Marketing de relacionamento

Em tempos onde a competição do mercado está cada vez mais acirrada, variação constante de produtos, crescimento dos meios de propaganda, manter um bom relacionamento com os clientes é imprescindível. Para isso ser possível, sua empresa precisa de uma postura ativa e bem definida de marketing, para poder expandir seu alcance, e mais importante ainda, conquistar a fidelidade dos novos clientes. E todo o conjunto de ações e ferramentas aplicadas nesse objetivo, é chamado de Marketing de relacionamento.

O que é marketing de relacionamento e seus benefícios

Marketing de relacionamento é o que aproxima os clientes da empresa. São medidas que tornam possível a fidelização de quem consome seus produtos, e criam atalhos de melhoria, pois essa relação inclui estar sempre ouvindo o que o cliente tem a dizer. Com essa troca, fica mais fácil dirigir ações práticas de desenvolvimentos e correções em diversos setores, criação de promoções mais certeiras, e benefícios ao cliente que atendam de fato suas necessidades. Esse ciclo garante um consumidor satisfeito, que além de voltar até você, vai indicar a outras pessoas e até defender a sua empresa. O que mais se tem visto hoje nas redes sociais, são empresas sofrendo ataques e críticas de clientes insatisfeitos, o trabalho do marketing de relacionamento é trabalhar nessa área também, assegurando uma melhor imagem quando novos clientes estiverem pesquisando sua marca.

Prepare sua empresa para o marketing de relacionamento

Antes de mais nada, é preciso começar pela base, e inserir as boas práticas como filosofia da empresa. Conscientize seus funcionários, independente de suas funções, de que o relacionamento com os clientes é tão importante quanto a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa. E a dica de ouro, é o pós-atendimento, pois um mal atendimento quando o cliente volta à empresa em busca de soluções, esclarecimentos, ou mesmo reclamações, anula tudo o que você ganhou na primeira impressão.

Invista em novas plataformas de interação com os clientes

Além do obrigatório sistema de SAC, muitas empresas estão migrando para outros meios de comunicação mais práticos e efetivos. Muitas pessoas hoje em dia, preferem resolver uma questão através de mensagens do que fazer uma ligação. Portanto, ter a empresa presente nas redes sociais, criar aplicativos para celulares, é o novo meio de interação com seu consumidor. Além de ser mais fácil e abrangente, esses sistemas facilitam na reunião de dados de seus clientes, para fazer pesquisas de preferências e tudo mais. Um diferencial importante nesses novos meios de interação é não usar apenas sistemas de respostas programadas.

Conheça seu consumidor

Um bom sistema de marketing de relacionamento vai muito além do atendimento. Hoje em dia é preciso inovar e estar sempre um passo a frente. Crie sistemas de ouvidoria, reúna informações de seus clientes através do SAC, dos aplicativos e das redes sociais. Com essas informações fica mais fácil criar promoções e benefícios direcionados ao cliente certo. Mapeie seus melhores clientes e crie sistemas de pontuações e recompensas, assim você não terá apenas um cliente, mas sim um fã de sua empresa.

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