Marketing Multicanal: conheça esta estratégia.

Marketing multicanal: O que é e como pode ajudar na sua estratégia.

Toda empresa tem o mesmo objetivo: conseguir captar o mercado da forma mais completa possível. Quer também conseguir novos clientes e manter os já existentes fiéis à marca. Entretanto, essa é uma tarefa que não é fácil. Para atingir essa meta, várias empresas recorrem a uma estratégia conhecida como marketing multicanal.

As pessoas estão cada vez mais cansadas das abordagens de venda tradicionais. Imagine que bom seria se seu público pudesse entrar em contato com sua marca, com seu produto das mais diversas formas sem se sentir invadido, cobrado a comprar? É esse tipo de boa experiência de consumo que o marketing multicanal busca.

Afinal, o que é marketing multicanal?

O marketing multicanal faz propaganda e vende em qualquer lugar que seus clientes possam estar disponíveis a comprar. Além da publicidade paga, faz uso de vários canais como marketplaces, mídias sociais, aplicativos de mensagens e outros, aproveitando todas as oportunidades onde pessoas podem se tornar possíveis consumidores.

Uma boa estratégia multicanal leva em conta escolhas do consumidor, seus padrões de compra e de que forma ele usa diversas plataformas, fazendo com que espontaneamente sua marca seja encontrada. Esse contato acontece em lugares como posts do Instagram, Facebook, Pinterest, portais de conteúdo e outros.

Portanto, a criação de caminhos de compra naturais nas mais diversas plataformas é a essência do marketing multicanal. Este contato natural faz com que sua marca comece a fazer parte do dia-a-dia das pessoas.

 

 

Como uma estratégia de marketing multicanal funciona?

Assim como todos nós fazemos, uma pessoa foco para o seu negócio pode estar navegando na Internet, fazendo pesquisas no Google, acessando as mídias sociais ou lendo notícias em um grande portal. Cada um destes canais tem características diferentes e este visitante pode estar em cada um deles com diversos propósitos. A passagem espontânea deste usuário por estas plataformas pode levá-lo a seu site ou sua loja virtual Assim opera uma estratégia multicanal.

Outro função importantíssima do marketing multicanal é conseguir captar e-mails. Porém, o objetivo é fazer com que as pessoas forneçam espontaneamente essa preciosa informação. Conseguir que um internauta (que pode se tornar cliente potencial) dê por vontade própria seu e-mail é uma das principais metas que medem o sucesso do marketing multicanal. Isso pode ser feito, por exemplo, oferecendo algum conteúdo interessante mediante o cadastro do e-mail.

Ter uma estratégia de marketing multicanal é suficiente?

Ter uma estratégia multicanal é, de fato, muito importante.  Ela desenvolve e lida com novos comportamentos de compra, prioriza as escolhas do cliente e leva a relacionamentos mais profundos e lucrativos. Porém, antes de querer estar presente em todos os lugares, é importante que exista uma base sólida: ter um bom produto e oferecer valor para as pessoas é primordial para o sucesso da estratégia.

Definir e otimizar uma boa estratégia de marketing multicanal exige experiência. Se você não estiver bem preparado, pode perder tempo e dinheiro sem atingir os resultados esperados. Muitas vezes, para o sucesso da estratégia, a ajuda de uma agência de comunicação é fundamental. Se você quer entender mais como o marketing multicanal funciona, se é viável para seu negócio e o que fazer pra começar, fale com a Control F5. Podemos te ajudar a encontrar seu caminho e principalmente encontrar onde seu cliente está.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastre-se em nossa newsletter

Conheça mais de nossos posts!