Marketing para pequenas empresas sem gastar

Faça marketing para sua empresa sem ter de investir muito dinheiro

Em tempos de crise, muitas empresas tendem a deixar os investimentos em marketing de lado. Mas, na realidade, nenhum negócio consegue sobreviver sem ações de marketing.

Fazer marketing, não significa colocar o comercial de TV da sua empresa no horário nobre do Jornal Nacional. Hoje, são inúmeras as maneiras simples que o marketing para pequenas empresas pode tornar-se totalmente viável.  

Confira então estas 16 dicas de marketing para pequenas empresas, que você pode fazer com pouco ou até nenhum dinheiro.

1.Venda seu negócio rápido e sempre

Você deve fazer o marketing do seu negócio o tempo todo, onde quer que você esteja. Porém, atenção a este dado: a atenção média de um adulto dura cerca de 6 a 8 segundos. Isso é todo o tempo que você tem para chamar a atenção de alguém.

Não importa se você tem um comércio, vende serviços para outras empresas, ou tem um e-commerce. Treine-se para apresentar o principal benefício do que você oferece ao mercado rapidamente. Isso certamente vai ampliar suas oportunidades de negócios.

2.Veja que seu cliente está perto de você

Muitas vezes o marketing para pequenas empresas deve ser local. Você não precisa e nem quer vender para o mundo todo.  Então, mostre-se para quem interessa. Procure engajar sua comunidade à sua marca. Por exemplo: patrocine eventos, contribua com o jornal gratuito do bairro, coloque sua marca em feiras locais, etc.

3.Faça parcerias com outras empresas

Parcerias de empresas locais costumam funcionar muito bem. Promover ações cruzadas é uma iniciativa bastante interessante de marketing para ambas empresas.  Você pode, por exemplo, deixar cupons e folhetos na loja parceira, promover links em redes sociais de forma recíproca, criar promoções conjuntas ou trabalhar a divulgação conjunta nos perfis de mídias sociais.

O trabalho em equipe é sempre mais eficaz do que o esforço singular, e a combinação de seus recursos com os de outra empresa pode ajudá-lo a fazer coisas que você nunca conseguiria realizar sozinho.

Normalmente, é melhor segmentar empresas na sua região, mesmo que sua clientela não seja local. Seu objetivo é elaborar um arranjo complementar que forneça benefícios mútuos para ambos.

Marketing para pequenas empresas sem gastar

Mais alguns exemplos de parcerias (joint venture) são:

  • Uma agência PPC pode fazer parceria com uma agência CRO para encaminhar os clientes uns aos outros.
  • Uma empresa de marketing pode ser parceira de um escritório de contabilidade para recomendar os serviços uns dos outros.
  • Um terapeuta de beleza pode oferecer manicures gratuitas para os clientes de um cabeleireiro.

Enfim, há inúmeras ideias possíveis. Basta identificar o cruzamento em seu público-alvo e o público de um não concorrente e, em seguida, encontrar uma maneira de explorar a parceria de maneira mutuamente positiva.

4.Construa um bom networking

Nada melhor para o marketing de pequenas empresas do que construir uma rede de contatos — fazer o famoso networking. Mas, lembre-se: A aquisição de uma boa rede de contatos requer compromisso de tempo e não dá frutos instantâneos. Porém, é um dos recursos mais valiosos que sua você pode ter.

5.Crie buzz

Buzz marketing é uma estratégia que basicamente faz as pessoas falarem sobre o seu negócio. Assim, dê bons motivos para que as pessoas conversem sobre a sua marca. Por exemplo: já percebeu que quando abre um restaurante no seu perto da sua casa, normalmente essa notícia é postada no grupo de Facebook do bairro? E isso gera comentários das pessoas: as que já foram no local e gostaram, as que querem conhecer, as que convidam amigos para conhecerem o lugar juntos. Este é só um exemplo de como o buzz (burburinho) pode contribuir positivamente para o crescimento da sua marca.

6.Tenha relacionamentos fortes com seus clientes

Pense nisso: é muito mais fácil manter um cliente fiel do que conseguir um novo. É por isso que estabelecer boas e fortes relações com sua base de clientes é crucial. Seja através de e-mail ou WhatsApp, você pode mandar mensagens com suas novidades, promoções, cupons de desconto, etc. Isto, claro, tomando cuidado para não se tornar chato ou invasivo.

Marketing para pequenas empresas sem gastar

7.Distribua amostras grátis daquilo que você vender

Se as pessoas tiverem a oportunidade de experimentar seu produto ou serviço, a probabilidade de que elas queiram comprá-lo aumenta significativamente. No marketing para pequenas empresas, você precisa ganhar reconhecimento de marca de alguma forma. A amostra grátis é uma velha e excelente técnica para isso. Na economia atual, as pessoas sentem-se muito mais confortáveis ​​em comprar algo que puderam experimentar primeiro.

8. Coloque sua empresa no Google Meu Negócio

Não deixe de inscrever sua empresa no Google Meu Negócio. Trata-se de uma ferramenta imprescindível, que exibe negócios no Google de maneira gratuita. Seu perfil é mostrado quando as pessoas procuram sua empresa, ou empresas semelhantes, na Pesquisa Google ou no Maps. Você pode criar e atualizar as informações de forma bastante fácil.

9. Produza conteúdo

O marketing de conteúdo é o processo de criar e distribuir conteúdo relevante e consistente com o objetivo de atrair e reter um público claramente definido. Ao contrário da publicidade paga, o marketing de conteúdo visa resultados a longo prazo.

Produzir conteúdo não se limita a criar postagens em blogs. Inclui também vídeos, podcasts, cursos online todo o tipo de formato onde as pessoas possam consumir informações.

Marketing para pequenas empresas sem gastar

10. Mídias sociais são sempre fundamentais

Embora esteja cada vez mais difícil obter bons resultados nas mídias sociais sem pagar por anúncios, isso não significa que você deva ficar fora delas.

Hoje em dia, a maior parte dos consumidores usam mídia social para suporte ao cliente, muito mais do que o telefone. Para algumas empresas, faz sentido investir muito, inclusive nas soluções de anúncios das redes sociais.

Por exemplo, os usuários do Instagram que seguem os influenciadores da moda estão sempre procurando novidades. Angariando um público ativo de seguidores, um varejista de roupas pode construir na plataforma um canal de vendas diretas consistente.

A chave é identificar onde seus clientes estão e como eles gostam de ser abordados. Se a mídia social é a resposta para essas duas perguntas, ela é o canal perfeito para sua empresa.

11. Use sites de cupons

Usar sites de ofertas de cupons como o Groupon pode ser uma boa ideia para promover rapidamente o seu negócio. Os sites de cupons acumulam grandes audiências, são agrupados por localidade, e permitem que empresas locais, regionais ou mesmo nacionais ofereçam descontos por tempo limitado a seus membros.

Dentre os benefícios para o marketing da sua empresa estão a exposição em massa, publicidade local direcionada, maior reconhecimento da marca e um fluxo de novos clientes. Você vai pagar aos sites uma porcentagem por venda efetuada.

No caso do Groupon, você paga uma porcentagem de cerca de 50%. Ou seja, pelo menos metade da sua receita vai para o Groupon. Em outras palavras, é bem provável que você perca dinheiro com algumas plataformas desse tipo. Mas, não se esqueça, essa estratégia vai funcionar essencialmente como publicidade paga.

Entenda que o objetivo principal do uso de sites de ofertas de cupons não é a venda. Quanto mais significativo for o seu desconto, mais popular sua oferta será. O objetivo é levar as pessoas até você para experimentar o seu produto, e a partir daí, suas estratégias de retenção de clientes é que entram em cena.

Muitos novos clientes em potencial irão navegar em seu site mesmo que decidam não comprar a oferta. Lembre-se também que é essencial manter um nível impecável de serviço ao cliente trazido pelo site de cupons.

12. Faça bom uso do e-mail marketing

A maioria das pessoas que visitam seu site não compram de você imediatamente. Captar informações de contato e nutrir leads ainda é uma das melhores maneira de vender, e o e-mail continua sendo o canal de conversão mais bem cotado quando o assunto é interagir com clientes potenciais.

Inicialmente, você oferece aos visitantes do seu site algo interessante em troca de endereços de e-mail. Possíveis opções são um download de material gratuito, um teste de serviço, uma vaga em um webinar, um cupom, etc.

Outros benefícios do email marketing incluem: baixo custo, alcance global, é fácil de automatizar e segmentar. Além disso, é uma ferramenta de comunicação imediata fácil de configurar, rastrear e otimizar.

Marketing para pequenas empresas sem gastar

13.Organize webinars

Um webinar é essencialmente um seminário que acontece online. Pode ser na forma de uma apresentação, demonstração ou discussão.

Os webinars são frequentemente usados ​​como imãs de leads para o e-mail marketing. A escolha de bons temas pode trazer uma boa quantidade de clientes potenciais para você. O webinar também pode ser usado para gerar maior credibilidade da empresa com seus clientes atuais.

Da mesma forma, os seminários online podem ser gravados e usados ​​como produtos autônomos ou até mesmo uma série de produtos. Eles são um ótimo meio para treinamento. Os webinars tendem a ser mais envolventes do que vídeos mais simples, mesmo que sejam usados ​​exatamente com os mesmos objetivos.

A transmissão em tempo real e as perguntas e respostas ao vivo tendem a fazer com que as pessoas sintam que estão recebendo muito mais valor do que se estivessem assistindo a um vídeo com as mesmas informações.

Para executar o webinar, Você precisará de um software que tenha as seguintes funções:

  • Áudio bidirecional: o apresentador fala enquanto os espectadores estão mudos, mas o apresentador pode também dar voz aos espectadores para que façam perguntas;
  • Compartilhamento de tela: o apresentador pode compartilhar sua tela ou alternar para vídeos, quadros explicativos ou demonstrações ao vivo;
  • Pesquisas: o apresentador pode convidar os espectadores fornecer feedback ou fazer perguntas.

Os webinars funcionam muito bem em certos nichos. Você terá de testar para ver se funciona com seu público-alvo.

14. Promova consultas gratuitas

Você pode se posicionar como um especialista ou autoridade em seu nicho. Assim, promover uma consulta gratuita é uma ótima maneira de gerar novos leads.

Muitos prestadores de serviços se preocupam se estão divulgando informações demais em consultas gratuitas. Existe um medo de que os clientes em potencial apenas peguem as informações e não apareçam mais.

Não se preocupe com isso. As pessoas que pegam sua consulta e vão embora, não iriam comprar de qualquer maneira.

Porém, pessoas interessadas em pagar por qualidade ficarão impressionadas com o valor que você os forneceu. Afinal, se você pode oferecer tanto valor em uma consulta de 30 minutos, elas acreditarão que suas afirmações são verdadeiras e que contratar você é a decisão certa.

Marketing para pequenas empresas sem gastar

15. Anuncie na mídia impressa de nicho

Embora grande parte do mundo esteja focado no marketing online, a mídia impressa ainda existe e, em alguns nichos, ela ainda prospera.

Muitas empresas não pensam mais sobre isso, mas para muitos consumidores de varejo os materiais impressos ainda são as principais fontes de informação por trás de suas decisões de compra.

Existe também uma outra vantagem. Como a mídia impressa hoje tem menor popularidade, o preço dos anúncios também diminuiu. Nos nichos certos, é possível executar anúncios eficazes a preços bastante acessíveis.

Entretanto, a mídia impressa raramente é eficaz como estratégia única de marketing. É melhor usada em conjunto com estratégias de marketing online. Os dois canais devem complementar um ao outro a fim de criar uma experiência envolvente para potenciais compradores.

16. Fale em eventos

Para fazer seu de branding e estabelecer-se como uma autoridade, poucas coisas são mais impactantes do que ser um palestrante em eventos populares em seu nicho.

Embora os convites para palestrar em eventos maiores sejam frequentemente destinados a famosos, como resultado de suas realizações ou influência, você também pode criar suas oportunidades, tornando-se um palestrante talentoso e oferecendo sua expertise em eventos menores.

Há também locais de mais fácil acesso que podem dar oportunidades para suas palestras: Clubes locais (pense em Rotary, Lion’s, associações comerciais, grupos de redes de negócios, clubes de interesse específico (fotografia, caminhadas, costura, etc.), escolas, igrejas e empresas.

Porém, vá bem preparado e trate cada evento como um se fosse um grande negócio.

Estas estratégias de marketing para pequenas empresas não requerem grandes orçamentos e certamente ajudarão você a envolver seus clientes, construir relacionamentos e manter sua marca na mente das pessoas.

Saiba que o bom marketing nem sempre é sinônimo de dinheiro imediato. E você, quer saber também como o Google pode ajudar seu negócio? Então, leia o guia de Google Ads para Pequenas Empresas da Control F5.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastre-se em nossa newsletter

Conheça mais de nossos posts!