Melhores estratégias digitais para um e-mail marketing

Melhores estratégias digitais para um e-mail marketing

O e-mail marketing é toda comunicação via e-mail entre uma empresa ou marca e os seus contatos. Desenvolvidas em texto ou HTML, as campanhas costumam ser enviadas por softwares de automatização e contém produtos, promoções ou outros conteúdos.

Atualmente, o número de usuários de e-mail ultrapassa 2,9 bilhões, o que representa mais de um terço da população mundial, segundo pesquisas. O e-mail marketing começou no final da década de 1970 mas só foi ganhar popularidade nos anos 1990.

Apesar das vantagens do novo canal de comunicação, também surgiram os spams, mensagens indesejáveis, e as regras para proteger os consumidores.

Nos anos 2000, uma mudança com relação ao uso dos e-mails fez com que a consciência sobre a qualidade do conteúdo e dos contatos aumentasse.

Desse então, as campanhas de e-mail marketing são baseadas em boas práticas visando a uma aproximação no relacionamento entre as partes.

Com os novos hábitos de consumo de produtos e informações, bem como o surgimento de novas tecnologias, o e-mail marketing também vem sofrendo impactos e mudando constantemente.

Em razão disso, atualmente, o que mais importa é manter o foco nas necessidades especiais de cada destinatário das mensagens.

Dessa forma, é possível evoluir a estratégia de comunicação para uma ação de relacionamento e nutrição do lead ou potencial cliente.

Para isso, as ferramentas de automação auxiliam com segmentações avançadas. Elas também possibilitam a realização de testes de estratégias de marketing, com a análise das campanhas e seus resultados.

Dentre as principais vantagens do uso do e-mail marketing nas empresas, é válido citar:

  • Canal completamente incorporado à vida das pessoas na internet;
  • Grande parte dos usuários conferem suas caixas de entrada diariamente;
  • Inspira mais seriedade e compromisso, em comparação com redes sociais;
  • Facilita o relacionamento aproximado com clientes ou clientes em potencial;
  • Resulta em compras, fidelização e recomendações, principalmente a longo prazo.
  • Ajuda na expansão da marca ou empresa.

O resultado é que a assinatura significa o interesse em conferir o conteúdo e conhecer mais sobre determinada empresa, mesmo em meio a tantas mensagens recebidas diariamente, o que destaca a marca em relação às demais.

Certamente, o assinante de uma newsletter sobre a montagem de palcos para eventos terá interesse em abrir a mensagem e ler o material.

Se a qualidade gráfica e informativa forem do agrado dos destinatários, aumentam-se as chances de esse cliente em potencial seguir pela jornada de compras, por meio da contratação de serviços ou compra de produtos.

Tipos de e-mail marketing

O e-mail marketing é a comunicação entre empresa e o seu público com diversas opções de estratégias de marketing digital. Ele possibilita uma grande diversidade de formatos, sendo que cada um se destina a uma ocasião específica.

Para a elaboração das estratégias de e-mail marketing mais adequadas para o caso de um espaço para festa de casamento, por exemplo, é válido iniciar com um planejamento detalhado.

É necessário avaliar as necessidades e preferências do público-alvo, bem como as informações que a empresa pretende divulgar aos seus contatos.

O e-mail marketing pode ser utilizado por empresas de diferentes segmentos de atuação e dimensões, com os seguintes tipos de ações:

Newsletter

As newsletters são boas formas de comunicação com a audiência das empresas.

A equipe de marketing de uma organizadora de eventos pode abordar diversos temas para ajudar e envolver os potenciais clientes, como a locação de som para eventos, entre outros detalhes importantes no planejamento.

Se o empreendimento já possuir um site ou blog com conteúdos, ou mesmo redes sociais, a newsletter pode atuar em conjunto com essas estratégias. Ela funciona com a divulgação das postagens, incentivando o aumento do alcance do conteúdo.

Geralmente, a newsletter é semanal ou mensal, de acordo com a quantidade de conteúdos relevantes que a empresa tem para divulgar sobre produtos ou serviços, a organização em si ou o mercado em que se insere.

E-mail promocional

O e-mail promocional tem o objetivo de promover uma oferta, que pode ter diferentes formas.

Para incentivar os contatos em busca de gerador para alugar, uma empresa especializada pode oferecer um conteúdo informativo gratuito ou até mesmo um teste do produto.

Em outras palavras, o e-mail promocional pode ser: de produtos físicos, como fazem e-commerces; de produtos ou serviços digitais, como é o caso de consultorias ou softwares; de produtos digitais gratuitos, como é o caso de ferramentas de diversos tipos.

Nesses casos, o foco é a conversão do cliente em potencial, incentivando o avanço pelas etapas da jornada de compras.

E-mail sazonal

Os e-mails sazonais aproveitam datas especiais de cada usuário para o envio de mensagens personalizadas. As campanhas costumam acontecer nos aniversários, datas comemorativas, parabenizações e felicitações em geral.

A ideia é fazer com que os contatos se sintam lembrados, ao mesmo tempo que a corporação se faz presente no dia a dia dos consumidores. Isso é importante para qualquer empresa, por exemplo, uma especializada em controle de acesso digital.

E-mail marketing de boas-vindas

O e-mail de boas vindas é enviado assim que o contato se torna um lead, quando assina uma lista para receber e-mails da empresa.

Esse e-mail inicial pode até parecer irrelevante em primeira instância, mas ajuda a empresa a mostrar ao cliente em potencial sobre a importância do empreendimento e das soluções que ele tem a oferecer.

E-mail para clientes inativos

Com o objetivo de aumentar o engajamento com as campanhas, um buffet de crepe para casamento pode enviar mensagens com ofertas interessantes, de acordo com as características e preferências de cada usuário, e com uma periodicidade pré-determinada.

Outra dica é destacar a relevância da mensagem no assunto do e-mail, e sempre segmentar o envio. Assim, as mensagens terão boas taxas de abertura e clique, porque são adequadas aos gostos dos contatos. Outras ideias são:

  • Perguntar que tipos de conteúdos o contato gostaria de receber;
  • Fazer anúncios segmentados para os leads nas redes sociais;
  • Evitar grupos de e-mail e sempre limpar e atualizar listas de contatos;
  • Avisar que os leads não receberão spam.

Email para e-commerce

O e-mail marketing tem uma importância especial para os e-commerces ou comércios eletrônicos.

O canal de comunicação é fundamental para engajar, criar relacionamento e impulsionar as vendas, principalmente com o envio de promoções, novidades e outras interações.

Automação de e-mails

Automação de marketing é o nome dado às interações entre público e empresas que ocorrem de maneira automatizada.

Geralmente, os principais objetivos são o próprio disparo de mensagens e o relacionamento com os clientes, de acordo com as ações específicas de cada um no site da empresa.

Em outras palavras, dependendo do caminho do cliente em potencial até o contato com a empresa, a resposta será diferente. Portanto, o relacionamento é automatizado, mas também é personalizado, contribuindo para a aproximação de maneira mais efetiva.

As mensagens podem ser de diversos tipos, mas a automação costuma focar na nutrição dos leads, que consiste no envio de e-mails com conteúdos relacionados ao tema de interesse do contato.

Assim, ao mesmo tempo que as mensagens são disparadas, o cliente em potencial consome os conteúdos e pode se deixar ser conduzido pela jornada de compras, até a decisão por determinado produto ou serviço, como o aluguel de geradores de energia, para exemplificar.

Com um contato mais consciente sobre a importância do serviço, são maiores as chances de concretizar o negócio.

É importante segmentar os contatos, separando os e-mails de acordo com características pré-determinadas e a etapa correspondente na jornada até a efetivação de compra.

Mas os softwares contam com outras funcionalidades, que também devem ser exploradas, em busca de melhores resultados.

Contudo, é essencial o incentivo para que os clientes se cadastrem na lista de e-mails da empresa, garantindo uma base de contatos realmente interessados no aluguel de geradores a diesel, por exemplo.

As campanhas de e-mail marketing honestas e eficientes contam com listas próprias de contatos, captados de maneira orgânica, principalmente de modo presencial ou com campos de cadastro no site ou blog da empresa.

Além disso, as mensagens sempre devem ser relevantes para os clientes, eventualmente trazendo soluções ao consumidor para resolver problemas que ele pode estar enfrentando.

O ideal é realizar o máximo de testes possível até os profissionais responsáveis pelo marketing da empresa encontrarem uma fórmula mais adequada para os objetivos e necessidades de cada plano de comunicação e divulgação.

Conteúdo, layout, horário de envio e frequência devem ser estudados, assim como os resultados gerados, em busca de melhorias.

A contratação de profissionais especializados em marketing para o planejamento e execução das ações também pode ser determinante para o sucesso da empresa, impulsionando o crescimento e a lucratividade.

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