Marketing de guerrilha para pequenas empresas

Marketing de guerrilha para pequenas empresas

Saiba como usar estratégias de marketing guerrilha de forma simples

Geralmente, as pequenas empresas, especialmente no início, enfrentam uma situação complicada. Para fazer marketing, eles precisam de dinheiro. Mas para conseguir dinheiro, eles precisam vender. Então, uma estratégia marketing de guerrilha para pequenas empresas pode ser a solução.

Com recursos limitados, é difícil para uma empresa iniciante investir em estratégias de crescimento. Além disso, ela compete com as grandes empresas, que têm melhor reconhecimento das suas marcas, e podem pagar campanhas de marketing em larga escala.

O que é marketing de guerrilha

O termo “marketing de guerrilha” foi criado por Jay Conrad Levinson em 1984, como uma solução para pequenas empresas que não podiam pagar caras campanhas de marketing feitas pelas grandes corporações.

A ideia do conceito de marketing de guerrilha, é análoga ao sentido militar. Originalmente, a guerrilha é uma estratégia usada por grupos menores de combatentes para competir contra exércitos maiores e mais tradicionais.

Assim, o fundamento do marketing de guerrilha é trabalhar com a criatividade e a surpresa, aumentando o impacto das ações, mesmo tendo recursos financeiros limitados. 

O marketing de guerrilha visa também pegar o “inimigo”, ou seja, o concorrente, desprevenido. A estratégia utiliza métodos não convencionais para atingir objetivos de marketing de uma maneira barata. 

Ao contrário do que você possa pensar, as táticas de marketing de guerrilha são ideais para pequenas empresas que desejam causar um grande impacto, gastando pouco.

Características do marketing de guerrilha para pequenas empresas

Vale esclarecer que o marketing de guerrilha pode ser feito tanto online como offline. Basicamente, o que diferencia o marketing de guerrilha do marketing tradicional, são quatro características fundamentais:

1. Ser feito com baixo orçamento 

O principal objetivo das táticas de marketing de guerrilha é gastar pouco dinheiro, obtendo o maior impacto possível. 

Por exemplo, se você reunir alguns de seus colegas de trabalho para fazer um vídeo rápido da empresa para o YouTube, isso pode ser considerado uma tática de marketing de guerrilha.

Marketing de guerrilha para pequenas empresas2. Fugir do tradicional

Para caracterizar o marketing de guerrilha, sua estratégia deve fugir do tradicional. A ideia é impressionar com algo diferente. 

Por exemplo, produzir cartões de visita ou adesivos são métodos baratos de marketing, mas que também são amplamente utilizados por muitas empresas. Então, isso não seria considerado marketing de guerrilha.

Entretanto, se os cartões de visita contiverem algum elemento diferente, como o exemplo da empresa de adubo para gramados da foto abaixo, poderíamos considerar uma tática de guerrilha.

A ideia de uma estratégia não tradicional, pode se aplicar não só ao marketing como e tudo que a empresa faz de forma geral. Pense nas coisas mais básicas que sua empresa faz, e procure encontrar maneiras alternativas de executá-las.

Marketing de guerrilha para pequenas empresas3. Ser realmente memorável

Se você decidir por uma estratégia de marketing de guerrilha, você não quer apenas colocar sua marca na frente das pessoas. O objetivo é que seu nome realmente fique na cabeça delas.

O aspecto de tornar-se memorável é um ponto de foco especialmente importante para novos negócios. 

Quando as pessoas recebem um anúncio ou conteúdo de uma empresa que simplesmente não conhecem, é menos provável que haja algum envolvimento entre ela e a marca. 

Então, se sua empresa é nova ou pequena, quanto mais memorável sua estratégia for, mais fácil será lembrar o nome da empresa e iniciar um relacionamento com aquele cliente em potencial.

Marketing de guerrilha para pequenas empresas4. Trabalhar com o inesperado

Uma agradável surpresa é uma ótima maneira de atrair a atenção das pessoas e envolvê-las. 

Em vez de apenas tomar conhecimento da sua marca ou ser exposto a ela repetidamente, o consumidor demanda que as marcas tenham algo único, especial e diferente.

O inesperado exige que mais áreas do cérebro do espectador sejam acionadas, o que pode favorecer uma presença maior da marca em suas mentes.

Marketing de guerrilha para pequenas empresasUma estratégia de marketing de guerrilha pode ser um grande sucesso, mas também um fracasso. Por isso, é importante garantir que sua tática seja cuidadosamente planejada. 

Portanto, ao decidir fazer marketing de guerrilha, tenha objetivos concretos. Isso requer conhecimento de suas metas de negócios, plano de marketing, clientes, comunidade e também de seus concorrentes.

O marketing de guerrilha para pequenas empresas nada mais é do que encontrar maneiras únicas de alcançar objetivos comuns. A chave para criar táticas eficazes de guerrilha é conhecer as reais necessidades do seu negócio e dos seus clientes.

Coloque sua imaginação para funcionar e planeje bem. Assim, você verá como o marketing de guerrilha para pequenas empresas é totalmente possível.

Caso você precise de ajuda, converse conosco. A Control F5 desenvolve estratégias de marketing de guerrilha, que podem fazer sua empresa aparecer para seu mercado consumidor.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastre-se em nossa newsletter

Conheça mais de nossos posts!