Escute as conversas entre marcas e consumidores

Escute as conversas entre marcas e consumidores

 

Conversar com o consumidor faz marcas aumentarem engajamento

Você ouviu falar do #chapolinchallenge ? Ou está muito ocupado com o dia-a-dia dos negócios e ainda não sabe o que é? Pois, saiba que o “Desafio do Chapolin” foi um marco do início desse ano. A iniciativa mostrou como as conversas entre marcas e consumidores são atualmente uma das formas mais eficazes de gerar engajamento real das pessoas com as empresas.

Explicando para quem ainda não conhece: O #chapolinchallenge começou de maneira espontânea. No Instagram, o perfil @chapolinsincero, voltado a memes de humor, publicou a seguinte mensagem:

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Logo, o marketing do Dominos’s Pizza Brasil, resolveu interagir e respondeu ao @chapolinsincero:

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Ou seja: o perfil do Chapolin acabou indiretamente gerando uma maravilhosa ação de marketing. A Domino’s Pizza Brasil acabou distribuindo pizzas para moradores de rua em Copacabana (RJ), o que deu origem ao  #chapolinchallenge (desafio do Chapolin).

Como as conversas entre marcas e consumidores se propagam?

A Domino’s então começou a desafiar outras marcas como Pizza Hut, McDonald’s, Burger King, Subway, Bobs e KFC a fazerem ações semelhantes. E, cada vez mais marcas começaram a replicar o desafio. Desta forma, o #chapolinchallenge tomou proporções gigantescas no Brasil.

Este e outros exemplos mostram que a capacidade de gerar conversas entre marcas e consumidores têm feito com que muitas estratégias caras e complicadas de marketing tornem-se pouco relevantes. As empresas que já optam por este caminho vem obtendo enorme sucesso. Veja só esta conversa entre as marcas Netflix, Ponto Frio e Itaú, a partir do comentário de um usuário do Twitter:

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Escute as conversas entre marcas e consumidoresEsse tipo de engajamento é possível para as pequenas empresas?

Entretanto, não pense que esse tipo de ação pode ser feita apenas pelas grandes marcas. Veja só este exemplo divulgado pelo site Hypeness. A “Padaria do Português” fica no município de Pirajuí, no interior de São Paulo. Seu proprietário tomou a iniciativa de distribuir gratuitamente pães a quem precisa. A ideia tornou-se um grande sucesso na cidade. Ao menos 50 pessoas levam por dia uma média de 300 pães.

A mídia espontânea, acabou vindo através da divulgação da ação pelo famoso Padre Fábio de Melo, que postou a seguinte mensagem em seu Instagram:

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É importante entender que esse tipo de iniciativa vai muito além do oportunismo. As conversas entre marcas e consumidores podem realmente fazer a diferença na vida das pessoas.

É claro que a marca ganhará maior exposição e, consequentemente, isso pode aumentar as vendas. Mas, sobretudo, gerar um impacto positivo na vida das pessoas é uma das funções mais nobres que uma marca ou produto podem ter.

Então, não importa o porte da sua empresa. Encontre formas de beneficiar de verdade a vida de seus consumidores. Isso trará alma e personalidade para a sua marca.

Pode ser a organização de uma iniciativa social no seu bairro com empresas parceiras ou qualquer outra ideia. Faça sua marca conversar, ser importante para alguém. Ações como esta não requerem quase nenhum investimento e contam com as mídias sociais como porta-voz essencial. Você conhece algum outro exemplo interessante de conversas entre marcas e consumidores? Então, conte aqui para nós!

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