Mentalidade digital: o que é e como criar

mentalidade digital

Veja um exemplo inspirador e aprenda como desenvolver a mentalidade digital na sua empresa

Mentalidade digital ou digital mindset, é atualmente um conceito bastante difundido. A expressão soa bonita, mas não significará muita coisa se você e sua empresa realmente não estiverem imersos nela, como um estilo de vida. E, em vez de definições teóricas sobre mentalidade digital, trazemos neste post um exemplo prático que fala por si. Uma recente campanha do McDonalds, obteve muito sucesso ao trazer uma coletânea de memes antigos da Internet. Os memes serviram de base para a criação do filme publicitário da marca para a volta do “Festival do Cheddar” nos restaurantes. Assista ao vídeo:

Mesmo que você não goste dos memes que inspiraram a ideia ou do estilo da trilha sonora do vídeo, a sacada foi genial. O vídeo alcançou a marca de 41 milhões de visualizações, e levou a um aumento expressivo de vendas e de visitas às lojas. Ele caiu como uma luva para o público do Mc, que se identifica totalmente com a linguagem dos memes e o conceito da criação.

Conheça os pilares da mentalidade digital na criação

O trabalho foi feito pela agência DM9 e em artigo publicado pelo Google, o VP da agência Adriano Alarcon fala exatamente sobre o conceito de mentalidade digital. Segundo Alarcon, “Digital não é formato, é mindset (mentalidade)”. Para ele, o digital mindset é um mandamento para guiar as campanhas digitais no Brasil, que em sua maioria têm baixos orçamentos. Segundo o VP, existem 3 pilares para o desenvolvimento de uma campanha para mídias digitais, levando em conta a mentalidade digital em sua concepção:

    •  As campanhas digitais precisam ser pop e ter potencial para gerar conversas: Isso significa que se o público identificar-se com a mensagem, vai sentir vontade de falar a respeito dela.
    • As produções devem ser simples: É necessário encontrar uma fórmula criativa que se adapte a orçamentos baixos de produção, sem que isso comprometa a qualidade.
    • As ideias devem buscar alguma “conversa” que já existe e que esteja na cabeça das pessoas: Esse tópico explica bem a ideia do McDonalds. Ao utilizar os memes famosos que as pessoas já conheciam e que fizeram sucesso, a empresa faz uso criativo das ideias e “conversas” dos memes já existentes. O resultado criativo bem sucedido foi a campanha do “Festival do Cheddar”.

Aprenda como desenvolver ela na sua empresa

Não pense que o conceito de mentalidade digital restringe-se apenas à campanhas publicitarias criativas. O digital mindset é uma forma de pensar em estratégias, processos de trabalho e produtos voltada para a nova realidade digital do nossas vidas. Então, conheça algumas formas de implementar a mentalidade digital na sua empresa, de acordo com o site Computerworld:

1-  Crie uma estratégia digital: “Às vezes, o maior desafio é reconhecer que uma mudança é necessária e uma estratégia digital é a solução.” Para ajudar neste processo, você pode recorrer a parceiros para entender qual a melhor forma de desenvolver a mentalidade digital em toda a organização.

2- Olhe para você mesmo: Para o desenvolvimento de uma genuína mentalidade digital é necessário um diagnóstico honesto das competências digitais de sua organização. Avalie pontos como capacidades internas, pessoal, processos, tecnologia e produtos ou serviços.

3- Coloque em prática: a mentalidade digital deve englobar tudo o que faz parte da organização. O consumidor atual busca por experiências integradas, não importando onde estejam ou onde tenham contato com a marca. O desenvolvimento de uma mentalidade digital deve começar com sua equipe e ir até o que você oferece ao mercado, de forma natural e sinérgica.

Para você desenvolver uma verdadeira mentalidade digital, não deixe de acompanhar o blog da Control F5. Todo o dia, trazemos a informação e a inspiração necessárias para que você torne-se cada vez mais digital. Naturalmente.

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