Como os algoritmos podem afetar seu marketing?

Como os algoritmos podem afetar seu marketing?

Os algoritmos podem ser responsáveis pelo sucesso ou fracasso do seu marketing

Se você investe em marketing nas redes sociais ou então quer aumentar a presença orgânica da sua marca em plataformas como Facebook, Twitter, Instagram e outras, precisa entender como os algoritmos podem afetar seu marketing.

No início da era das redes sociais, tudo o que alguém postasse era mostrado em ordem cronológica de forma igual para todos os seguidores. Desta forma, todas as postagens eram vistas por todas as pessoas conectadas a você de alguma forma. O que fazia uma publicação ser visualizada era apenas a vontade que o usuário tinha de acessar ou não a rede.

Com o objetivo de melhorar a experiência do usuário, surgiram nas redes sociais os famosos algoritmos. Teoricamente, o algoritmo em ciência da computação é “uma sequência finita de ações executáveis que visam obter uma solução para um determinado tipo de problema”.

Na prática, isso significa que para um post ser exibido nas redes sociais, ele precisa seguir determinadas regras. Estas regras são determinadas pelos algoritmos. Cada rede social trabalha priorizando regras próprias, que farão com que uma publicação seja mais ou menos exibida.

De fato, nenhuma rede social divulga seus critérios de forma totalmente clara. Porém, de forma geral, é possível saber o que cada uma das principais das plataformas prioriza. Vale lembrar que os algoritmos são alterados pelas empresas com uma frequência bastante alta. Assim, a descoberta de como funcionam os algoritmos, é parte de um árduo trabalho de pesquisas e testes.

Como funcionam os algoritmos no Facebook?

A empresa foi a primeira a utilizar o algoritmo e constantemente apresenta mudanças. Embora os algoritmos da empresa sejam um mistério, alguns pilares norteiam os critérios de exibição das postagens do Facebook:

  • A gama de postagens a serem mostradas;
  • O autor do post e o nível de relacionamento entre os usuários ou marcas daquela publicação;
  • O engajamento dos amigos do usuário com um determinado post;
  • O potencial de engajamento de um usuário com o conteúdo postado.

O Facebook também criou uma espécie de sistema de pontuação relacionada à relevância dos posts. Os critérios de pontuação levam em conta itens como: nível de informação da postagem, autenticidade, potencial de receber cliques, potencial de engajamento, tempo pelo qual o usuário irá se relacionar com o post.

Recentemente, o Facebook anunciou uma série de mudanças na plataforma o que, mais uma vez, vai alterar o algoritmo. Em breve, o foco do Facebook será em mensagens privadas e comércio eletrônico. A rede passará a dar menos ênfase à exibição de notícias de amigos dos usuários, priorizando ferramentas de mensagem, vendas online e vídeo sob demanda.

Por que se preocupar com o funcionamento dos algoritmos?

O Instagram, marca da mesma empresa, também poderá alterações. No Canadá, testes serão feitos na plataforma, removendo o número de curtidas nas fotos e visualizações de vídeos.

Portanto, se você quer estabelecer um canal de comunicação eficiente com seus clientes, é primordial conhecer como os algoritmos podem afetar seu marketing.

Embora haja bastante “segredos” nessas fórmulas, quanto maior seu conhecimento das regras, mais próximo você estará dos seus clientes. Então, quando for escolher profissionais de marketing digital, escolha alguém que esteja sempre ligado sobre todas as atualizações dos algoritmos.

Dominar o máximo possível sobre os algoritmos é uma forma bastante eficiente de fidelizar os clientes à sua marca. Quer entender de marketing digital de uma forma eficiente e descomplicada? Então siga o blog da Control F5.

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