Growth Hacking – O que é e como funciona

Growth Hacking, também conhecido como marketing de experimentos, é um termo utilizado para definir as técnicas de experimentação que buscam encontrar brechas ou oportunidades onde possam se utilizar estratégias para alavancar o crescimento da empresa, produto ou serviço muito rapidamente. Facebook:, Dropbox e o Airbnb são exemplos de empresas que adotaram com sucesso estratégias de growth hacking durante os estágios iniciais da empresa.

Sean Ellis, o pai do Growth Hacking

 

O termo Growth Hacking foi cunhado pela primeira vez por Sean Ellis (junto com Hiten Shah e Patrick Vlaskovits), Head de Marketing do LogMeIn e o primeiro profissional de marketing do Dropbox. Sean ficou conhecido por acelerar muito rapidamente o crescimento das empresas startups por onde passava até que por fim montou uma consultoria especializada em ajudar startups a crescerem rapidamente. Ellis também é fundador e SEO do GrowthHackers.com, um portal focado em técnicas de aceleramento do crescimento.

Ao perceber que, quando finalizava o período de consultoria, era muito comum que as empresas diminuíssem o foco na inovação e nas práticas de growth hacking, Sean percebeu que o mercado demandava profissionais qualificados para dar continuidade ao seu trabalho. Nasce a figura do Growth Hacker, um profissional com conhecimentos técnicos de Marketing, Processos, Metodologia de Experimentos, Tecnologia e Psicologia do Consumidor.

Muito mais que um cargo ou posição formal

Contratar Growth Hackers ou criar um departamento de Growth Hacking pode ser parte do processo, mas a arte vai além. Growth Hacking é uma forma de pensar e quanto mais essa forma for enraizada na própria cultura da empresa, maior a chance de você efetivamente conseguir crescer rapidamente.
Quando todos os olhares da empresa estão atentos às possíveis brechas que podem ser aproveitadas para o crescimento e a própria cultura da empresa permite a experimentação, o tempo entre a percepção e a criação do experimento que possibilita testar o conceito é muito pequeno e isso aumenta a efetividade das ações. É sempre bom ser o primeiro a aproveitar uma brecha, por isso a agilidade no processo ajuda.

O funil do Growth Hacking

Criado por Dave McClure, que o chamou de funil do pirata, pois as iniciais das etapas (em inglês: AARRR) tem um som que lembra a interjeição dos piratas e possui 5 estágios:

  • Aquisição (Acquisition): Neste estágio do funil estão as práticas com o objetivo de atrair e conquistar o cliente;
  • Ativação (Activation): O objetivo aqui é produzir e entregar uma primeira experiência excelente ao seu cliente;
  • Retenção (Retention): Quando os clientes estão satisfeitos o suficiente para continuar utilizando seu produto ou serviço;
  • Receita (Revenue): A partir deste ponto o cliente começa a gerar receita para a empresa (quando ele opta, por exemplo, por contratar o produto ou serviço em detrimento a continuar com a versão gratuita ou de avaliação);
  • Indicações (Referral): Agora o cliente está chamando os amigos/conhecidos para se tornarem clientes também.

Geralmente o Growth Hacking é aplicado para otimizar um ou mais estágios deste funil. Em alguns casos as ações podem ser planejadas, por exemplo, para melhorar a ativação e retenção. Já em outros é possível que se atue somente na receita dos clientes já existentes ou nas indicações.

E você? Gostaria de saber mais sobre Growth Hacking? Deixe sua pergunta nos comentários.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastre-se em nossa newsletter

Conheça mais de nossos posts!