Entenda sobre a importância de um bom marketing pessoal

Entenda sobre a importância de um bom marketing pessoal

Se você é um profissional que deseja se destacar positivamente no mercado de trabalho, é de grande importância investir em marketing pessoal.

Desenvolver uma carreira sólida e de destaque é fundamental para que um colaborador tenha sucesso dentro da sua área.

É preciso considerar que cada vez mais pessoas entendem a necessidade de obter uma formação mais aprofundada, onde o ensino superior é parte do processo.

Isso não apenas concede maiores conhecimentos para o profissional, como faz com que ele se especialize dentro de um segmento específico.

Além disso, é essencial desenvolver novas habilidades para que o currículo de um candidato possa se destacar entre os demais. Assim, ele certamente terá maior relevância dentro de um processo de recrutamento e seleção.

É como comparar dois estabelecimentos que prestam serviços automotivos, onde aquele que oferece manutenção de carros blindados será mais bem avaliado do que outro que não ofereça.

No universo profissional a ideia é a mesma, afinal o candidato que se prepara e se qualifica mais do que os outros terá muito mais a oferecer dentro do mercado de trabalho.

Mas, como não poderia deixar de ser, ter uma formação mais completa não é tudo. As empresas interessadas na contratação e os clientes de um trabalhador autônomo precisam saber mais sobre o perfil desse profissional.

Nesse ponto entra o marketing pessoal, que é essencial para melhorar a visibilidade de uma carreira e fazer com que o colaborador seja reconhecido pelo seu currículo e seus feitos.

Por isso, se você quer saber mais sobre a importância de investir em marketing pessoal e quais são as estratégias para isso, siga na leitura deste artigo e entenda mais sobre o tema.

Entenda o marketing pessoal e sua importância

O marketing pessoal se trata de um conjunto de técnicas que ajudam no fortalecimento da imagem e da presença de um trabalhador dentro do mercado.

Ele funciona de forma bastante semelhante ao marketing tradicional, onde uma empresa que atue com galpão pré fabricado concreto faz com que os seus clientes conheçam detalhes sobre ela e os seus serviços.

Assim, o marketing pessoal deve aplicar ferramentas que possam demonstrar a forma de trabalho e o comprometimento do profissional, ressaltando a sua imagem.

Sendo assim, é possível dizer que o marketing pessoal deve:

  • Destacar as experiências profissionais;
  • Promover as habilidades do candidato;
  • Demonstrar a sua capacidade de relacionamento no mercado;
  • Enaltecer a sua qualificação e trabalho;
  • Entre outros pontos.

Com isso, é possível perceber que o marketing pessoal deve ser utilizado como uma estratégia de crescimento profissional, que será responsável por trazer mais visibilidade para que o trabalhador consiga se posicionar adequadamente na sua área.

Se um laboratório veterinário para gatos, por exemplo, quer contratar um veterinário especializado para o atendimento desses animais, os candidatos que se mostram mais articulados e qualificados ganharão destaque entre os demais.

Isso quer dizer que possuir uma apresentação pessoal eficiente, onde todos os seus pontos positivos sejam facilmente identificados, trará reconhecimento e com isso oportunidades de emprego muito mais interessantes.

Levando em conta que uma seleção de colaboradores vai buscar por profissionais que saibam realizar uma cirurgia veterinária cesária, aquele que possuir maior destaque será o escolhido.

Desse modo, a importância de se fazer marketing pessoal vai desde um posicionamento de evidência entre seus concorrentes até a conquista efetiva de um posto de trabalho melhor remunerado.

Como desenvolver o marketing pessoal

Para que o seu marketing pessoal possa ser mais efetivo, você pode apostar em algumas ferramentas importantes, que vão ser responsáveis pelo seu destaque no mercado.

Isso pode ser fundamental para um profissional autônomo que trabalhe com a regularização de CNH cassada, mas também para um candidato a uma vaga em um escritório de contabilidade.

Sendo assim, é importante apostar em elementos que ajudam no marketing pessoal, como os que serão abordados a seguir.

Trabalhe o seu perfil profissional

Como um bom profissional da sua área, você deve desenvolver o seu perfil para ganhar maior domínio sobre as suas atividades.

Além de ganhar maior facilidade com a sua apresentação, certamente você obterá maior desenvoltura na prática da sua profissão, o que gera encanto em quem está analisando o seu perfil.

Dominar os elementos presentes na rotina do seu trabalho e aperfeiçoar os que ainda precisam de treinamento são etapas essenciais para a sua carreira, que vão influenciar positivamente no seu marketing pessoal.

Faça networking

Dentro do mundo corporativo, é essencial estabelecer bons contatos profissionais.

Por isso, você deve se empenhar em construir um bom networking, criando laços interessantes dentro do seu segmento.

Além de gerar parcerias bastante interessantes e produtivas, você começa a crescer entre os profissionais do seu nicho, o que renderá um destaque relevante para a sua carreira.

Promova o seu trabalho

Fazer com que as pessoas conheçam o seu trabalho é uma das melhores maneiras de garantir um bom marketing pessoal.

Se você atua em uma área específica, tal como a de exame admissional para hospital, é importante que você promova isso nos locais certos.

Além disso, se cada vez mais pessoas são impactadas com o seu trabalho, você vai ganhando reconhecimento no seu segmento, o que faz com que a sua carreira cresça de modo interessante.

Isso também rende boas experiências profissionais, de modo que os seus clientes e parceiros passam a identificá-lo como uma autoridade dentro da sua área.

É possível promover o seu trabalho de diferentes maneiras, como com o desenvolvimento de um site ou blog próprio. Com isso, as pessoas podem encontrá-lo mais facilmente, e acompanhar mais de perto a sua atuação.

As redes sociais também são ótimas plataformas para isso. Afinal, é muito mais simples compartilhar com os seus seguidores o sucesso no atendimento de uma emergência canina ou receber feedbacks positivos de clientes e parceiros de negócios.

Nas redes sociais específicas para negócios, você ainda pode atualizar o seu CV profissional e investir na sua presença, garantindo uma interação muito mais próxima com as suas conexões.

Invista na sua formação

Para o melhor desenvolvimento de uma carreira, é essencial que o profissional busque se manter sempre atualizado, investindo na sua formação.

Como a maioria dos setores de atuação é influenciada pela tecnologia e pelas novidades, o trabalhador que deixa a sua qualificação para depois é sempre prejudicado, perdendo para os seus concorrentes.

Assim como uma oficina mecânica deve investir em novos serviços, como o de manutenção em câmbio automático al4, um profissional precisa buscar cursos e qualificações para que possa estar em dia dentro da sua área.

Desse modo, você torna o seu marketing pessoal muito mais simples, afinal, é possível contar com um currículo bastante completo e atualizado.

Participe de eventos na sua área

Uma das maneiras de melhorar o seu marketing pessoal é participando de eventos na sua área, seja como espectador ou como palestrante.

Ao ser um espectador, você pode se comunicar com outros profissionais do seu segmento, que pode ser essencial para melhorar os seus contatos, além de aprender mais sobre o seu nicho.

Já como palestrante, é possível desenvolver uma excelente apresentação, de modo que o público seja impactado e veja a sua autoridade na abordagem de assuntos relacionados à sua área.

Com isso, você ganha destaque, e se torna um profissional de relevância, de modo a influenciar positivamente a sua carreira.

Defina os seus objetivos como profissional

Tão importante quanto investir em cursos complementares, ou de construir um bom networking é estabelecer os seus objetivos profissionais.

Do mesmo modo que uma empresa deve ter claro quais são os seus valores, a sua missão e a sua visão de mercado, um trabalhador deve saber para onde direcionar a sua carreira.

Com isso, ele terá maior facilidade com relação aos seus desafios, bem como saberá como conduzir cada uma das etapas da sua formação profissional.

Desse modo, o marketing pessoal vai trazer os resultados desejados, proporcionando boas oportunidades de atuação no mercado.

Cuide da sua imagem e transmita mais credibilidade

Um bom marketing pessoal também passa pela imagem do profissional. Por isso, é importante investir na sua aparência, vestir-se em conformidade com a sua área e cuidar da sua saúde.

Além disso, ao transmitir uma boa imagem, você também passa mais segurança e confiança, transparecendo credibilidade aos seus clientes e parceiros.

Isso porque ao investir na sua formação e se manter sempre atualizado, o profissional saberá passar ao seu público mais informações sobre a sua área, o que gera mais tranquilidade e cria um perfil de autoridade.

Nesse sentido, o marketing pessoal se torna indispensável para que um trabalhador possa alcançar a vaga que ele deseja dentro de uma corporação, ou para que um profissional autônomo possa garantir mais clientes de acordo com a sua visibilidade no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastre-se em nossa newsletter

Conheça mais de nossos posts!