Como o marketing digital pode auxiliar nas suas vendas

Como o marketing digital pode auxiliar nas suas vendasComo o marketing digital pode auxiliar nas suas vendas

Apesar de grande parte das pessoas terem em mente que a internet já faz parte do cotidiano da sociedade, muitas delas ainda não sabem que o número de usuários ainda está crescendo de maneira acelerada. De acordo com a Pew Research, nos últimos três anos, o número de pessoas que acessam a internet cresceu em 5%, um número absurdamente alto considerando os 7 bilhões de pessoas no planeta. 

Isso quer dizer que existe um vasto campo para ser estudado pelo marketing digital, uma ferramenta muito essencial para as empresas dentro de tal crescimento tecnológico da atualidade. Tudo isso demonstra um fato: não ser visto pode ser ruim para as vendas, mas não ser visto dentro da internet pode aniquilar com o crescimento das empresas.

Nesse sentido, o texto a seguir irá estudar o conceito de marketing digital, buscando definições, vantagens e estratégias principais.

O que é o marketing digital?

O marketing digital pode ser definido como o conjunto de todos os esforços empreendidos por sites e blogs dentro da internet através de dispositivos eletrônicos. Por isso, o marketing digital busca fazer uso de ferramentas digitais como plataformas de busca, social media, e-mails, entre outros sites que geram uma conexão com os consumidores. 

Assim, a maior vantagem do marketing digital é procurar estabelecer relacionamentos com as pessoas em um dos locais que elas mais frequentam na atualidade: a internet. É importante frisar que o marketing digital pode ser adotado por qualquer tipo de empresa, desde lojas que vendem motocicletas até firmas produtoras de extintores de incêndio.

As vantagens de se utilizar marketing digital

As estratégias de marketing digital não estariam sendo amplamente utilizadas se não fossem realmente eficazes. Portanto, as empresas vêm conquistando uma imagem cada vez mais consolidada dentro da internet devido às seguintes vantagens proporcionadas pelo marketing digital:

  • Capacidade de tornar clientes em fãs rapidamente;
  • Gerar forte engajamento antes e depois da venda;
  • Encurtar o caminho até a compra;
  • Ampliar o alcance das empresas.

 As estratégias de marketing digital

Quando pensamos em marketing digital, é necessário ter mente que as suas estratégias estão sempre em constante movimento, assim como as tecnologias. Isso quer dizer que algumas técnicas espalhadas pelo mundo virtual podem virar tendências em uma semana e se extinguirem na outra. 

Contudo, o marketing digital, na realidade, é muito mais sobre o “marketing” do que o “digital” e, por isso, existem fundamentos que já estão consolidados dentro da área. Dessa forma, as estratégias e técnicas do marketing digital mais conhecidas são:

  • O SEO (Search Engine Optimization);
  • O marketing de conteúdo;
  • O social media;
  • O PPC (Pay Per Click);
  • O marketing de afiliados;
  • A publicidade nativa;
  • A automação de marketing;
  • O e-mail marketing;
  • O online PR;
  • O inbound marketing.

Portanto, o texto irá trazer as novas tendências e as estratégias mais utilizadas dentro do marketing digital.

A importância do social media

A prática de social media refere-se à ação de promover uma marca, um produto ou um conteúdo em canais de mídias sociais. Com isso, torna-se possível aumentar o alcance de uma marca, o tráfego de usuários dentro de uma página, e o número de leads de um negócio (ou seja, a quantidade de consumidores potenciais de um determinado produto). 

Os canais de comunicação utilizados pela tática de social media incluem as redes, dentre as quais se inserem como mais conhecidas:

  • Twitter;
  • Facebook;
  • Instagram;
  • Snapchat;
  • Pinterest;
  • LinkedIn.

Assim, algumas medidas que podem ser tomadas dentro das práticas de social media são:

  • A criação de um perfil público de uma empresa;
  • O desenvolvimento de posts para seguidores;
  • O compartilhamento de conteúdos interessantes;
  • A aproximação com os consumidores.

Tomando como exemplo a página oficial do Facebook de uma empresa que vende ultracongelador, certas ações como responder clientes, tirar dúvidas, recolher reclamações e sugestões podem se inserir em táticas de social media.

O marketing de afiliados

Esse tipo de estratégia desenvolvida pelo marketing digital consiste em fazer uso de “afiliados” para a promoção de uma marca. Com isso, as pessoas recebem uma certa comissão em dinheiro para promover os produtos ou os serviços de uma determinada empresa em seus sites e páginas oficiais. 

Algumas medidas adotadas pelo marketing de afiliados são: a hospedagem de anúncios de vídeos de parceiro de uma marca, a postagem de links que direcionam os usuários a um certo site. Essas ações são importantes, pois, ao colocarem uma pessoa que possui uma certa autoridade e peso em suas palavras para falar sobre uma marca, esta consegue atingir um público antes restrito. 

Isso ocorre no setor de decoração, em que vídeos sobre design de interior dão dicas utilizando produtos de outra empresa, como, por exemplo, uma luminária cúpula.

Por que apostar na publicidade nativa

Esse nome é utilizado para designar os anúncios que são incrementados dentro de um conteúdo sem prejuízo à experiência do usuário. Isso quer dizer que esses anúncios são colocados dentro de uma página de modo que eles pareçam “naturais” daquele site. 

Exemplos podem ser citados, como é o caso de uma lista de conteúdos sobre locação de retroescavadeira, dentro da qual pode-se encontrar um artigo que não pertence a linha de assuntos tratados dentro do site, mas que está disposto de modo a parecer parte. 

Assim, pode-se ter, após um link com o título “descubra as vantagens de se realizar o aluguel de uma retroescavadeira”, um conteúdo de outro site escrito: “5 motivos para se adquirir um cortador de grama com recolhedor”.

A automação de marketing: no que consiste e aplicações

A automação de marketing se refere aos softwares utilizadas pelas empresas para automatizar certas operações básicas do marketing. Isso permite que vários departamentos de marketing podem ser automatizados para que muitas tarefas não sejam feitas de forma manual, tais como: o envio de e-mails, o agendamento de postagens em redes sociais, a alimentação do processo de geração de leads.

Enviar e-mail de maneira automática informando as pessoas a respeito de novidades de uma determinada empresa pode ser uma tarefa muito nutritiva. Isso permite que os consumidores de uma marca continuem mantendo contato com ela, além de expandir a lista de contatos de uma empresa. 

Caso alguém ceda a suas informações a um site de uma empresa que produz impressora não fiscal térmica, por exemplo, esta pode passar a enviar e-mails constantemente para sempre lembrar um lead a respeito de uma decisão que pode ser lembrada.

Já o agendamento de postagens, muito presente dentre a tática de social media, pode ser utilizado para fortalecer a presença de uma marca dentro das redes sociais. Por essa razão, postagens frequentes e constantes precisam ser feitas. Para isso, existem ferramentas específicas para compartilhar conteúdos de maneira automática, permitindo que sobre mais tempo para pensar em outras estratégias.

Enfim, a geração de leads pode ser entendida como um processo longo e, muitas vezes, cansativo. Portanto, é possível automatizar essa tarefa por meio do envio de e-mails específicos e personalizados para leads conforme eles vão realizando ações dentro de um site. 

Assim, por exemplo, se uma pessoa realiza um cadastro no site de uma empresa de descupinização para a obtenção de um e-book, essa marca pode nutrir o desejo de compra do usuário através de tais conteúdos.

O inbound marketing e as suas ações

O inbound marketing pode ser entendido como uma das principais estratégias de marketing digital para a conquista de leads. Isso porque o inbound marketing, também conhecido como “marketing de atração”, busca, como o nome já indica, atrair os usuários da internet a conhecerem melhor as informações de uma empresa. 

Essa atração pode ser feita por meio de todas as técnicas citadas acima com o intuito de criar uma relação consumidor-empresa que funcione a favor dos interessantes do cliente, e não contra. Portanto, o inbound marketing não procura simplesmente interromper o que uma pessoa está fazendo para que ela chegue um anúncio, mas sim despertar vontade nela para que ela queira checar o anúncio.

Isso pode ser feito através de uma série de ferramentas, tais como: a produção de conteúdos interessantes capazes de atrair pessoas interessadas; o envio de e-mails para uma lista de usuários que deixaram suas informações de contato; a criação de vídeos demonstrativos a respeito do funcionamento de certos produtos, entre outras ações. 

Alguns exemplos merecem destaque, como é o caso da publicação de textos que explicam sobre as utilidades de uma caixa maleta personalizada, por exemplo.

Dessa forma, tendo em vista as informações abordadas acima, verifica-se que o marketing digital já é uma grande tendência nos dias atuais. Ele busca estar sempre evoluindo e adaptando-se às atitudes dos usuários da internet, assim como a tecnologia está fazendo em relação às necessidades das pessoas. Portanto, as empresas que se posicionam fora desse novo mundo cada vez maior muito provavelmente estão perdendo dinheiro. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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