Estratégia de Marketing Inspiradora: Nike

Entenda como a Nike atua com sua comunidade nas redes sociais

Às vezes, muito mais do que ler guias e teorias, aprendemos a atuar no meio digital através de exemplos de uma estratégia de marketing inspiradora. E hoje vamos conhecer o que a Nike tem feito nas redes sociais. O site norte-americano Buffer, publicou recentemente uma matéria sobre a estratégia de marketing da Nike nas mídias sociais. Vamos conferir alguns dos pontos mais interessantes daquilo que esta grande marca vem fazendo por lá.

A Nike tem mais de 83 milhões de seguidores em todo o mundo, E está entre as 20 empresas mais seguidas do planeta. A empresa também recebe muitas mensagens por diversas vias. É muito conteúdo para as equipes de marketing e atendimento analisarem. De fato, a equipe da Nike lida com mais de 1.000.000 de conversas por ano em 200 diferentes contas de mídia social.

O que a Nike faz com tantas interações nas mídias sociais

Em entrevista ao Buffer, Wes Warfield, Gerente de Mídias Sociais da empresa, disse sobre estas interações com o público que: “Não respondemos como indivíduos, respondemos como Nike. Mas isso não significa que não tratamos cada conversa como se estivéssemos falando de humano para humano”, explicou Warfield. “Representar uma marca enorme representa um desafio, pois todos temos criar a mesma experiência para nossos clientes, embora tenhamos tantos canais de mídia social diferentes. Essa abordagem exige treinamento extensivo do pessoal de marketing.”

Para fornecer essa experiência unificada e ao mesmo tempo personalizada nas mídias sociais, é importante que os marketers compreendam a marca. Estas são as perguntas que todo funcionário da Nike deve ser capaz de responder:

  • Quem somos nós?
  • O que nós fazemos?
  • Por que fazemos isso?
  • O que nós apoiamos?
  • Qual é a voz da nossa marca?
  • Como nosso produto melhora a vida das pessoas?

Gerenciar mais de 1.000.000 de mensagens recebidas por ano faz com que a Nike precise escolher focar nas conversas mais importantes. Wes explica: “Estamos sempre procurando participar ativamente das conversas mais relevantes nas mídias sociais, já que obviamente não podemos estar em todas elas. Procuramos agregar valor à vida dos clientes. Ficamos de olho nas solicitações onde conseguimos ajudar mais de um cliente por vez.”

Na verdade, a equipe da Nike recebe muitas perguntas semelhantes. A empresa enxerga nisso uma oportunidade de ajudar muitas pessoas ao mesmo tempo. Esse tipo de estratégia aumenta a chance de que esses clientes compartilhem as informações recebidas, diminuindo assim o volume futuro de perguntas sobre um determinado tópico.

Dicas da Nike para você também criar sua estratégia de marketing inspiradora

Além dos milhões de engajamentos e conversas criadas pelo conteúdo que a Nike publica nas mídias sociais, as plataformas também servem a outro propósito importante: a comunidade. Quando uma marca investe para valer na criação de uma comunidade, frequentemente surgem grandes resultados em termos de engajamento e boca-a-boca.

Estratégias de marketing inspiradoras - Nike“Queremos fazer parte da jornada de nossos clientes e participar das histórias da vida real. E, se a pessoa comprar nosso produto, ótimo”, diz Warfield. “Mas vender Nike não é somente nosso objetivo. Começamos a investir nas pessoas nas mídias sociais, porque é onde elas estão e gostam de passar seu tempo. A mídia social é onde as pessoas compartilham experiências e fazem perguntas. É uma ótima chance de construir relacionamentos ”. Veja a seguir, algumas dicas que o gerente da Nike dá para que você também aplique à sua empresa:

  • Encontre algo que faça seu público se mexer ou falar. Quando você vincula isso a uma recompensa, há uma chance muito maior de sucesso.
  • Torne seu conteúdo compartilhável. A Nike percebeu que as pessoas queriam compartilhar a história de suas jornadas atléticas com a marca. Ao fazer disso parte de sua estratégia de conteúdo, a empresa aumentou significativamente os compartilhamentos nas mídias sociais. Descubra então o que faz seus clientes marcarem outras pessoas nos seus posts.
  • Considere sempre as mídias sociais como uma das ferramentas mais importantes para relacionamentos com seu público. A Nike, descobriu que as mídias sociais, o chat e seu aplicativo para mobile são um caminho de comunicação muito melhor para os clientes do que o suporte tradicional por e-mail e telefone.

Gostou da estratégia de marketing inspiradora da Nike nas redes sociais? Lembre-se que ter perfis em redes sociais estão ao alcance de qualquer porte de negócio. Assim, é perfeitamente possível adotar estratégias semelhantes para a sua empresa, não importando o quão grande ela é. Aproveite então também para conferir mais dicas fundamentais sobre mídias sociais para sua empresa aqui no blog da Control F5.

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