Gatilhos mentais: como aumentar suas vendas! (Parte 1)

gatilhos mentais

Começou ou vai começar a trabalhar pela internet e quer saber como aumentar seus lucros? Então aprenda agora sobre gatilhos mentais que podem te ajudar a vender muito mais se você souber como aplicá-los na hora de promover seus produtos e serviços!

Gatilho mental da escassez/urgência

Uma das formas de persuadir as pessoas a adquirem o que está sendo vendido é dizer que tal produto/serviço pode acabar a qualquer momento e que, por isto, a compra tem que ser feita urgente. Ex.:

    • vagas limitadas
    • somente essa semana
    • enquanto durarem os estoques
    • exclusivo

Este é um dos gatilhos mentais que mais dão resultados já que o visitante (possível cliente) não quer perder a chance de sair em vantagem.

Gatilho mental da autoridade

Não há nada pior no mundo de marketing do que pessoas que não têm conhecimento algum sobre seus produtos e ainda assim tentam vendê-los. Ser uma autoridade no seu nicho de atuação no mercado é fundamental para que você consiga conquistar a confiança dos consumidores e passar credibilidade.

Portanto, seja qual for o produto ou serviço com o qual você trabalha, é preciso que você entenda tudo sobre ele e esteja apto a tirar qualquer dúvida das pessoas em relação a este. Dentre os gatilhos mentais, este certamente é um que você deve se atentar.

Gatilho mental da segurança

Se existe algo que deixa o visitante do seu site confortável para realizar uma compra é a questão de segurança. Sendo assim, é fundamental que você exponha isto às pessoas e utilize esse gatilho mental a seu favor. Alguns exemplos são:

    • Site 100% seguro
    • Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta
    • Protegido por…

Mas lembre-se de que seu site deve estar bem desenvolvido, sem erros de layout ou textuais e funcionando perfeitamente, pois não adianta estar escrito que é seguro se o site em si estiver cheio de erros e com problemas de navegação.

Gatilho mental da reciprocidade

Este é um dos gatilhos mentais que um comportamento recíproco dos visitantes. Por exemplo: se você realmente cria um conteúdo que atende às necessidades do seu público, naturalmente as pessoas farão questão de deixar um comentário agradecendo ou correspondendo às suas expectativas sejam elas quais forem.

Em suma, trata-se de dar realmente aos que estão acessando o seu site o que eles querem e receber o que você precisa. Ex.: oferecer um e-book em troca do e-mail. É aquela coisa, toda ação tem uma reação.

Gatilho mental da prova social

Naturalmente, quando estamos interessados em algo e vemos que as pessoas já compraram e disseram que é bom, acabamos comprando, não é mesmo? Afinal de contas, está sendo provado por pessoas reais que funciona mesmo. Sem sombras de dúvidas, este também é um dos melhores gatilhos mentais para você utilizar em suas estratégias de marketing.

Alguns exemplos desse gatilho mental são:

    • Depoimentos de compradores através de comentários escritos.
    • Vídeos comprovando a eficácia do produto.
    • Fotos de antes e depois.

Bom, estes foram os primeiros 5 gatilhos mentais que vão aumentar suas vendas! Abaixo, seguem os links para os próximos posts sobre o assunto.

Gatilhos Mentais: Parte 2

Gatilhos Mentais: Parte 3

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastre-se em nossa newsletter

Conheça mais de nossos posts!