Como produzir um bom conteúdo evergreen

conteúdo evergreen

Talvez você nunca tenha ouvido falar em conteúdo evergreen, pelo menos não diretamente. Mas pode ter certeza que já cruzou com muitos deles na internet, e que eles são fundamentais para uma marca se estabelecer no mercado.

De fato, vivemos a época em que não basta impactar os clientes só pelo impulso, ou pensando apenas nas ações de curto prazo. Cada vez mais é preciso pensar no médio e longo prazo, tendo uma visão ampla e estratégica.

Isso se torna ainda mais verdadeiro quando pensamos na esfera digital e no mundo da internet, dos motores de busca e das mídias sociais. Hoje tudo acontece tão rápido, que quem não souber se adaptar vai acabar ficando para trás.

É só abrirmos um buscador e pesquisarmos algo como sistema de gestão empresarial, para encontrarmos milhares ou milhões de resultados, em menos de um segundo. No entanto, apenas os melhores conteúdos vão ranquear na primeira página.

Aí é que começa a entrar a importância do marketing de conteúdo, e de conteúdos evergreens. Eles nada mais são do que aqueles artigos e matérias que não “vencem”, que estão sempre maduros.

É claro que também existem conteúdos instantâneos, já que seus seguidores e leitores podem ter dúvidas pontuais, justamente porque o mercado vive enfrentando mudanças. Mas isso não exclui a necessidade do conteúdo permanente.

Além disso, também pode haver um teor noticioso em qualquer blog ou perfil de redes sociais, isso também tende a aproximar a marca do público. Mas continua valendo a mesma regra: sem conteúdos perpétuos, a marca não se estabelece.

Imagine alguém da área de tradução de documentos, por exemplo. Certamente podem surgir regras novas na área, e até leis ou normas típicas do setor podem ser atualizadas, mas certamente também há diretrizes de excelência que não mudam tanto assim.

Daí a importância do conteúdo que não tem prazo de validade, como modo de provar a autoridade da empresa naquele segmento, e como maneira de estabelecer uma estratégia de posicionamento nos grandes portais da internet.

Hoje já se sabe que, com o tempo, somente os sites que tiverem boa colocação nesta modalidade é que vão conseguir liderar o mercado. Por isso decidimos escrever este artigo, trazendo as melhores dicas da área.

Então, se você quer produzir um bom conteúdo evergreen e mudar sua marca de patamar na esfera online, basta seguir adiante na leitura.

Por que exatamente fazer um conteúdo evergreen?

Até aqui já ficou claro como o conteúdo perpétuo tem o poder de aumentar a autoridade de uma marca na internet. De fato, quem pensa que tudo que é digital é dinâmico e muda o tempo todo, está errado, pois algumas coisas são mais duradouras.

Tanto é assim que em termos de SEO (Search Engine Optimization), que é a Otimização de Páginas Para Motores de Busca, existe um parâmetro muito importante que é o de “Autoridade de Página”, baseado em links externos.

Aí está uma das principais razões para fazer esses conteúdos: eles têm um poder muito maior de receber links e citações de outras páginas. Ainda hoje, esse é um dos maiores algoritmos que uma página pode cumprir.

Se uma clinica de fisioterapia consegue fazer com que seus conteúdos sejam citados/linkados por um médico famoso da área, ou por outras clínicas ou indústrias do seu segmento, logo sua pontuação e relevância vão aumentar.

Lembrando que embora qualquer um possa fazer Link Patrocinado nos buscadores, pagando para aparecer com destaque, isso não dispensa a importância do tráfego orgânico, que é justamente quando o leitor encontra o site ranqueado via SEO.

Por fim, tudo isso vai gerar um crescimento orgânico, alimentando o funil de vendas constantemente. Ou seja, a marca vai estar sempre gerando leads e novas oportunidades, potencializando seus resultados comerciais.

Explorando melhor o funil de vendas

Falando em funil de vendas (também conhecido como pipeline), ele é um dos grandes motivadores de conteúdos evergreens que você vai encontrar no marketing digital, e outra excelente dica de como começar sua produção nessa área.

Primeiro, vamos ver do que ele se trata: é preciso entender que seus clientes não pulam do estágio de alguém que ignora totalmente a existência da solução que você presta, para o de clientes fidelizados e defensores da sua marca.

Eles passam por etapas que podem ser racionalizadas e melhor trabalhadas pela empresa. Tradicionalmente, a divisão do funil se dá nas seguintes etapas:

  • Topo do funil: geração de conteúdo;
  • Topo do funil: geração de leads;
  • Meio do funil: qualificação de leads;
  • Meio do funil: avaliação de desafios;
  • Fundo do funil: conversão de clientes;
  • Fundo do funil: fidelização de clientes.

Esse é um dos principais papéis do conteúdo. Se a marca pretende ajudar alguém a saber como contratar factoring, ela pode começar educando o mercado, explicando do que exatamente esse serviço se trata. Esse é o topo do funil.

No caso, trata-se de receber antecipadamente os pagamentos que seus clientes fizeram a prazo. Pode ser que muitas lojas virtuais e até físicas nem saibam que esse serviço existe, embora precisem muito dele.

Uma dica de ouro é a geração de conteúdo evergreen trabalhar no topo do funil, que são essas matérias educativas, pois nesse nível de exposição do tema é pouco provável que as coisas mudem em uma velocidade grande.

Além disso, é o tipo de artigo que vai ser melhor posicionado nos buscadores, e atrair a atenção de mais gente. Títulos como “Entenda agora os 7 princípios do factoring no Brasil” podem ser arrasadores.

Qual é o papel das palavras-chave?

Como vimos, os grandes motores de busca estão profundamente relacionados com a geração de conteúdos de tipo evergreens. Outro elemento fundamental em termos de algoritmos são as palavras-chave, também chamadas de keywords.

No fundo, toda estratégia de geração de conteúdo, e mesmo toda pesquisa nos buscadores, começa por uma palavra-chave. Já que, quando um usuário abre uma plataforma dessas, a primeira coisa que ele faz é escrever um termo de pesquisa.

Por um lado, é interessante que as pessoas tendem a se expressar da mesma forma. Por outro lado, seria um erro pensar que não é preciso racionalizar também esse processo, já que hoje existem programas que são voltados exclusivamente para isso.

O maior exemplo de todos é o Keyword Planner do Google, que é a maior marca do setor no mundo. Ele ajuda você a mensurar a relevância de uma palavra-chave como “lousa digital interativa”, mostrando que ela é melhor do que outras parecidas.

Isso é fundamental pois seus conteúdos evergreens precisam remeter às keywords certas, ou todo o trabalho de produzir algo de qualidade vai ser em vão. Ao fazer isso, na hora de buscar pelo conteúdo seu site vai ser melhor encontrado.

Sobre transparecer credibilidade

Outra dica bacana está em saber transparecer credibilidade por meio de informações que já são certas e comprovadas, ao menos dentro daquele nicho de mercado.

Claro que isso não precisa obrigar o conteúdo a ficar engessado demais, ou impossibilitar alguém de falar sobre tendências e de tentar prever alguns cenários (que se não confirmados precisarão ser revistos futuramente).

Mas há maneiras de tornar o conteúdo mais robusto com algo que não vai mudar. Uma dica básica é trazer pesquisas, como sobre consorcio contemplado, a respeito de qualquer percentual que depois possa ser embasado de outro modo.

Por exemplo, se você trouxer um dado de quantos brasileiros tinham consórcio cinco anos atrás, essa notícia não vai “vencer” exatamente, pois sempre vai servir como comparativo de crescimento para o ano atual em que a pessoa estiver lendo.

Como explorar melhor os links internos?

Vimos que um dos segredos do SEO continua sendo o uso de links. Essa estratégia se chama link building, que é a gestão que você faz desse tipo de conexão com o seu mercado. Mas também existe a conexão interna, dentro do seu site.

Aqui reside uma bela dica sobre conteúdo evergreen: como o artigo vai mudar muito pouco com o passar dos anos, é possível criar todo um mapa de links para outras páginas suas, que expliquem melhor o tema.

Se a página trata de assessoria contábil, é possível levar para outras que expliquem melhor como uma equipe de assessores atua, quais os papéis dessa terceirização para um profissional liberal, para uma empresa de maior porte, e daí em diante.

Esse uso de links torna a leitura mais agradável e mais completa, justamente por isso é um algoritmo de posicionamento nos buscadores, tal com o link externo.

Considerações finais e conselhos

Todas as dicas dadas acima podem ajudar e muito na hora de criar conteúdos evergreens que sejam realmente capazes de prender o leitor, gerando novas oportunidades e tornando sua marca uma referência na área.

Contudo, ninguém tem o poder de prever o futuro. Imagine o setor de assessoria fiscal, cuja legislação pode mudar a cada ano que entra, desencadeando novos processos e novas informações sempre que isso acontece.

Mesmo nesses casos, é preciso escrever conteúdos que tentem ser perpétuos. Por isso, uma última dica é sobre se manter antenado e revisar sempre os artigos. No fundo, isso enriquece o material, pois mostra que ele tem uma permanência maior no tempo.

Com isso, você já pode pôr a mão na massa e colocar as dicas em prática.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos

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