Entenda a importância do armazenamento em nuvem

armazenamento em nuvem

A evolução no campo digital nos trouxe diversas transformações para facilitar processos de armazenamento de dados, sobretudo para as empresas dos mais diversos segmentos.

Atualmente, uma empresa de gerador de energia, por exemplo, pode extrair e analisar todos os dados relacionados ao negócio e armazená-los de forma que seja possível acessá-los quando e onde for necessário.

Isso só é possível graças ao armazenamento em nuvem.

O armazenamento em nuvem é fundamental para garantir a segurança de armazenamento, pois permite que os dados fiquem em uma plataforma on-line, ou seja, se uma empresa tiver algum problema em seus servidores e sistemas, os dados estarão lá, salvos na nuvem.

Neste texto, iremos falar sobre a importância do armazenamento em nuvem. Ficou interessado? Então acompanhe a leitura até o final.

O que é armazenamento em nuvem?

Em suma, o armazenamento em nuvem é uma tecnologia que permite que qualquer pessoa física ou jurídica armazene seus dados em um servidor on-line.

O acesso e utilização da nuvem requer a conexão com a internet, claro, e permite, além do armazenamento, ações como edição, compartilhamento e exclusão de:

  • Arquivos;
  • Fotos;
  • Vídeos etc.

Uma empresa de descarte de resíduos, por exemplo, que opta por armazenar os dados na nuvem, descarta a necessidade de armazenamento físico em desktops, smartphones, pen drives etc.

Para utilizar o armazenamento de dados na nuvem, basta criar um login e senha para acessá-lo e como já mencionado, ter acesso à internet. Desta forma, é possível acessar, editar, excluir ou compartilhar os dados a qualquer momento, em qualquer lugar do mundo.

Qual a importância do armazenamento em nuvem?

O armazenamento em nuvem é fundamental para a segurança de dados, sobretudo das empresas.

Além de disponibilizar um extenso espaço para o armazenamento, garante a segurança em casos de problemas com o servidor.

Antigamente, não era incomum a perda de dados por problemas nos equipamentos e servidores. Se algo acontecesse, a perda dos dados era uma possibilidade.

Atualmente, toda a empresa que quer garantir que não terá problemas se algo acontecer com o seu servidor, armazena seus dados na nuvem e tem a certeza de que não haverá impacto neste sentido.

O armazenamento nas nuvens para uma empresa fabricante de argamassa baritada, por exemplo, são diversos, veja:

  • Redução de custo: sendo o disco rígido e outros equipamentos, dispensáveis para armazenar dados, há uma redução de custo considerável e o armazenamento na nuvem pode ser feito gratuitamente;
  • Segurança: o armazenamento na nuvem permite o monitoramento de dados a qualquer momento e estando on-line, não corre riscos de defeito, inutilidade e outros problemas;
  • Mobilidade: conforme já mencionado, o armazenamento na nuvem permite o acesso das informações a partir de qualquer lugar do mundo e a qualquer hora, proporcionando rapidez, praticidade e dinamismo para os trabalhos do dia a dia, basta ter um dispositivo com conexão à internet.

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais.

Esse conteúdo foi escrito pela equipe de redação do Soluções Industriais

 

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastre-se em nossa newsletter

Conheça mais de nossos posts!