Dicas de empreendedorismo na era digital

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A era digital chegou, assim como diversas mudanças para toda a rede de consumidores, inclusive para quem quer empreender. O mercado está cada vez mais competitivo e inconstante em muitos aspectos.

Isso faz com que o empreendedor da era digital saiba identificar agentes favoráveis e conduzir seu negócio da melhor maneira. É isso o que vai garantir um desenvolvimento mais sustentável para os negócios.

Por conta das transformações digitais, os agentes de mudança podem gerar mais dúvidas, principalmente ao tentar alinhar sua cultura organizacional, seus recursos e as mudanças no comportamento do consumidor.

Mesmo em meio a essas dificuldades, é necessário se adaptar e buscar os melhores recursos para destacar o negócio na web. Isso deve ser considerado por conta da presença cada vez maior e mais constante das pessoas na internet.

É necessário estar onde o público está, e todas as empresas estão fazendo isso, portanto, também é necessário atrair a atenção deles e conquistar boa visibilidade. É dessa forma que uma marca aumenta sua clientela e se mantém competitiva.

Pensando nisso, neste artigo, vamos falar sobre os desafios do empreendedor na era digital e dar algumas dicas de empreendedorismo na web.

Desafios de empreender digitalmente

No meio digital, um dos principais fatores é o dinamismo, assim como a versatilidade. E por trazer mais oportunidades, também aumenta o número de desafios para empreendedores de diversos negócios, como uma empresa de raspagem de tacos. Alguns dos principais são:

Infraestrutura

O modelo de negócios deve estar integrado e adaptado aos parâmetros tecnológicos. Dessa forma, a infraestrutura deve ser compatível com a proposta, para que o negócio não perca valor e tenha sua imagem comprometida.

Isso envolve o tipo de plataforma que será usada, os cuidados logísticos e muitos outros processos do dia a dia.

Gestão financeira

A gestão financeira nunca deve ser negligenciada, seja um e-commerce ou um negócio físico. Isso porque, em algum momento, será necessário investir de maneira estratégica.

Por exemplo, para vender curso nr10 presencial, é necessário investir em uma estrutura que acomode os alunos adequadamente. A mesma necessidade não existe, caso seja um curso on-line.

No entanto, se a escola quer oferecer as duas modalidades de ensino, precisa ser ainda mais organizada e prezar por algumas margens de segurança financeira.

Construir autoridade

Se um cliente busca determinado produto e uma marca já tem sua autoridade consolidada, será mais fácil para ela chamar a atenção desse potencial consumidor.

Marcas de autoridade são aquelas que servem como referência para o segmento em que atuam. Na era digital, existem diversos critérios relacionados à autoridade, tais como:

  • Postura da empresa no meio de atuação;
  • Qualidade dos conteúdos;
  • Frequência;
  • Atendimento

Essas e outras estratégias colaboram diretamente com a criação de autoridade, e precisam ser bem trabalhadas.

Mensurar resultados

Negligenciar o monitoramento de resultados pode ser fatal para qualquer organização. Por isso, é fundamental que uma fabricante de adesivos personalizados escolha de forma adequada o que deve ser averiguado.

Um exemplo disso é usar a métrica do ROI (retorno sobre os investimentos) para identificar quais foram os lucros obtidos por uma ação de marketing direcionada.

Para esse e outros aspectos é fundamental que haja um planejamento, pois dessa forma prejuízos severos são evitados.

Dicas para empreender de forma on-line

Para driblar os desafios e ter um negócio de destaque nos meios digitais, é importante que o empreendedor invista nas melhores estratégias de marketing digital. Dentre elas estão:

1 – Redes Sociais

Quando pensamos em era digital, a primeira coisa que vem a nossa mente são as redes sociais. Elas são cada vez mais importantes e ganham sempre muito espaço nas estratégias das empresas.

Isso está ligado diretamente à influência que elas têm na vida das pessoas e às possibilidades de comunicação. Dessa forma, é importante que as empresas de tradução e todas as outras tenham um perfil onde se encontram suas personas.

Usar as redes sociais fortalece a marca e ajuda a gerar tráfego para o site ou blog da organização, por meio do compartilhamento de conteúdos que gerem valor para o público e com o uso de anúncios.

2 – Técnicas em SEO

É importante garantir que o público-alvo tenha mais chances de encontrar a empresa. Isso alavanca os negócios. Por meio das estratégias em SEO (Search Engine Optimization) é possível alcançar um bom posicionamento no Google.

Para entender melhor sua importância, é preciso destacar a diversidade dos resultados que aparecem quando o usuário faz uma pesquisa.

Se alguém procurar por peças agrícolas, por exemplo, as primeiras posições apresentam mais chances de acesso.

Essas páginas fazem uso de otimizações, permitindo que elas apareçam nos primeiros resultados. E dentre algumas estratégias para isso estão:

  • Qualidade do conteúdo;
  • Qualidade de links;
  • URL amigável;
  • Indicadores sociais.

Boa parte desses fatores é conhecida como estratégias On Page, e parte classificada entre os fatores externos, conhecidos como Off Page.

3 – E-mail Marketing

O e-mail marketing é uma estratégia tradicional, sendo também uma das mais versáteis para os empreendedores.

Por meio dela, é possível fortalecer a marca, nutrir os leads e manter um bom relacionamento com clientes mais antigos, como ao enviar promoções de mão de obra terceirizada limpeza.

Por ser um canal mais íntimo, as chances de resultado são maiores. Além disso, os e-mails podem ser elaborados para diversas finalidades, mas é preciso ter um objetivo bem claro.

Exemplo disso são os e-mails educacionais, que têm como finalidade esclarecer dúvidas. Também podem ser enviados e-mails para nutrir os leads, que estimulam a jornada de compra.

4 – Investir em aplicativos mobile

Os aplicativos facilitam o dia a dia dos clientes de muitas maneiras, podendo ser usados para vendas, publicação de conteúdos e para promover a interação com o público-alvo.

Eles são importantes, porque praticamente todos os usuários acessam a internet por meio de dispositivos móveis, como tablets e celulares. Então, se alguém precisa de aluguel de tablados para eventos, vai pesquisar pelo celular.

Por isso, de nada adianta investir em um site que seja ótimo para desktops se ele não for navegável pelos dispositivos mobile.

Por serem instalados diretamente na memória dos aparelhos, os apps têm um desempenho muito melhor e funcionam de maneira muito mais ágil do que um site.

Outra vantagem é que, por meio deles, as empresas têm acesso a informações do usuário e do dispositivo. Recursos como GPS, notificações e acesso off-line são mais acessíveis pelo app.

Isso abre um leque de possibilidades, que podem otimizar a experiência do usuário e incrementá-la de diversas formas.

5 – Marketing Digital

O marketing digital se tornou o principal meio de fazer marketing hoje em dia, pois as pessoas estão cada vez mais conectadas.

Se antes a TV e o rádio eram as principais ferramentas de mídia, hoje é a internet quem influencia a vida das pessoas, tanto no particular quanto em seu comportamento de consumo.

Todo empreendedor, seja de uma pequena loja de divisória de PVC ou uma plataforma e-commerce de cosméticos, precisa ter boas noções de marketing digital e branding.

É por meio das ações deles que uma marca consegue se estabelecer no mercado hoje em dia. Se você ainda não se convenceu, vamos dar algumas boas razões.

A começar pela crescente adesão digital, pois o Brasil é considerado um dos países mais conectados do mundo – e isso só tende a crescer.

O marketing digital também tem um poder de segmentação muito maior, isso significa direcionar os esforços para as pessoas certas e no momento certo.

Uma loja de roupas femininas, por exemplo, não vai falar com pessoas interessadas em restaurantes self service para o almoço. Ela vai direcionar suas ações para quem tem interesse no que ela vende, obtendo os melhores resultados.

O marketing digital também atrai os consumidores de forma muito mais espontânea, uma vez que seu principal foco não é interrompê-los, mas, sim, atraí-los por meio de conteúdos relevantes.

Os conteúdos podem assumir diversos formatos, como vídeos, áudios, textos, infográficos e muito mais. Além disso, são criados por meio de um planejamento e conhecendo bem aquilo que o público-alvo deseja saber.

Portanto, chegam até os potenciais clientes de maneira espontânea, como quando realizam uma pesquisa e permitem que a marca mostre o seu domínio e autoridade naquilo que faz, despertando naturalmente o interesse dos consumidores.

Conclusão

Ter presença digital é muito importante para qualquer modelo de negócio, por isso, os empreendedores que querem superar os desafios do mercado, seja com um e-commerce ou qualquer outro modelo de negócio, precisam dominar o marketing digital.

É dessa forma que eles conseguem construir a sua marca, estruturar o seu valor e levá-la até o público certo, conquistando clientes e aumentando seus lucros.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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