuromarketing: o que é e como pode ser aplicado?

neuromarketing

O termo neuromarketing se refere ao uso da moderna ciência do cérebro para medir o impacto do marketing e da publicidade nos consumidores. Por décadas, os profissionais de marketing procuraram entender o que os consumidores estavam pensando, mas acabavam confiando em técnicas tradicionais — perguntando o que eles pensavam em grupos de foco e pesquisas.

Veja também:

As técnicas de neuromarketing são baseadas em princípios científicos sobre como os humanos realmente pensam e decidem, o que envolve processos cerebrais dos quais nossas mentes conscientes não estão cientes.

Quando combinadas com procedimentos e designs experimentais sólidos, essas novas técnicas fornecem insights sobre as decisões e ações do consumidor que são invisíveis para as metodologias tradicionais de pesquisa de mercado.

Neuromarketing não é um novo tipo de marketing — é uma nova maneira de estudar marketing, portanto, faz parte do campo da pesquisa de mercado. Veja seis áreas principais onde o neuromarketing está sendo usado hoje:

  • Branding: as marcas são ideias na mente que extraem força das conexões que fazem. Neuromarketing fornece técnicas poderosas para medir associações de marca.
  • Design e inovação do produto: o neuromarketing pode medir as respostas do consumidor às ideias de produtos e designs de embalagens que são amplamente automáticos, emocionais e fora de nossa consciência.
  • Eficácia da publicidade: grande parte da publicidade nos afeta por meios não conscientes, embora não pensemos que isso aconteça. Neuromarketing explica como.
  • Tomada de decisão do comprador: o neuromarketing mostra como os ambientes da loja influenciam diretamente como os clientes decidem e compram, e não é um processo lógico.
  • Experiências online: os meios digitais novos desafios aos nossos cérebros. A ciência do cérebro mostra as muitas maneiras pelas quais podemos ser sutilmente influenciados à medida que realizamos nossas atividades online.
  • Eficácia do entretenimento: o entretenimento cria experiências na mente das pessoas que podem influenciar atitudes, preferências e ações. O neuromarketing mostra o que acontece quando o entretenimento nos transporta para um mundo imaginário.

Utilize as melhores estratégias de Marketing em seu negócio

Gostou de saber mais sobre o neuromarketing? Que tal aplicar as melhores práticas de Marketing em seu negócio? Entre em contato com a Control F5 e agende uma consultoria personalizada.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastre-se em nossa newsletter

Conheça mais de nossos posts!