Espetos Arte: crescimento mesmo em tempos de crise

espetos

Conheça a história da casa de espetos que investiu em marketing e tecnologia para aumentar o faturamento na pandemia

A Espetos Arte tem uma história semelhante à de muitos bares e restaurantes pelo Brasil. Começou em 2013, na garagem de uma casa, com um carrinho e um jogo de mesa. Não foi um início fácil, mas com o passar dos anos, a empresa foi caminhando.

A Espetos Arte passou por várias fases. Cresceu, mudou de sede, de cardápio e, também, sua identidade visual. Afinal, nenhuma empresa sobrevive sem se adaptar às mudanças do mercado.

No início de 2020, a Espetos Arte se preparava para mais um grande passo. A inauguração do seu novo espaço. O investimento no novo espaço foi grande e a expectativa em torno da inauguração, prevista para o primeiro trimestre de 2020 também era alta.

Enfim, o mês escolhido para a inauguração da Nova Espetos Arte foi março de 2020. Quase nem é preciso dizer…Você já pode imaginar o que viria a seguir.

Inauguração cancelada e pandemia instalada

Exatamente nesse mês, a pandemia de Covid-19 chegou com força ao Brasil, juntamente com as medidas de isolamento social e diversas quarentenas que ainda hoje afetam de uma maneira bastante intensa o segmento de bares e restaurantes.

Desta forma, a inauguração do novo espaço, preparado para receber muitos clientes, ficou adiada por tempo indeterminado.

Wilson Luz, proprietário da Espetos Arte conta um pouco de como foi este momento: “Estava claro que o Coronavírus teria o efeito de uma bomba no mundo todo. Mas, para o segmento de bares e restaurantes, o impacto da explosão foi muito, muito grande.

Como tudo foi tão rápido, lembro de todos nós, da equipe, termos ficado naquela primeira semana simplesmente paralisados, sem saber o que fazer. As notícias eram muitas, empresas quebrando, os poucos incentivos governamentais, o vírus…

Enfim, de um cenário de verão, pós carnaval, de boas perspectivas econômicas, passamos a um pesadelo real inimaginável de crise e mudanças”.

Ficou claro que se a Espetos Arte quisesse continuar operando, a ação teria de ser rápida e certeira. E foi assim que a alternativa do delivery surgiu.

Sei que muita gente tentou operar delivery. E, a princípio, parece uma transição fácil para todos os restaurantes. A comida que servimos no nosso espaço, pode ser embalada e entregue, não? Mas está longe de ser simples assim”, comenta Wilson.

A gente percebeu que nosso negócio, nossa expertise, é serviço, é gastronomia. Criar um delivery sem o trabalho de gente especializada seria acumular outro prejuízo. Assim decidimos ir atrás de ajuda”.

Delivery não é “quebra-galho”

Foi assim a Espetos Arte decidiu buscar alguém que montasse uma plataforma de pedidos online e fechou parceria com a Control F5. “Conversamos com diversas empresas de TI, mas algumas delas cobravam valores surreais para um período de crise tão intensa. E outras, mais acessíveis, pareciam não tão comprometidas com resultados bons e rápidos.

A Control F5 TI foi o que a gente buscava. O pessoal se mostrou muito disposto a prestar uma assistência personalizada, e entendeu exatamente aquilo que precisávamos. Muito importante também, foi que eles customizaram um pacote de serviços de acordo com nosso orçamento, machucado pela crise”.

A partir daí, a Espetos Arte passou a contar com uma plataforma de pedidos online, simples de usar, rápida e eficiente. Assim, de maneira fácil e intuitiva, o cliente pode escolher seus produtos online e ter seu pedido processado via WhatsApp.

Entretanto, faltava uma outra coisa fundamental: que os clientes conhecessem o novo site de pedidos.

Há um monte de restaurantes criando delivery e a única coisa que eles fazem é se associar a um desses famosos aplicativos que entregam tudo e colocar um aviso na fachada da casa, informando isso.

A gente queria algo profissional, que mostrasse que o delivery para nós não é um ‘quebra galho’, mas sim um novo serviço oferecido, que veio pra ficar, independente do que aconteça daqui pra frente”.

Com o marketing, o faturamento da Espetos Arte cresceu três vezes

Como o relacionamento com a Control F5 Tecnologia foi muito bom, a consultoria da empresa fez uma sugestão ao time da Espetos Arte. A solução para fugir da faixa na porta é o marketing digital.

E foi assim que a Espetos Arte também fechou parceria com a Control F5.

Não tem como desenvolver tecnologia e fazer a divulgação independente. Já que a ideia é profissionalizar o delivery, o marketing digital foi a solução para a gente. Todo mundo ouvindo ‘fique em casa’ o tempo todo…Esses clientes estão mais do que nunca em frente a telas e smartphones, procurando conforto e bons serviços. E, comer bem ajuda muito a passar por tudo isso!”.

Mais do que estar sobrevivendo, a Espetos Arte está crescendo. Após a implementação das estratégias de marketing nas redes sociais e outras, o restaurante triplicou seu faturamento semanal.

“E queremos crescer mais! A atual reabertura da economia ainda é bastante tímida e mesmo com a abertura total, muita gente ainda estará receosa em frequentar espaços compartilhados, o que faz com que o delivery seja uma estratégia de longo prazo para a Espetos Arte. E, ainda vamos fazer mais, aguardem!”.

Na crise, não adianta improvisar. Invista em seu crescimento e crie uma nova realidade sustentável a longo prazo. Converse com a Control F5 Marketing e com a Control F5 Tecnologia.

 

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