E se Gil Gomes fosse Youtuber?

Concurso Cultural: E se Gil Gomes fosse Youtuber?

No mês de outubro de 2018 faleceu um dos maiores nomes do Rádio e da TV brasileiros — Gil Gomes. Muitos de nossos leitores mais jovens não o conheceram na ativa, mas provavelmente já viram algo sobre ele. O humorista Carioca – Márvio Lúcio, é um de seus mais famosos imitadores, e fez o personagem Gil Couves no programa Pânico na TV por vários anos.

Gil Gomes foi o maior contador de histórias do jornalismo policial no Brasil. E, você não precisa gostar do polêmico jornalismo policial, ou ser fã de suas trágicas histórias para admirá-lo. O trabalho de Gil como comunicador, um mestre em cativar de maneira única a atenção tanto do ouvinte como do telespectador, é impressionante.

Sua voz marcante e inconfundível, marcou época na Rádio Record, onde seu programa de crônicas policiais tinha enorme audiência. Ao migrar do rádio para a TV, o que costuma ser um caminho não tão óbvio para muitos comunicadores, Gil Gomes conseguiu com maestria adaptar seu visual, usando camisas chamativas e estampadas, criando um gestual característico que compôs uma personalidade completa. Sua participação no famoso programa Aqui Agora, ícone do jornalismo popular dos anos 90 no SBT, fez enorme sucesso. Assista:

Não existiria som se não houvesse o silêncio

Gil Gomes começou sua carreira de forma inusitada. Quando menino, sofria de gagueira e para superar o problema, tentava imitar os locutores esportivos que ouvia no rádio. Segundo ele, o método funcionou graças à sua força de vontade. Era locutor em quermesses da Igreja e aos 18 anos ingressou na Rádio Progresso como locutor esportivo. Em 1968, entrevistando políticos, soube de um caso de agressão que estava ocorrendo no mesmo edifício da rádio onde trabalhava. Decidiu fazer a cobertura ao vivo do caso, descendo as escadas do prédio com o microfone na mão, entrevistando testemunhas e até os envolvidos no caso.

Daí nasceu o Gil Gomes jornalista policial. Dramatizava histórias tristes, fisgando o ouvinte com sua voz embalada por trilhas de suspense, vinhetas, sua voz única e o — silêncio. Paulo Lima, em seu interessante artigo sobre Gil Gomes, comenta que Gil percebeu o quanto o silêncio, a pausa estratégica no rádio, era capaz de impactar o ouvinte. Gil mesclava voz e silêncio com extrema habilidade.

Participe do nosso concurso “E se Gil Gomes fosse Youtuber?”

E por que nós, uma agência de marketing digital, estamos falando de Gil Gomes? A filosofia da Control F5 é a mescla dos melhores elementos da comunicação, marketing e jornalismo tradicionais, com o melhor que as mídias digitais podem oferecer. E, para homenagear Gil Gomes criamos nosso concurso cultural “E se Gil Gomes fosse Youtuber?”. Isso mesmo. Imagine como seria Gil Gomes Youtuber? Agora é sua vez de participar. 

Pense como seria esta voz tão impactante fazendo por exemplo, videos de unboxing das Bonecas LOL Surprise? E gravando um tutorial de como configurar o mais novo lançamento da Apple? E ele comprando uma panela de pressão e falando bem do produto?Então, convocamos você que gosta de imitar o Gil Gomes: Grave seu vídeo, poste no Youtube e mande o link pra gente no e-mail [email protected] .

Desperte o Gil Gomes Youtuber interior que há em você . O prêmio? Os melhores vídeos serão postados aqui no blog da Control F5. E se você tem portfólio na área de comunicação e quer divulgar, a gente ajuda também! Vamos lá! Esperamos sua participação nesta homenagem bem humorada que a Control F5 faz ao grande Gil Gomes.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastre-se em nossa newsletter

Conheça mais de nossos posts!