Conheça 6 dicas de pós-venda na era digital

pós-venda

Saiba como utilizar a tecnologia e manter a fidelidade dos seus clientes

Após a pandemia de Covid-19, as compras online tiveram um enorme crescimento. Entretanto, você também deve ter ouvido que durante este período, têm ocorrido muitos problemas como atraso na entrega, problemas com o SAC, e outros. Por isso é bastante importante que sua empresa dê bastante atenção ao pós-venda na era digital.

O pós-venda é uma parte significativa do processo de negócios. A qualidade dos serviços de pós-venda é capaz de conquistar ou perder um cliente. Por isso, é fundamental dar bastante atenção a este aspecto do atendimento ao consumidor dos seus produtos ou serviços.

O relacionamento com o cliente não acaba após a venda. Pelo contrário, para gerar fidelidade e atrair novos clientes a eficiência do pós-venda é primordial. Confira a seguir 6 dicas para melhorar o pós-venda utilizando a tecnologia.

Ouça seus clientes

O cliente nem sempre está certo, mas também não está totalmente errado. Para descobrir como você pode melhorar seus produtos e serviços, ouça o que seus clientes têm a dizer. Se um cliente reclamar de algo que obviamente está errado, descubra a causa de seu equívoco, em vez de desafiar as críticas.

Desta forma, será possível entender como os clientes veem sua empresa e quais áreas precisam ser aprimoradas.

As redes sociais tornaram-se os novos Procon da era tecnológica. Por isso, jamais descuide destes canais, ou deixe seu cliente sem respostas.

E, não são apenas reclamações. Muitas vezes, o consumidor utiliza as redes sociais para fazer um elogio, criticar uma propaganda, ou apenas “conversar” com a marca. Todo o tipo de manifestação merece uma resposta da sua empresa.

Ofereça descontos e promoções

Depois que um cliente compra seu produto, uma ótima maneira de fazê-lo comprar novamente é oferecer a ele um desconto ou uma promoção exclusiva.

Isso não apenas fará com que seus clientes sintam-se valorizados, mas também remeterá à ideia de que quando comprarem da sua empresa, irão economizar dinheiro a longo prazo.

Os cupons virtuais são uma maneira bastante interessante de manter o relacionamento com o cliente e impulsionar novas vendas. Também é possível fazer parcerias com sites que dão dinheiro de volta (cashback) ao seu cliente.

Tenha um bom sistema de logística reversa

É mais provável que os clientes se tornem leais a uma empresa que possui um bom sistema de gerenciamento de garantias e devoluções. Grande parte das reclamações sobre compras feitas via Internet, são relacionadas a dificuldades de troca, reembolso ou devolução de produtos.

Também são bastante comuns queixas relativas aos serviços prestados pelos Correios. Uma boa dica é a contratação de outros serviços privados responsáveis por entregas e devoluções.

Um simples problema de logística reversa, pode gerar avaliações ruins da sua empresa no Google, Reclame Aqui e outras plataformas, o que acaba prejudicando muito seus esforços de marketing.

Invista em um bom suporte ao cliente

Uma maneira de perder um cliente é oferecer pouco suporte depois que ele comprar seu produto.

Para evitar isso, invista em sua equipe de suporte ao cliente para garantir que seus clientes sejam atendidos após a venda. Mesmo que eles tenham problemas com o seu produto, provavelmente comprarão novamente se receberem um suporte ao cliente satisfatório e rápido.

Hoje em dia, é bastante comum o uso do chatbot, ou seja, o atendimento eletrônico automático. Embora isso facilite a triagem do atendimento, é muito confortante ao cliente ter acesso à pessoas reais para resolver seus problemas.

Realize o acompanhamento (follow-up) dos clientes

Seja uma venda bem-sucedida ou não, você deve ter seus clientes potenciais sempre a vista. Isso pode ser feito de várias maneiras. Via e-mail, WhatsApp, SMS, etc.

O follow-up é uma ótima maneira de manter sua empresa na mente do seu cliente potencial e mostrar que você continua interessado nele.

Mas lembre-se que todo o conteúdo que você enviar deve ser interessante e relevante. Não seja invasivo ou chato!

Peça sempre feedback

O feedback do cliente é uma parte vital de qualquer negócio. Ao fazer uma venda, parte do seu serviço pós-venda é solicitar a opinião do cliente.

É uma ótima maneira de reunir impressões sobre seu produto ou serviço, que podem ser usadas para fazer melhorias e obter informações de como seus processos atuais estão funcionando.

Não deixe que o marketing da sua empresa seja focado em vender apenas uma vez. O pós-venda é uma atividade fundamental de uma boa campanha de marketing.

Se você precisa de ajuda para melhorar seu marketing pós-venda, fale com a Control F5. Nossa equipe cuida de todas as etapas de uma campanha de marketing, de acordo com seus objetivos e orçamento. Converse com a gente!

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