Conheça 4 estratégias de marketing criativas simples

estratégias de marketing criativas

4 estratégias de marketing criativas simples que nunca falham

Em meio a tantas novidades, métricas, técnicas mirabolantes e algoritmos arrojados do marketing digital, às vezes nos esquecemos do que é fácil, e costuma dar muito certo: Apenas ser simples. Muitas vezes, as estratégias de marketing criativas são aquelas que não demandam tanta engenharia de táticas e podem ser feitas por sua empresa, mesmo sem dominar técnicas sofisticadas. Confira aqui 4 estratégias de marketing criativas e simples, que podem levar sua marca a fazer uma valiosa diferença na vida de seus consumidores:

Lembre-se dos eventos do bairro e dos prêmios

1- Prestigie seu mercado local: O marketing on-line é tão fascinante que você pode acabar esquecendo que o marketing off-line também conta — e muito. Mesmo que sua empresa não tenha uma loja física, você pode fazer parte de eventos locais de lugares que você tem ou quer ter mais clientes. Participe de feiras, festas do bairro, patrocine eventos esportivos locais, etc. Nunca subestime o valor da construção de boas conexões quando você se aventura em sua comunidade. Aproveite para postar os eventos em que você esteve nas suas redes sociais. Assim, mais pessoas vão poder encontrá-lo.

2- Organize um Concurso: Os concursos exigem apenas um pouco de planejamento e investimento em um prêmio. E acredite: eles podem trazer ótimos resultados em vendas, engajamento on-line e  gerar bastante conteúdo provindo dos próprios clientes. Muitos concursos podem ser criados através das redes sociais. Esta é mais uma estratégia de marketing criativa que só requer organização, instruções claras e imaginação. Alguns exemplos de concursos propostos pelas redes sociais são:

    • Concursos de legendas: onde os usuários são solicitados a criar a legenda para uma imagem determinada por você;
    • Concursos de “marque um amigo” ou concursos de “curtidas”, nos quais os usuários precisam curtir páginas ou marcar amigos, o que gera visibilidade para a marca.
    • Concursos que solicitam vídeos: A Control F5 criou recentemente um concurso cultural “E se Gil Gomes fosse Youtuber?, pedindo para que internautas imitadores do Gil Gomes enviassem vídeos fazendo com que o famoso jornalista policial do rádio e da TV aparecesse em situações comuns nos vídeos do Youtube como resenhas de produtos, unboxing de brinquedos, etc.

Tenha em mente que todo mundo quer economizar

3- Ofereça Brindes e amostras: Esta simples estratégia criativa nunca falha: Quem não gosta de um brinde ou uma amostra grátis? Atualmente, esta velha e maravilhosa técnica é negligenciada diversas vezes, o que pode significar a perda de grandes oportunidades. Você pode, por exemplo, oferecer amostras grátis exclusivamente para novos clientes ou utilizar uma tática mais abrangente, onde qualquer cliente que compre um determinado item ou gaste um valor estabelecido, pode ganhar o brinde ou a amostra. Você também pode oferecer novos lançamentos para clientes já estabelecidos ou para influenciadores digitais. Se seu produto é bom, deixe-o apresentar-se por si mesmo. O lucro que você pode ter valerá a pena.

4- Crie seus próprios programas de recompensas: é outra técnica bastante simples, que pode trazer bastante incentivo à fidelidade do seu cliente. Pense, por exemplo, em pontos por compras realizadas ou mesmo cupons impressos, que quando cadastrados no site trazem descontos nas próximas compras. A utilização desta estratégia pode fazer com que seu consumidor nem se preocupe tanto em comparar preços. Ele pode decidir comprar de você simplesmente porque seu programa de recompensas traz benefícios financeiros a longo prazo, como descontos ou “cashback” (dinheiro de volta).

Apostar no simples não beneficia apenas as pequenas empresas. Ken Segall, autor do livro Incrivelmente Simples: A Obsessão que Levou a Apple ao Sucesso comenta que “É a devoção da Apple à simplicidade que forma um vínculo inviolável com seus clientes e os inspira a atuar como evangelizadores para colegas, amigos e parentes.” Então, inspire-se: ao planejar estratégias de marketing criativas nunca se esqueça que as táticas tradicionais, o chamado “old school”, podem fazer mais do que você pensa pela sua marca.  

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastre-se em nossa newsletter

Conheça mais de nossos posts!