Vale a pena adotar o Inbound Marketing em sua estratégia?

Vale a pena adotar o Inbound Marketing em sua estratégia?

O Inbound Marketing é um conjunto de estratégias de marketing que ganha mais relevância a cada dia, com o objetivo de atrair, encantar e converter os clientes por meio dos seus pilares, que são o SEO, o Marketing de Conteúdo e as Redes Sociais.

Cada vez mais empresas vêm adotando as estratégias de Marketing Digital para aumentar a visibilidade e autoridade em todos os segmentos, além de promover os seus produtos, atrair mais consumidores e vender mais.

Alguns empreendedores têm receio de investir nesse novo formato de promover os negócios, se perguntando se vale a pena adotar o Inbound Marketing.

Entretanto, o Marketing da Atração, como também é chamado o Inbound Marketing, se mostra uma forma eficiente de conquistar e manter o relacionamento com clientes nas plataformas digitais, capaz de trazer excelentes resultados.

O que é o Inbound Marketing?

Baseado na criação e compartilhamento de conteúdos segmentados de acordo com o público-alvo das empresas, o Inbound Marketing é uma forma de conquistar a atenção do potencial cliente. A comunicação direta estabelecida pelas estratégias são capazes de criar um relacionamento duradouro, com base na elaboração de conteúdos informativos e relevantes para o público.

O Inbound Marketing visa construir um relacionamento por meio dos materiais, dando confiança para que o público continue em uma jornada que pode resultar em uma venda.

Por isso ele é chamado também de Marketing da Atração, em outras palavras, as pessoas vêm até a empresa atraídas pela mensagem que ela passa. E à partir desse momento, as empresas podem apresentar as suas soluções, porque elas têm potencial para transformar essas pessoas em clientes ou promotores da marca, dependendo do nível de satisfação.

O Inbound Marketing é especialmente importante atualmente, porque os ambientes digitais mudaram a forma como as pessoas consomem conteúdos, sejam eles informativos, de entretenimento e até produtos.

Antigamente, o consumidor não tinha controle sobre os conteúdos publicitários que consumia, fossem eles por telefone, e-mail, estandes de vendas em eventos, anúncios em rádios ou televisões. No Outbound Marketing, o investimento costuma ser mais alto, mas geralmente não é possível mensurar os resultados com precisão.

Por outro lado, o Inbound Marketing, com blogs, redes sociais ou e-mail, tem as seguintes características:

● Comunicação aberta, com marca e clientes interagindo e engajados;
● Sem interrupções, a mensagem é transmitida no momento mais conveniente;
● Geração de valor, com a criação constante de conteúdos de qualidade;
● Possibilidade de alcançar estabelecer um relacionamento duradouro, com mais engajamento.

Quais os benefícios do Inbound Marketing?

Aos empreendedores que se perguntam se vale a pena investir em estratégias de Inbound Marketing, é válido ressaltar que as vantagens de atrair o público com conteúdos relevantes são possíveis em empresas de todos os segmentos e dimensões.

Muitos profissionais consideram que o Inbound Marketing contempla alguns aspectos falhos no modelo tradicional de marketing, fortalecendo marcas e aumentando vendas.

Portanto, dentre as principais vantagens de investir em Inbound Marketing, pode-se enumerar:

● Alcançar um público maior e mais segmentado;
● Aproximação de clientes, com relação de confiança e interação constante;
● Maior poder de persuasão, com conteúdos informativos e relevantes;
● Ciclo de vendas mais curto, menos tempo para converter leads;
● Menor custo e menos tempo para adquirir novos clientes;
● Possibilidade de mensuração dos resultados em tempo real;
● Aumento do ticket médio dos gastos dos clientes;
● Oferecimento da proposta quando o cliente já está preparado;
● Mais oportunidades de negócios e chances de vendas.

Processo do Inbound Marketing

O poder do Inbound Marketing para empresas de todos os segmentos está justamente no seu processo de operação, que pode ser dividido em 4 etapas:
1. Atrair visitantes regulares nos canais, com conteúdos relevantes;
2. Converter o máximo de visitantes em leads, oportunidades de vendas;
3. Nutrir os leads certos e fechar as vendas;
4. Continuar encantando o cliente, que se torna promotor da marca.

Pode-se dizer que o processo do Inbound Marketing é perfeito para levar o conteúdo mais adequado para os potenciais clientes, porque as etapas se encaixam na jornada dos clientes desde a descoberta das marcas até a compra. Nesse sentido, ele ajuda a fortalecer a marca, gerando o relacionamento que resulta na venda.

A jornada dos clientes pode ser compreendida por meio do funil de vendas, em que as 3 etapas são: topo do funil, uma fase em que o potencial cliente aprende e descobre sobre um tema, procedimentos estéticos, por exemplo; meio do funil, com o início da consideração de compra e o fundo do funil, quando ocorre a avaliação final da eficácia de um alongamento de cílios volume russo, ou outros produtos e serviços, para a decisão de compra.

Como fazer o Inbound Marketing?

Com base no processo de Inbound Marketing, as estratégias podem ser detalhadas da seguinte maneira:

1. Atração

Não se trata de atrair o máximo de pessoas possível para o site de uma creche canina, por exemplo, mas sim atrair o público certo, que tenha ou goste de cachorros para consumir os conteúdos relacionados aos pets e, quem sabe, se tornar um cliente.

Isso somente é possível com a geração de materiais informativos e que sejam, de fato, relevantes para o público. Afinal, para que o cliente continue na jornada para o aluguel de uma tenda transparente para casamento, citando outro exemplo, ele deve estar convencido.

De uma maneira geral, é preciso produzir para as três etapas das jornadas de compras. Isso é o que ajuda as estratégias a resultarem em conversão de leads em todos os estágios.

Os conteúdos relevantes do Inbound Marketing podem ser disseminados principalmente pelos seguintes canais:

● Marketing de Conteúdo, com criação de personas e palavras-chave;
● Blog, principal canal de veiculação de materiais;
● Site, focado na venda dos produtos ou serviços;
● Mídias sociais, para promover o conteúdo e fortalecer a marca;
● SEO, para que o conteúdo seja encontrado em pesquisas.

Portanto, para exemplificar, uma fabricante de máquina contadora e classificadora de moedas deve investir em um site com blog. Nele, as publicações irão abordar conteúdos para todas as personas da empresa, em seus diferentes estágios de compra. Os conteúdos devem ser otimizados segundo as boas práticas de SEO, e promovidos pelas redes sociais, alcançando o público com efetividade.

2. Conversão

Depois de atrair o público e fazer com que ele se torne um consumidor ativo dos conteúdos de uma empresa, como um buffet de crepe em domicílio, por exemplo, deve focar em converter o máximo possível em leads e clientes em potencial.

Para estreitar ainda mais o relacionamento com a audiência, é preciso investir em conteúdos com maior poder de persuasão, que envolvem:

● Landing pages, em que o usuário troca dados por conteúdos;
● Formulários onde são preenchidas as informações solicitadas por landing pages;
● Call to action, incentivando os visitantes à determinadas ações;
● CRM (gestão de relacionamento com o cliente) reunindo dados;
● CRO (otimização da taxa de conversão) garantindo crescimento.

3. Venda

Depois de todo o trabalho de conversão de leads, são grandes as chances de as empresas transformá-los em clientes, concretizando a venda de um banner para salão, ou outros produtos e serviços.

Para isso, as principais alternativas são:

● Automação de marketing, para manter a personalização em grande escala;
● Email marketing, mantendo os leads interessados na marca;
● Nutrição de leads, conduzindo-os pelo funil de vendas;
● Lead scoring, que ajuda na classificação dos leads para vendas.

4. Encantamento

O aumento nas vendas é certo quando as estratégias de Inbound Marketing são aplicadas adequadamente.

Contudo, nesse momento, as marcas têm a oportunidade de fidelizar o cliente. Mais que isso, podem transformar o consumidor em um promotor leal de serviços, como a retirada de entulho ensacado, por exemplo. As recomendações podem ocorrer pelas redes sociais ou pelo marketing boca a boca.

Os serviços de pós-venda do Inbound Marketing são essenciais para a manutenção da qualidade do atendimento ao cliente. Eles contribuem para a satisfação por meio do sucesso do cliente, pela qualidade e eficácia do produto e, com o relacionamento ativo, com conteúdos relevantes e regulares. Outra opção é o oferecimento de conteúdo avançado, principalmente para clientes antigos, que já conhecem o produto, a empresa e o universo em que eles se inserem.

É preciso ter em mente que após a compra de um câmbio easytronic meriva, por exemplo, a necessidade de manter o relacionamento com o cliente continua, mas mudam os conteúdos, que se adequam para manter a lealdade dos consumidores.

Ao final, o Inbound Marketing, ou Marketing da Atração, pode sim valer a pena para as empresas de diversos setores de atuação e tamanho, desde que as estratégias sejam aplicadas com planejamento e dedicação.

A contratação de profissionais da área é crucial para isso, devido aos conhecimentos técnicos envolvidos em todas as fases das estratégias. O resultado é uma empresa com muito mais oportunidades de negócios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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