Entenda definitivamente o que é Branding

o que é branding

A estratégia é usada por milhares de marcas para conquistar os corações dos seus consumidores

Branding é uma estratégia de gestão da marca, envolvendo todas as ações que tem por objetivo torná-la mais forte e mais presente no mercado, sendo reconhecida pelo público, admirada e desejada por aquilo que oferece.

Também se pode considerar como Branding o próprio trabalho ou o conjunto de técnicas de construção de uma marca no mercado. A construção de uma marca consistente para um produto, uma gama de produtos ou serviços é resultado de um relacionamento eficaz com o mercado-alvo. Quando esta identificação positiva se torna suficientemente forte, a marca vale mais do que o produto.

O objetivo do branding é despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes, que serão cruciais para que o cliente escolha a sua marca no momento de decisão de compra do produto ou serviço.

Qual a importância do Branding?

Com o avanço da Internet, a globalização aumentou a competitividade, e se criou uma necessidade de demonstrar um diferencial de marca. Isso passou a ser fundamental, assim como ter um propósito que vá além de um posicionamento.

Segundo estudos, quando uma marca consegue se conectar verdadeiramente com seu consumidor através do seu propósito, a percepção de preço pode mudar: 67% dos entrevistados disseram estar muito dispostos a comprar um produto de uma marca que se conecte com eles a partir de um propósito comum e se dispõem a pagar mais por isso, já que enxergam valor real nessa aquisição

Ter uma marca com personalidade e propósito, criar identificação com as pessoas, com suas histórias, suas causas e promover boas experiências de marca são a chave para a recomendação, que hoje é uma das armas mais poderosas para aquisição de novos clientes. 

Preciso mesmo de Branding?

Se você ainda tem dúvidas sobre a importância de uma boa gestão de marca, é o momento de repensar seu ponto de vista.

Quando o vínculo é percebido, o consumidor se sente atendido em seus problemas e interesses, 65% deles pensam algo como “legal, esta marca se preocupa com pessoas como eu”. Então, quem você acha que ele vai procurar quando uma necessidade de consumo surgir?

E mesmo se o seu perfil de negócio seja outro, tendo em pessoas jurídicas seus clientes, a importância desse trabalho não diminui,  muito pelo contrário.

Saiba que 77% dos líderes de marketing B2B afirmam que a marca é fundamental para o crescimento do negócio. E tem mais: 82% dos investidores acreditam que a força da marca e o reconhecimento dela são aspectos importantes, que ajudam a decidir onde alocar seus recursos.

Além disso, quando você pensa em cartão de crédito, qual imagem vem a sua cabeça? Provavelmente a logo da MasterCard, ou Visa. Ou então, quando você precisa comprar um tênis de corrida, provavelmente as primeiras marcas nas quais você pensa são Nike, ou Adidas. Isso porque eles construíram grandes marcas e estão em todos os lugares.

O que é uma marca? 

A marca é um conjunto de sentimentos e experiências que o seu público teve e criou do produto ou serviço que você oferece. Uma marca não é só um logotipo, um nome ou uma identidade visual. 

Muitas vezes, esse é um processo individual, no qual cada pessoa entende sua marca de uma maneira distinta. Essa perspectiva será sempre baseada nos contextos sociais, culturais, econômicos de cada indivíduo e, principalmente, nas experiências que tiveram com sua empresa.

É justamente por isso que uma estratégia de Branding é essencial. Você nunca terá controle total sobre como sua empresa será percebida, o que faz com que você tenha que se diferenciar da concorrência, criando uma marca única e que entregue experiências incríveis do início ao fim. 

Qual a diferença entre Branding e posicionamento de marca?

Apesar de ter muitas semelhantes e por vezes ser confundidos, os conceitos de Branding e posicionamento de marca têm algumas diferenças. Basicamente, tais diferenças se referem à amplitude das ações.

Fazer Branding exige uma abordagem integral, com objetivos variados. E uma de suas estratégias compreende justamente o posicionamento de marca, o qual, por sua vez, está relacionado à imagem que a empresa deseja construir junto ao público. Logo, tem a ver com os valores defendidos por ela.

Para citar exemplos, não é por acaso que você não relaciona os produtos Dove ao empoderamento feminino. Essa percepção é fruto de um esforço da marca, que busca se posicionar no mercado como defensora da beleza natural das mulheres

A marca é o patrimônio fundamental da sua empresa. Portanto, se você quer construir uma estratégia de Branding para a sua marca, precisa contar com profissionais qualificados.Converse com a Control F5. Desenvolvemos estratégias de marketing customizadas para cada cliente e nicho específicos.

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