Fidelização: 5 dicas para manter seus clientes satisfeitos

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A crise requer mais zelo e cuidado com o seu consumidor

O ano de 2020 tem imposto diversos desafios para o mercado de consumo, por conta da pandemia do Covid-19. Desta forma, focar na fidelização dos clientes é um ponto fundamental para o sucesso de qualquer tipo de negócio.

Supondo que você já tenha um bom número de clientes adquiridos ao longo da vida da sua empresa, concentrar-se menos na aquisição e mais em manter seus clientes satisfeitos faz todo o sentido agora.

Além disso, os custos associados à fidelização dos clientes são bem menores do que os relacionados à aquisição de novos leads.

Por isso, vale muito a pena cultivar sua clientela, recompensando e mantendo os clientes atuais, que são seu grande patrimônio.

Então, siga essas 5 dicas para manter seus clientes satisfeitos. Confira.

Entregue mais qualidade e valor do que se espera

Uma das melhores maneiras de construir fidelidade à marca é cumprir tudo o que você prometeu com o mais alto padrão.

Os produtos ou serviços que você fornece também precisam ser os melhores possíveis. Isso significa que você deve vender produtos caros e luxuosos? Não.

Mantenha a qualidade em tudo que você faz, independentemente do valor da mercadoria ou serviço que você vende.

Entenda tudo o que satisfaz seus clientes e concentre sua energia nestes pontos. Se você exceder as expectativas de seu cliente, não haverá razão para que ele vá buscar seus concorrentes.

Comunique-se sempre

A comunicação frequente com seus clientes mantém sua marca presente nas mentes deles.

Tenha um bom banco de dados com informações de contato, como e-mails e WhatsApp. A partir daí, inúmeros tipos de conteúdo relevantes podem ser enviados.

A mídia social é outra ótima maneira de se comunicar com seus clientes sempre, das mais diversas formas. Você pode enviar vídeos de conteúdo informativo, stories com promoções, cupons de desconto, newsletters, tutoriais etc.

Foque mais na experiência do cliente e menos em vendas

Outra forma de construir lealdade é concentrar os esforços combinados de sua empresa na experiência do cliente.

Ao adotar essa orientação de marketing, em vez de uma abordagem voltada apenas para vendas, você demonstra a seus clientes de que eles são o foco do seu negócio.

Esteja sempre receptivo aos seus clientes quando precisarem entrar em contato e procure entender de verdade suas necessidades.

Existem tecnologias como sistemas de CRM e plataformas de marketing, que possibilitam a construção de perfis das preferências de seus clientes.

Desta forma, sua marca pode melhorar continuamente a experiência que fornece, acompanhando as mudanças das necessidades do seu cliente.

Forneça benefícios inesperados

Às vezes, a melhor maneira de causar impressões positivas nos clientes é surpreendendo-os.

Oferecer incentivos inesperados ajuda a fortalecer o vínculo e mostra uma apreciação real, ou seja, você os agradece por serem seus clientes.

Enviar cupons, brindes, descontos em datas específicas como aniversário ou outros marcos pessoais, bem como durante eventos sazonais, é uma maneira rápida e fácil de aumentar a fidelização.

Fique também de olho no feed de mídia social dos seus clientes. O feed é uma grande fonte de pesquisa que revela todo o tipo de atividades que seus clientes se interessam. Tudo isso pode ajudar a oferecer mais benefícios. Você pode, por exemplo, surpreender seu cliente uma ou duas vezes por ano.

Não supervalorize a tecnologia

Embora estejamos vivendo em uma era altamente tecnológica, a capacidade de interagir com outros seres humanos ainda importa, e muito.

Quem não se sente frustrado ao entrar em contato com uma empresa e sentir-se preso em um loop infinito de opções automáticas até conseguir falar com um ser humano real?

Por isso, é bom ter em mente que, embora a tecnologia seja importante, nada substitui um bom relacionamento, através de uma equipe bem treinada ou do contato direto com os donos do negócio.

Se você precisa de marketing de verdade para fidelizar seus clientes, venha bater um papo com a Control F5. Não deixe a pandemia afastar sua clientela. Ao contrário, saiba que a crise é uma excelente oportunidade para se destacar no mercado.

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