Dicas para guiar seus leads através do funil de vendas

leads e funil de vendas

Os leads e funil de vendas, ao serem trabalhados da forma ideal e com um alinhamento através da sua aplicação, tendem a ser um dos fatores determinantes para a transformação dos consumidores e para sempre ter uma eficácia através desse processo.

Ao pensar nesse processo de aproximação e de transformação, é praticamente impossível não relacionar os leads e funil de vendas, de fato tendo um alinhamento e gerando sempre um cenário positivo através de cada ação.

Com isso, desde uma empresa de perícia de engenharia aos mais diversos negócios, devem se atentar e de fato ter esse conhecimento de uma forma clara, tendo esse direcionamento e sempre tendo essa assertividade através do funil de vendas.

Afinal, para que uma empresa se estabeleça no mercado e sempre se veja diante de um cenário de crescimento, conhecer e gerar esse direcionando dos leads através do funil de vendas é um movimento extremamente necessário.

Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre esse processo, fazendo com que você entenda o conceito de leads e do funil de vendas e que se tenha principalmente um direcionamento através desse processo de guiar os leads no funil de vendas.

O que são os leads?

Os leads são caracterizados como os clientes e consumidores em potencial, tendo esse prévio interesse e de fato fornecendo os contatos e algo que possa ser esse ponto de aproximação com a empresa.

Dessa forma, os leads demonstram um interesse e de fato estão dentre o público que a empresa tende a alcançar, estando praticamente a um passo de ter esse contato e consumir os produtos da empresa.

Por exemplo, uma empresa de plantas ornamentais que entende a importância de transformar os leads em consumidores e gerar estratégias focadas nessa ação, tende a estar crescendo cada vez mais e de fato indo ao encontro do sucesso.

Por isso é essencial focar nas estratégias voltadas a essa transformação, tendo esses fortes consumidores e conseguindo de fato fidelizá-los através de cada ação e através de estratégias que realmente façam sentido e tenham essa assertividade.

Com isso o crescimento da empresa se dá de forma automática, tendo cada vez mais assertividade e de fato gerando esse caminho animador e extremamente positivo.

O que é o funil de vendas?

O funil de vendas pode ser definido como o todo ao pensar nos contatos entre consumidores e empresas, demonstrando a jornada dos clientes e de fato abordando essas questões e cada momento.

Dessa forma, o funil de vendas exemplifica cada momento da jornada do consumidor, deixando claro desde o primeiro momento ao consumir os conteúdos ao momento final de fechamento do negócio.

Por isso, desde uma fábrica de telha térmica a uma empresa de materiais esportivos, é primordial considerar o funil de vendas, reparando os erros e mantendo uma constante assertividade e estratégias que façam sentido e tenham esse impacto positivo.

Além disso, é importantíssimo entender que o funil de vendas é composto e formado por uma série de etapas e gatilhos, gerando esse suporte a persona das empresas e fazendo com que as ações e estratégias venham ser desenvolvidas visando uma precisão e sucesso.

Com isso, o funil de vendas e os leads estão totalmente associados, sendo o complemento um do outro, fazendo principalmente com que, através desse alinhamento, a empresa se veja diante de um cenário de eficiência e total precisão.

Como guiar os leads no funil de vendas?

Para que se inicie esse processo, é importante entender que todo esse funcionamento está associado com as quatro etapas do funil de vendas, sendo um dos fatores determinantes que fazem a diferença ao implantar e gerar as estratégias e os recursos da sua empresa.

Pensando nisso, destacamos em tópicos as 4 etapas do funil de vendas e logo a seguir algumas características de cada uma, fazendo com que se entenda tudo sobre esses momentos e se implante uma eficácia através de cada ação.

  • Atração – topo do funil de vendas;
  • Ativação – meio do funil de vendas;
  • Decisão – fundo do funil de vendas;
  • Fidelização – momento voltado à pós-venda;

Ao apresentar essas etapas já se tem ideias prévias e alguns pensamentos em relação às características e o quanto cada momento de fato é importantíssimo e gera uma eficácia através desse direcionamento para os leads.

Com isso, acompanhe as características de cada etapa e tenha de forma clara esse direcionamento e cada etapa do processo.

 

1 – Topo do funil de vendas

Nesse primeiro momento as empresas estão lidando com as pessoas que entraram em seu negócio agora, não tendo muito conhecimento e de fato estabelecendo somente um momento superficial sem muito aprofundamento sobre os produtos e afins.

Dessa forma, fica claro que esses potenciais consumidores ainda não estão prontos para comprar, precisando passar por momentos de maturidade e momentos que vão motivar essas pessoas a consumir.

Por isso, nesse momento, por exemplo, ao se tratar de empresas de torre de resfriamento até as mais diversas, é importantíssimo atrair o maior número de pessoas e a partir dessa ação iniciar o processo de motivação.

Assim os investimentos e esforços devem se voltar à educação do público a respeito da empresa, gerando conteúdos e informações para isso e fazendo com que cada vez mais essas pessoas se vejam dentro do negócio.

2 – Meio do funil de vendas

Nesse momento já se tem um interesse prévio por parte do público, demonstrando de fato essa possibilidade e fazendo com que a empresa já tenha um caminho a ser trilhado e desenvolvido.

Um exemplo claro do meio do funil de vendas é uma pessoa que percebe a necessidade de consumir um serviço de impermeabilização com manta asfáltica, estando aberta a consumir e de fato realizar a contratação do serviço.

Por isso, nesse momento é essencial que as estratégias das empresas estejam voltadas a desenvolver esse contato, mandando e-mail e de alguma forma ativando essa motivação para que o negócio de fato venha ser fechado.

Além disso, as empresas que agregam um valor e mostram o quanto é vantajoso consumir os produtos e serviços disponibilizados tendem a ter um retorno e de fato estabelecer esse público dentro da sua empresa.

3 – Fundo do funil de vendas

Depois de realizar todo esse processo, ao conduzir o lead da forma ideal, de fato se tem essa preferência pelos serviços e conteúdos apresentados, fazendo com que de fato essa pessoa realize a compra e vire um consumidor da marca.

Com isso, essa etapa é fundamental para que a empresa demonstre o seu valor diante dos seus consumidores, proporcionando uma experiência única e fazendo com que essa pessoa se sinta realizado em todos os sentidos.

Por exemplo, ao consumirem um dispositivo de proteção contra surtos atmosféricos e de fato ter uma experiência positiva, se estabelece esse cenário de consumo frequente e de confiança através do contato.

Por isso, nessa etapa é essencial que se tenha cuidado e se trabalhe da melhor forma possível, garantindo uma eficiência e qualificação nesse processo de guiar os leads e transformá-los em consumidores frequentes.

Além disso, outro ponto importante a ser ressaltado é que a empresa nesse momento forneça sempre uma solução e de fato estabeleça esse cenário onde os clientes se sintam motivados e a vontade para realizar as compras.

4 – Pós-venda

É importante entender que a compra não é o momento final do contrato entre cliente e empresa, porque ainda tem um caminho a ser trilhado, mantendo a motivação e fazendo com que a experiência venha ser estabelecida por completo.

Por exemplo, uma pessoa que consome um sistema de alarme de segurança residencial, ao ter esse serviço prestado da melhor forma, se tem essa constante troca e se estabelece essa relação de confiança.

Assim, as empresas tendem a agregar um valor único para os seus produtos, fazendo com que os consumidores optem por estar em sua empresa, não somente pelo produto em si, mas pela relação e confiança estabelecida através de cada momento.

Por isso é essencial que se mantenha um relacionamento saudável e que as empresas tenham em mente o quanto esse fator é determinante para o consumo e para que haja uma divulgação espontânea por parte do público.

E não se engane ao achar que esses requisitos só valem para empresas que já estão estabelecidas. É essencial levar em consideração esses pontos desde uma fábrica de porta de aço de enrolar aos meios mais distintos.

Conseguindo guiar os seus leads da melhor forma possível e fazer com que de fato se transforme em consumidores e que as empresas estejam diante de um cenário de crescimento constante e cada vez mais evolução.

Dessa forma, alcançando níveis cada vez maiores e se mostrando diante do mercado como uma empresa eficaz e que tem esse impacto e oferece sempre a solução através de cada momento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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