Mapa de empatia atualizado

Mapa de empatia atualizado: o que é e como usar para entender seu cliente

Já vimos aqui no blog que o conceito da Persona de Marketing ajuda sua empresa a conhecer melhor o seu cliente. Agora vamos falar sobre outra ferramenta: o Mapa de Empatia Atualizado. Criado por Dave Gray, mentor da técnica do Visual Thinking (Pensamento Visual) e fundador da XPlane , o Mapa de Empatia foi desenvolvido há alguns anos, porém foi atualizado por Dave em 2017, resultando no Empathy Mapping CanvasVale ressaltar que muitos posts e cursos ainda abordam o Mapa de Empatia antigo. Então, preste atenção e aproveite para baixar o pdf do Mapa de Empatia atualizado por Dave Gray diretamente da fonte. O Mapa de Empatia, associado à Persona de Marketing, proporcionam uma visão bastante completa do público que você quer conquistar, e ajudam nas estratégias de conteúdo, campanhas e inclusive customização do produto que você oferece.

Para utilizar esta ferramenta da melhor a maneira, é imprescindível entender que o mapa de empatia trabalha com a ideia fundamental de colocar-se no lugar do seu cliente. A palavra empatia quer dizer exatamente isto. Significa nos colocarmos na situação do outro. Em marketing, a empatia funciona para entender a vida do potencial cliente, com o objetivo de produzir aquilo que realmente faça sentido para esta pessoa. Então, quando falamos em mapa de empatia, vamos além de entender apenas o porque alguém compraria aquele produto. Queremos realmente entender a vida desta pessoa e como o nosso produto ou serviço oferecido pode ajudá-la.

Explicando o que é o Canvas do Mapa de Empatia atualizado

O Mapa de Empatia atualizado é uma forma organizada de entender o que seu cliente vive, o que o motiva, quais são suas preocupações a fim de criar verdadeira interação entre ele e sua empresa. E não se trata apenas de uma técnica de marketing. O mapa de empatia atualizado visa criar um elo verdadeiro entre o que o cliente busca e o que você oferece. Seria uma segmentação de mercado honesta. Se alguém não procura o que você oferece, através mapa de empatia ela estará naturalmente excluída. Então, aproveite esta ferramenta como uma forma de conectar sua empresa a quem quer e precisa dela.

Mapa de empatia - atualizado e traduzido
As etapas do mapa de empatia 

1.Quem são as pessoas por quem temos empatia?

Quem são as pessoas que você quer entender?

Qual é a situação que elas estão enfrentando?

Qual é o papel delas na situação?

2. O que estas pessoas precisam fazer?

O que elas precisam fazer de forma diferente?

Que tarefas(s) elas querem ou precisam fazer?

Que decisão (s) elas precisam tomar?

Como vamos saber que elas foram bem sucedidas?

3. O que estas pessoas veem?

O que elas veem de maneira geral no mercado?

O que elas veem em seu ambiente próximo?

O que elas veem os outros dizendo e fazendo?

O que elas estão assistindo e lendo?

4. O que estas pessoas dizem?

O que nós ouvimos estas pessoas dizerem?

O que podemos imaginar que elas estão dizendo?

5. O que estas pessoas fazem?

O que elas fazem hoje?

Que comportamento observamos que elas têm?

O que podemos imaginar estas pessoas fazendo?

6. O que estas pessoas ouvem?

O que elas estão ouvindo os outros dizerem?

O que elas estão ouvindo de amigos?

O que elas estão ouvindo dos colegas?

O que elas estão ouvindo de pessoas desconhecidas?

7. O que estas pessoas pensam e sentem?

Suas dores:

Quais são seus medos, frustrações e ansiedades?

Seus ganhos:

O que elas querem? Quais são suas necessidades e seus sonhos?

Fazendo o Mapa de empatia atualizado

Você pode discutir estas questões com o próprio time da empresa, ou realizar uma pesquisa entre seus clientes e pessoas que você imagina serem seus futuros clientes. A pesquisa pode ser formal ou informal. Use sua sensibilidade para conversar com as pessoas ou faça uma pesquisa mesmo, um questionário para entender melhor seu público. Você não precisa fazer todas as questões propostas no mapa, pode adaptá-las ou concentrar as perguntas naquilo que julga relevante para seu negócio. Enfim, o mapa de empatia atualizado serve como um guia para entender melhor o seu cliente como um todo. Aproveite esta ferramenta da melhor forma, adaptando-a conforme as necessidades do seu negócio.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastre-se em nossa newsletter

Conheça mais de nossos posts!