Crie o conteúdo certo para cada canal

Pesquisa mostra como elaborar o conteúdo certo para cada canal de mídia social

Cada vez mais as empresas dependem dos canais de mídias sociais para atingir efetivamente seu público. Em pesquisa realizada pela Hubspot, profissionais de marketing afirmaram que seu investimento em mídias sociais corresponde a um quinto do orçamento de marketing. E esse valor deve crescer em torno de 19% nos próximos 5 anos. Segundo o próprio CMP do Hubspot, Kipp Bodnar, um dos maiores desafios enfrentados pelo profissional de marketing é criar o conteúdo certo para cada canal. A pesquisa entrevistou 3.665 pessoas nos EUA, e classificou as motivações dos consumidores para o uso de canais de mídia social em cinco categorias:

  • Ponte: aqui, os consumidores querem conectar-se com marcas, discutir um tópico específico com pessoas que não conhece pessoalmente e fazer networking profissional;
  • Ligação: deixar outras pessoas saberem da sua vida, compartilhar o que acontece com ele, postar fotos pessoais;
  • Comunicação: querem que aquela mídia seja o canal mais fácil de comunicação, querem manter contato com família e amigos e trocar mensagens com eles;
  • Descoberta: ter acesso a informações e conteúdos interessantes, assistir vídeos bons, encontrar conteúdo relacionado a seus interesses pessoais;
  • Ação: ouvir música, monitorar atividades online dos seus filhos, interagir com seus filhos em atividades divertidas.

Os consumidores tem motivações diferentes para utilizar cada canal

Assim, os canais de mídias sociais foram analisados considerando uma escala que vai dos menos aos mais eficientes em cada tópico de motivação. Dependendo do objetivo, é possível identificar o conteúdo certo para cada canal. Veja o gráfico abaixo:

 

 

  • Facebook: O Facebook é usado para se comunicar em grande escala com o público. Invista em anúncios pagos para facilitar a descoberta mais abrangente da marca. Lembre-se que levar as pessoas para sites ou landing pages externas não é recomendado;
  • Facebook Messenger: Aplicativos de mensagens são canais relativamente novos para os profissionais de marketing. Você pode usar o Messenger para ter uma conversa mais personalizada com seu público;
  • Instagram: É utilizado principalmente para relacionamento com os seguidores, compartilhando imagens cotidianas e mostrando novas tendências. Para o Instagram pode ser criado um conteúdo mais amplo, incorporando interesses relacionados a estilo de vida;
  • Snapchat: É utilizado principalmente para criar stories com objetivo de ligação com a marca;
  • Twitter: os usuários no Twitter desejam descobrir novas marcas e seus conteúdos, além de interagir com as elas e com outros usuários com ideias semelhantes às deles;
  • YouTube: As pessoas usam o YouTube para ter novas ideias e conhecer histórias interessantes.

Crie o conteúdo certo considerando os comportamentos que ele provoca

Outro critério utilizado na pesquisa Hubspot para a criação do conteúdo certo para cada canal é a respeito de atender às motivações exclusivas de cada consumidor. Assim, a pesquisa identificou 3 categorias de comportamentos diferentes que os consumidores podem ter em resposta ao conteúdo da marca nas redes sociais. Os 3 comportamentos básicos dos consumidores em relação a conteúdos são:

  • Investigação de marca: comportamentos relacionados a descobrir mais coisas sobre a marca;
  • Defesa de marca: comportamentos de aprofundamento do relacionamento com a marca;
  • Bloqueio de conteúdo: o ato de evitar o conteúdo da marca.

Novamente, cada canal de mídia social foi analisado, considerando uma escala dos menos eficientes até os mais eficientes em cada tópico de Comportamento. Confira no gráfico abaixo:

  • Em geral, o Twitter é o melhor canal social para provocar comportamentos de Investigação e Defesa de marca. Isto significa que o investimento neste canal pode ser grande quando o objetivo for facilitar o “boca-a-boca” positivo, incentivar comportamentos de pesquisa online (por exemplo, visitas ao site) e comportamentos offline (por exemplo, compra). O Twitter incita também comportamentos de Defesa da marca. É uma plataforma que traz um alcance mais amplo para as expressões positivas dos consumidores. Por outro lado, estes consumidores podem usar o Twitter para demonstrar insatisfação com a marca.

Veja o que o consumidor faz em cada mídia social

  • O Facebook também tem um bom desempenho geral e é eficaz para incentivar os consumidores em comportamentos de Defesa da marca. No entanto, no Facebook há uma alta propensão a comportamentos de Bloqueio de conteúdo. Entretanto, vale dizer que o bloqueio não é necessariamente um comportamento ruim. Se um usuário bloqueia o conteúdo de uma empresa, isto pode significar que a marca não desperdiçará recursos de marketing para pessoas que não estão interessadas em seus produtos. O Bloqueio também pode ser entendido como um aviso para que o conteúdo seja mais adequado ao público desejado. Daí a importância em produzir conteúdo certo para cada canal, considerando cada tipo de público.
  • O Instagram funciona moderadamente para comportamentos de Investigação e Defesa da marca..
  • O Facebook Messenger tem o desempenho mais baixo para comportamentos de Investigação. Isto sugere que as empresas utilizem a plataforma para respostas imediatas à perguntas ou orientações individuais.
  • O YouTube tem desempenho baixo em Defesa de marca, o que demonstra que se o objetivo for incentivar os clientes a promover a marca, deve ser evitado.
  • O Snapchat tem desempenho moderado para o comportamento de Defesa e o segundo mais baixo para o de Investigação de marca. Porém, é um canal útil para aprofundar seu relacionamento com os clientes já existentes.

Esta é apenas uma parte desta pesquisa bastante interessante, que pode ajudar você a criar o conteúdo certo para cada canal de mídia social. Impulsionar motivações e comportamentos é a função primordial do marketing. Se você quer uma estratégia que provoque os melhores comportamentos do seu cliente, converse com a Control F5. Com certeza podemos elaborar uma grande estratégia para sua marca crescer, trazendo o conteúdo certo para cada canal.

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