Marketing digital e os sites de apostas no Brasil

Como as agências de marketing digital podem ajudar no crescimento dos sites de apostas no Brasil

Não é novidade que o brasileiro adora esportes. E,o fato de o país ter recentemente sediado alguns dos eventos esportivos mais importantes do mundo, como a Copa de Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016, serviu para que os sites de apostas tenham crescido bastante no Brasil nos últimos anos.

De acordo com a Fundação Getúlio Vargas, estima-se que atualmente o segmento de apostas online movimente R$ 4 bilhões por ano. Várias empresas deste segmento vem ampliando suas operações no país, atraídos pelo número cada vez maior de usuários conectados à Internet que tem grande interesse em esportes.

Apesar do desejo dos brasileiros por este tipo de entretenimento, o mercado de apostas no Brasil ainda é pequeno, levando-se em conta o tamanho do mercado consumidor potencial que ainda pode ser explorado por aqui. Alguns entraves legais são responsáveis por causar a lentidão da expansão do segmento.  Desde 2014, um projeto de lei (PL 186/2014), que propõe a exploração legal dos jogos de azar no Brasil, aguarda ser votado pelo Senado.

Ainda sem ter a regulamentação local, a maioria das plataformas deste mercado hospeda seus sites no exterior, em países com tradição em apostas como Reino Unido, Uruguai, entre outros. Vale ressaltar que tal prática não é ilegal. Quando alguém aplica dinheiro nas plataformas de apostas hospedadas no exterior, é como se o apostador tivesse viajado para um destes lugares e gastado o dinheiro lá. Porém, se o jogador obtém ganhos, estes devem ser devidamente declarados à Receita Federal do Brasil.

Sites de apostas: uma grande jogada para o Brasil

Vários sites de apostas afirmam possuir um grande potencial de arrecadação de impostos, o que ajudaria na diminuição do déficit fiscal do Brasil. Uma pesquisa da KPMG, rea­lizada a pedido da Remote Gambling Association (associação que reúne empresas licenciadas a operar na Europa), afirma que a receita tributária com a legalização de apostas no Brasil chegaria a 1,3 bilhão de reais.

Quanto às ações publicitárias realizadas pelos sites de apostas no Brasil, a espera pela aprovação de uma regulamentação local, impede que eles possam, por exemplo, veicular anúncios pagos em plataformas como Google e Facebook. Mesmo assim, várias empresas têm buscado formas alternativas de divulgar suas plataformas de aposta. Por exemplo, a Copa do Brasil deste ano teve o patrocínio do site de apostas Bodog. Muitas empresas do segmento também tem investido em patrocínio de campeonatos e clubes. Outro site, o Bumbet, veiculou campanhas em canais de TV fechada como a ESPN e a Fox.

Quando trata-se de ações de marketing digital destas empresas no Brasil , por enquanto, a melhor maneira de elas serem divulgadas é através das buscas orgânicas do Google. Buscas orgânicas são aquelas em que o usuário pode encontrar o site de apostas através do Google de maneira natural, sem a necessidade de anúncios pagos. Mesmo sem a regulamentação aprovada no Brasil, as agências de marketing digital já possuem uma excelente oportunidade de atuação: Se os sites de apostas no Brasil precisam ser encontrados através de buscas orgânicas, estes sites precisam ser fortemente otimizados através de técnicas de SEO e Link Building.

SEO e Link Building: as chaves do crescimento das apostas no Brasil

Esclarecendo: o trabalho de SEO on-page, tem como objetivo a otimização das buscas no Google através de estratégias relacionadas à programação, textos, códigos, escolha de palavras-chave, menus, arquitetura de navegação e velocidade de carregamento do site.

Já o Link Building, trata-se de garantir menções valiosas para as empresas em outros sites, o que, além de impulsionar as posições do site de apostas na busca orgânica, colabora para melhorar a comunicação e o reconhecimento da marca.

É por isso que os trabalhos de SEO,  marketing de conteúdo e Link Building quando adotados de forma integrada, são capazes de construir uma rede de indicações relevantes para o site. Isto alavanca consideravelmente a autoridade do site nas páginas de pesquisa do Google.

Então, é primordial às empresas de apostas que queiram atuar no Brasil, procurarem ajuda de agências de marketing digital locais. Assim, mesmo com alguns entraves legislativos, os sites de apostas podem ser reconhecidos pelo público, criando competitividade no ainda pouco explorado, gigante mercado de sites de aposta.. É uma excelente oportunidade de ampliarem seu market share no maior país da América do Sul.

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